Aula de culinária japonesa com Saiko Izawa

preview_player
Показать описание
Misoshiru com Saiko Izawa

Rendimento: aproximadamente 4 a 6 porções
Tempo de preparo: entre 30 e 45 minutos

Misoshiru tradicional

Ingredientes

1 folha de 10x10cm de alga kombu para dashi
1 envelope de katsuobushi (flocos finos de bonito)
1l de água filtrada
1 colher de sopa grande de pasta de missô branca
Tofu em cubos a gosto
1 punhado de wakame seco
Cebolinha a gosto
Cenoura a gosto
Nabo a gosto

Modo de fazer

Corte 1 folha de kombu em formato quadrado de 10x10 e hidrate em uma tigela com 500ml de água de um dia para o outro.
Em uma panela, coloque a folha de kombu hidratado com metade do caldo em que ela hidratou (250 ml), guarde a outra metade para outra receita.
Acrescente 500ml de água filtrada, leve em fogo alto e retire a alga da panela um pouco antes de ferver.
Acrescente o katsuobushi, deixe ferver e coe tudo. Esse é o caldo base para o prato, chamado dashi.
Ferva a cenoura e o nabo no dashi por aproximadamente 10 minutos ou até ficarem macios, acrescente o tofu em cubos e deixe ferver.
Coloque a pasta de missô em uma concha, mergulhe a concha no caldo fervente da panela e deixe o missô diluir aos poucos. Prove e acrescente mais missô se achar necessário. Desligue o fogo.
Acrescente o wakame e finalize com cebolinha fresca picada.
Sirva quente.

Misoshiru vegano

Ingredientes

1 folha de 10x10cm de kombu
3 shitakes secos
1l de água
1 colher de sobremesa de pasta de missô branca
1 colher de sobremesa de pasta de missô preta
Tofu em cubos a gosto
1 punhado de wakame seco
Cebolinha a gosto
Aburaage (tofu fino frito) a gosto

Modo de fazer

Corte quadrados de 10x10 de kombu e hidrate em uma tigela com 500ml de água de um dia para o outro.
Hidrate os shitakes secos em 500ml de água de um dia para o outro.
Em uma panela, coloque 250 ml da água em que o kombu hidratou, acrescente 500ml da água que hidratou o shitake e leve em fogo alto para aquecer (guarde o shitake e a alga para outra receita).
Acrescente o tofu em cubos e o aburague cortado em tiras ou cubos.
Coloque as pastas de missô branca e preta em uma concha, mergulhe a concha no caldo fervente da panela e deixe diluir aos poucos. Prove e acrescente mais misso se achar necessário. Desligue o fogo.
Acrescente o wakame e finalize com cebolinha fresca picada.
Sirva quente.

Butajiru / Tonjiru (sopa de missô com carne de porco)

Ingredientes

1 colher de sopa de pasta de missô preta
130 g de barriga de porco.
1 nabo
1 cenoura
1 gobo (bardana)
2 ou 3 inhames
cebolinha fresca a gosto
1 pedaço de gengibre fresco
Shichimi (pimenta) a gosto
Óleo de gergelim torrado
4 cogumelos shitake secos

Modo de fazer

Hidratar os cogumelos shitake em 500ml de água de um dia para o outro. Separar os cogumelos e guardar a água na geladeira para outra receita.
Lave e descasque o gengibre. Corte em lâminas.
Lave e limpe a bardana para retirar a terra. Corte ao meio e faça lascas na diagonal.
Descasque os inhames , corte em quartos e branqueie: ferver por 2 minutos começando com água fria, retirar da panela e lavar em água fria corrente. Reserve.
Corte a barriga de porco em lâminas.
Lave e descasque o nabo e a cenoura. Corte em rodelas.
Aqueça uma panela média 23 x 12 cm, coloque óleo de gergelim torrado até cobrir o fundo da panela, acrescente a barriga de porco e refogue mexendo com uma colher de pau até dourar.
Acrescente 8 lâminas finas de gengibre, ½ xícara de chá de rodelas de nabo, ¼ de xícara de chá de rodelas de cenoura, o inhame, a bardana e o shitake hidratado.
Coloque água filtrada até cobrir os ingredientes na panela e cozinhe em fogo médio até que o nabo e o inhame estejam cozidos. Durante o cozimento retire um pouco da espuma que sobe para suavizar o sabor.
Sem desligar o fogo, Coloque a pasta de missô em uma concha, mergulhe a concha no caldo fervente da panela e deixe diluir aos poucos. Prove e acrescente mais misso se achar necessário. Desligue o fogo.
Finalize com cebolinha fresca picada e pimenta shichimi a gosto.

