Fetichismo da mercadoria | Karl Marx

preview_player
Показать описание
O conceito de “fetichismo da mercadoria” foi cunhado por Karl Marx (1818- 1883) na obra-prima intitulada O Capital [1867], estando diretamente ligado a outro conceito, o de “alienação”.

Palavra alienação vem do Latim “alienus”, que significa “de fora”, “pertencente a outro”. Karl Max, em sua obra Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844, utilizou a palavra “alienação” para designar o estranhamento do trabalhador com o produto do seu trabalho, ou seja, o trabalhador não mais dominando todas as etapas de fabricação e não possuindo os meios de produção para tal, acaba não se reconhecendo no produto produzido, passando o produto a não ser visto como ligado ao seu trabalho. É como se o produto tivesse surgido independente do homem/produtor, como uma espécie de feitiço, daí o termo utilizado por Max: fetichismo da mercadoria.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

É literalmente o iPhone; um celular bom, mas não vale o preço. As pessoas compram mais porque querem ter um iPhone, não apenas um celular muito bom. O fetiche é tão alto que as pessoas tentam justificar o gasto gigante e dizem que iPhone é o melhor celular que existe, quando na verdade dá pra se comprar uns 3 celulares melhores que o iPhone com o dinheiro gasto em apenas um.

fealesstree
Автор

Perfeita essa explicação!!! Marx teve uns rolos complicados mas o comunismo em si sem deturpação é incrível...

therockyhorrorshowbigfan
Автор

Ótimo vídeo. É sempre bom estudar os conceitos marxistas!

FVGCSMAKYU
Автор

Hmmm, interessante. A mercadoria transcende o uso material e passa a ter valor simbólico. Isso também entra aquela parada de comprar um produto apenas pq influencer X comprou?

mr.smith
Автор

Vídeo muito sucinta e claro, me ajudou bastante levando em conta que tenho prova sobre isso amanhã 😅

hannahmartins
Автор

amei o vídeo, bem resumido mas bem explicado!!💗

eloa.nora
Автор

Mérito do Marx foi ter sido o primeiro cara a radiografar, digamos assim, de forma perfeita, como o sistema capitalista funciona. Não conheço suas obras com profundidade, o que li sobre é irrisório para dizer o mínimo, mas que o cara foi genial, isso não tenho dúvidas ! Problema foi quando o fã-clube quisera implementar à realidade humana regimes baseados em suas teorias ...

leonardolealdelima
Автор

Apenas o fetichismo da mercadoria nada mais e nada menos que isso. Uma roupa é uma roupa, claro que dependendo do material e da mão de obra o valor muda, mas o intuito de uma roupa é o mesmo, independente de ela custa 12 mil ou 20 reais.

BrenoHenrique-jfve
Автор

Video incrivel, tava lendo sobre o fetichismo e nao tava entendendo nada, esse video me salvou

Pedrosexo
Автор

A terceira mulher parece uma referência a jojo

henriquebernardo
Автор

Isso não é fetiche da mercadoria.... Fetiche da mercadoria em Marx é outra coisa completamente diferente.

andre_satorres