A VOLTA DA POLIOMIELITE: COMO SE PROTEGER

preview_player
Показать описание
Por que a poliomielite está voltando? A poliomielite ou paralisia infantil foi erradicada do Brasil e por uma queda na vacinação, a doença pode voltar. Nova York declarou emergência por causa da poliomielite e o Brasil registrou um caso de paralisia em uma criança no Pará. Como se proteger da poliomielite? Quais os sintomas? Qual vacina da poliomielite tomar? A vacina injetável ou a vacina de gotinha? A volta da poliomielite é grave e neste vídeo eu vou te ensinar como se proteger e o que precisamos fazer para alcançar a erradicação da poliomielite.

Direção e Apresentação: Lucas Zanandrez
Roteiro: Bruna T. Maria
Revisão de Roteiro: Hipácia Werneck
Edição: Vini Marangon

Correction:
07:13 Este vídeo foi filmado antes do caso de paralisia flácida registrado em uma criança no Pará em 06 de outubro de 2022. O caso em questão pode representar um efeito adverso raro que ocorre na frequência de 2 a 4 casos por milhão de crianças vacinadas com a vacina oral, mas ainda resta definir se a paralisia é, de fato, causada pelo vírus vacinal. Fato é que o menino não havia tomado as doses de vacina injetável, aumentando os riscos de efeito adverso da vacina oral. Apesar de ter sido encontrado vírus vacinal nas fezes da criança, trata-se de algo normal: a eliminação nas fezes pode durar semanas, sendo mais intensa nos primeiros dias após a vacinação oral. De qualquer forma, o vírus encontrado nas fezes será sequenciado para identificar se realmente é o mesmo que estava contido na vacina ou se teria vindo da comunidade, já com mutações genéticas. Somente no caso de encontrarem diferenças genéticas significativas entre o vírus das fezes e o vírus da vacina é que o caso do Pará seria semelhante ao de Nova York, em que a criança pegou o vírus oriundo da vacina do ambiente. Se o resultado indicar que o menino apresentou paralisia por causa da vacina, não poderemos afirmar que a Poliomielite voltou ao Brasil, pois trata-se de efeito colateral raro e esperado, mesmo que grave. Vale ressaltar que o fato do menino não ter completado o esquema vacinal corretamente, antes de se expor à dose oral, revela fragilidades no programa de vacinação da poliomielite no Brasil.
10:40 Considerando a urgência do tema e a falta de informações até a data de lançamento, acreditamos fortemente que o caso tenha sido descartado.

#olaciencia #ciencia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Me ajudem a fazer esse vídeo chegar em quem precisa interagindo, comentando e compartilhando! Vamos frear a possível volta da Pólio! 👍

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:




Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível.

Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.

olaciencia
Автор

É muito triste que em pleno século 21 precisamos estar falando o óbvio sobre saúde com tom de desespero. Se não fosse por equipes como Olá, Ciência! e muitos outros, estaríamos perdidos. Obrigado a todas e todos que fazem esse trabalho maravilhoso.

makoly
Автор

Aqui na minha cidade pediram a carteirinha de vacinação na escola para verificar se está em dia.

cristinadeabreu
Автор

Eu tive pólio com 1 ano. Em 1966. Sofro até hoje com as sequelas.

anselmomatias
Автор

Esse vídeo deveria ser transmitido nas redes sociais

ednasantos
Автор

Tenho uma prima de 47 anos que teve polio na infância hj em dia ela manca de uma perna, por morar na roça na época não tomava as vacinas, eu tenho 30 e tenho as vacinas todas em dias, e meu casal de filhos também 👏🏾😊😇

faellynha
Автор

Parabéns! Mais uma vez, você acalmando os corações e nos direcionando para o que se deve fazer pelo olha da ciência. Já fiz um texto com o link e enviei nos grupos. Já está ficando cansativo tanto surto de doenças. E aquela velha situação depende do coletivo para tomar vacina, ser limpo e etc, para todo mundo ficar "seguro". Então a minha parte já estou fazendo.

rani.mendes
Автор

4:18 "OS POVOS QUE ESQUECEM SUA HISTORIA, ESTÃO FADADOS A REPETI-LAS"

revilo
Автор

Valeu! Maravilhoso estudo, valeu demais vou informar minha família, obrigada Lucas 🙏🏻

artivagoudel
Автор

Concordo plenamente esse vídeo deveria passar em Rede Nacional!!!

ivoneaparecidabarbosasilva
Автор

Eu e outras pessoas da minha idade convivemos com crianças vítimas desse mal. Ele não pode voltar. Já estou compartilhando. Parabéns pelo ótimo conteúdo.

SilneyRusso
Автор

Vídeo sensacional, inteligente, transparente, sem ser excessivamente alarmista, mas ao mesmo tempo mostrando claramente a gravidade do problema.
A parte da diferença das vacinas é sensacional.
Também mostra com sabedoria o problema dos movimentos anti-vacinas sem esculaxar e separar essas pessoas, atitude essa que é muito comum na internet e só radicaliza e aumenta o problema, pois fazem eles nem ouvirem o outro lado.
Parabéns pelo profissionalismo.

henrique
Автор

Lucas, em primeiro ponto obrigado pelo papel da divulgação científica e segundo, seria bacana se possível se você apresentasse um vídeo com células cultivadas em laboratório com duas amostras, uma amostra dessas células estaria vacinada contra uma determinada doença e outra não, assim daria para mostrar o que acontece com essas células quando vacinadas e com as que não estão em contato com o determinado vírus estudado... Seria bem bacana e desmitificaria de vez esse pensamento dos grupos de anti vacinas. Abraços e parabéns pelo trabalho

ceuazul
Автор

Maravilha de informação, vou compartilhar com amor. Juntos somos fortes. ❤️

elaine
Автор

Esse vídeo é sensacional! Meu filho saiu do Brasil com menos de 4 anos. Por acaso caímos nas mãos de um médico paquistanês, mas não que por entender a situação do seu país de origem, é super cuidadoso com recomendação de vacinação!
Hoje, no condado onde moramos, mais de 30% das crianças em idade escolar não estão vacinadas. É triste a realidade onde todos acham que a informação de internet e de pessoas que não entendem de ciência, saibam de toda a verdade.
Obrigada por esse vídeo bem fundamentado cientificamente, explicado de maneira didática, simples e sem mimimi! Olá Ciência como sempre arrasando!🙏🙏

Miminini
Автор

Esse conteúdo é riquíssimo. Compartilhei bastante

mariaaldeluciapereiramelop
Автор

Dr. Por favor faça um segundo vídeo falando sobre a Síndrome pós pólio é super importante e temos que divulgar. Obrigada pelas informações

marciamario
Автор

Esse canal é com toda certeza um dos mais relevantes quando o assunto é a ciência como um todo. Parabéns novamente!!!

andrelima
Автор

Dizem que comentar faz o vídeo pegar mais visualização né, então estou comentando para outras pessoas verem essa notícia. Obrigado pela as informações, equipe do Olá, Ciência!

Eduardo-ch
Автор

Muito bom repassar essas informações, Lucas!

matheusc