_____

_____

Realização: Play9 + Paola Carosella
Cozinheira, roteirista, produtora executiva : Paola Carosella
Direção de Fotografia: Barbara Hauret
Direção de Arte: Juliana Ayres
Assistente de cozinha e sorriso contagiante: Lucileide Batista
Beleza: Carolina Mel
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu consigo imaginar mil pessoas em completo silêncio assistindo a essa aula de história, elegância e sabedoria.
Obrigado por essa oportunidade.

rubenshenriquevillasboas
Автор

você percebe o quão especial é a convidada quando até a paola fica nervosa shsjsjsjsjshs obrigado pela aula, culinária quente japonesa é uma paixão minha, amei muito 💕

nicolasschwab
Автор

Paola, obrigada pela sua presença aqui no RS, o Cozinha Solidária agradece muito! Sigo lamentando que, naquele dia, não pude me dedicar ao trabalho solidário. Sigo curtindo as fotos que você fez com voluntários e organizadores. Nó na garganta e lágrima no olho.

natw
Автор

Eu normalmente não costumo comentar pq sou tímido mas dessa vez eu não resisti pq me tocou ❤. Eu cresci junto e moro até hj com minha Batchan, então aqui em casa ela fazia sempre, mas de uma forma bem mais simples e curiosa. Uma sopa que ela só colocava o macarrão pra cozinhar no misoshiro e era macarrão ocidental do tipo pra sopa msm, que costuma ter no armário de casa, como o pai nosso, conchinha e até o parafuso ela usava quando não tinha outro, e era só isso com a cebolinha e no máximo wakame quando tinha em casa, q não era sempre.
Hj por conta da idade e de um acidente ela não cozinha mais e agora quem prepara pra ela essa sopa de missô sou eu.. e continuo fazendo do mesmo jeito que ela gosta e fazia pra mim, mas como gosto de cozinhar e de aprender técnicas e receitas sempre tento inventar algo e colocar alguma coisa diferente no caldo como por ex: ovo batido, algum pedaço de carne que sobrou do almoço e pimenta calabresa.
E a minha Ba.. é muito fofinha pq quando eu faço fica tão contente, não reclama, elogia, toma tudo e sempre fala que tá MT bom.. Oishi! Eu amo MT ela! 😅🥰

maxbernardo
Автор

Se tivesse um prêmio no youtube para melhor vídeo do ano com certeza seria esse. 1h de aula com 2 pessoas incríveis. Somente no final que percebi que o vídeo era tão longo. Parabéns.

clarissaazevedo
Автор

A sutileza de quem domina o conhecimento e não precisa provar nada a ninguém. Bela explanação.

renatabassan
Автор

Como é bom assistir pessoas falando sobre aquilo que elas amam e sabem, e a Saiko é, além de inteligente, belíssima

ewersondantas
Автор

Paola, fizemos uma reunião com todos os Paoletes e concordamos que amamos vídeos longos. Que prazer aprender tanto! ❤

LucasAraujo-ngkr
Автор

Cada frase da Saiko parece que ela tá externando o conteúdo de 50 páginas de uma ótima enciclopédia.
Maravilhosas ❤❤

andyaraadna
Автор

Que frase linda: "Não tem coisa que me dê mais alegria no coração que aprender. Porque a gente fica entediado quando não aprende. É uma provocação tão maravilhosa, o aprendizado".

MariadeLourdesAlmeida-rl
Автор

A paola falando que o hotel era caro eu amo como ela demonstra respeito ficando assim meio nervosa quando ela tá com alguém que ela admira, muito fofo❤

fefaflore
Автор

A versão Paola aprendiz foi demais! Que aula! Madame Saiko, nos ensinou mais que cozinhar, nos ensinou sobre classe e sabedoria. Parabéns a toda a equipe, vocês são maravilhosas!

Despertasuavida
Автор

Paola, eu imagino que você repete as explicações da Saiko para fixar o entendimento. Uma das formas das pessoas aprenderem é quando a gente explica o que entendeu. 😊

fabriciotvieira
Автор

Paola, para mim, a coisa mais linda dos seus vídeos (e que transbordou nesse vídeo de hoje em especial) é o tamanho da sua admiração e carinho pela comida, como algo quase sagrado e divino. Os tempos, os rituais, as pausas, os momentos em que acelera, nossa... É simplesmente sublime

jppaludetto
Автор

O silêncio que esse vídeo evocou em na multidão que assistiu transformou o mundo num lugar infinitamente melhor.

sidcavalcante
Автор

Gente, eu tõ passada! Há 1 semana atrás comprei um missô orgânico para fazer uma "sopa" que conheci no Canadá em 2015, que eu amei, porém não encontrei no Brasil e vida me engoliu e eu esqueci. Meu missô chegou, fui procurar na internet a tal receita e aí veio Misoshiru com quem? Saiko Izawa! Fiquei toda animada, preparei-o e me deliciei! Agora estou tomando todos os dias, a loka do mishorihu... E hoje sou surpreendida por essa dupla linda, elegante, poderosa! Aprendi um montão e achei tão delicado a Paola parecendo que conheceu uma amiga nova, ai que fofo!!! Muito obrigada a todes que fizeram esse vídeo chegar aqui!

taisgt
Автор

Gente que coisa mais linda ver duas mulheres que abraçaram nosso Brasil com o coração fazendo culinaria nesse nível!! Lindo babei

liviagallo
Автор

É tão legal ver a Paola aprendendo, ela demonstra toda uma juventude e emoção pura! Uma fofa.

daroniostheone
Автор

Uma hora de vídeo que passou e eu nem senti... uma verdadeira aula de história, culinária e cultura. Paola e seus convidados sempre maravilhosos! Como historiador, digo que esse foi um dos melhores episódios do canal. Saiko, além de linda e inteligente, é extremamente elegante!

harysson
Автор

Eu amo a Paola que apesar de ser uma das chefs mais fodas do mundo, continua sendo gente como a gente!
Me identifiquei demais com o tanto que ela ficou empolgada com a chef cozinhado, provando tudo e perguntando de tudo! Te amo muito Paola

herikguimaraes
visit shbcf.ru