Aluno da USP explica: diferenças entre Engenharia de Computação e Ciência da Computação

preview_player
Показать описание
Salve ragazzi!

Vídeo de hoje algo que eu adoro explicar e sempre tive vontade de colocar aqui no youtube! Sintam-se à vontade para interagirmos nos comentários.

Ciaoo!

_______________________________________________
(00:00) Introdução
(00:26) Diferença entre os cursos
(08:26) Os rótulos não importam
(14:55) Cursos derivados
(16:41) Finalização
_______________________________________________
#engenhariadecomputação #engenharia #usp #faculdade #ciênciadacomputação #engenhariaeletrica
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou Eng. da Computação. A diferença é... sua experiência kkk. No início da minha carreira eu pensei que seria diversas coisas como: ir para a área de hardware, programador desktop, programador back-end, programador front-end. No fim, ATUALMENTE sou um programador full stack com mais ênfase em front. Mas o mercado quer saber mesmo é o que vc SABE fazer, e não se vc é Eng. da Comp. ou Ciência da computação e etc... Querem uma dica? Faça um bom estágio sem se preocupar com dinheiro. Um estágio que te pague R$ 2000, 00 para você só cumprir hora complementar não serve pra nada. Aceite um estágio que lhe pague R$ 800, 00 e que te ensine a por a mão na massa. Depois de um ano seu salário dobra, depois triplica e assim vai. Sucesso para todos vocês. Um abraço!

DanYouTubeChannel-dan
Автор

Estou no último período de Ciência da Computação e concordo com tudo falado no vídeo!! As informações foram muito bem colocadas! Tenho amigos formados em Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, e vários trabalham em diversas áreas distintas no ramo da tecnologia! No curso de Ciência da Computação a gente tem uma pequena base na parte de circuitos digitais, e um pouco dessa parte de comunicação entre hardwares, então quem quiser focar nessa parte, mesmo fazendo Ciência da Computação vai ter uma pequena base, e pode fazer uma especialização depois!! No geral os cursos superiores vão servir para te dar uma base geral de várias coisas, e vc vai escolher qual parte deseja focar e se especializar nisso! Então ambos os dois cursos nesse caso vão ser muito adequados para a maior parte das áreas de tecnologia!Vai sem medo, que no fim da tudo certo!! Eu trabalho hj com front end na parte de desenvolvimento de games, com a Unity, mas já trabalhei tbm com a parte de back end em Java, e me sinto confortável de fazer transição para outras áreas tbm caso eu queira, como: programação web, sistemas embarcados (maquinas inteligentes), desenvolvimento de sistemas operacionais, desenvolvimento de produtos tecnológicos (microcomputadores), automação, inteligência artificial, etc, pq tudo q eu vi durante o curso me deu alguma base para poder começar a me especializar nessas áreas, então, pelo q eu tenho percebido, tanto engenharia da Computação quanto Ciência da Computação, apesar de suas ênfases, eles são bem genetalistas, e te dão diversas possibilidades, portanto, nao percam nenhuma oportunidade em um desses cursos esperando pelo outro, pq no fim das contas os dois, dadas suas distinções, vão te dar a base para vc se especializar na área que preferir seguir.

pedrohenrimp
Автор

Eu fiz colégio técnico (hoje Ensino Médio) de eletrônica, pela Fundação Bradesco. Depois me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas confesso que não curto muito programação de alto nível. Prefiro sim programar meus microcontroladores a um sistema Web, por ex. Agora com 43 anos de idade pretendo iniciar Engenharia da Computação justamente por ser a junção destes dois campos que amo, principalmente com a inclusão do hardware. Há mais de 15 anos eu mais dois amigos, em uma brincadeira nerd, fizemos um módulo de injeção eletrônica para meu motor turbo. Iniciei meu "tesão" por eletrônica embarcada nesta brincadeira. Teu vídeo é bastante incentivador e esclarecedor!

Chiavaloni
Автор

Caraca mano, estou muito interessado em fazer engenharia da computação na USP e achar um canal assim com um cara que passou por isso é muito bom, excelente trabalho!

hamiltonmendes
Автор

Sou estudante de Engenharia de Computação no Insper e seu vídeo apareceu nos meus recomendados; por curiosidade de saber o que você diria, resolvi assistir. Parabéns, muito bem explicado!! Gostei que você trouxe desde um parâmetro histórico e foi progredindo a partir daí até os tempos atuais, sensacional!
E, realmente, os rótulos pouco importam... Eu tenho amigos dentro do Insper que cursam Engenharia Mecânica/Mecatrônica e também já estagiaram com dados, sistemas embarcados e afins ;)

listerogusuku
Автор

Mês que vem início na Unisal De Campinas Engenharia da Computação. A grade é bem voltada para hardware e software, um pouco de big data, IOT, Projetos de sistemas de automação robótica, AI, Análise de dados e Machine Learning . Já tenho um tecnólogo em Mecatrônica Industrial, consegui eliminar algumas matérias . Meu foco é Tecnologia voltada para a Indústria 4.0 😃

Автор

Seu conteúdo é ótimo. Sanou minhas dúvidas sobre a diferença entre os cursos e, paralelamente, também sanou minha outra dúvida sobre o impacto do diploma. Muito obrigado ❤

erinaldo
Автор

Parabéns pela explicação!! Estou no 8.º período de eng de computação e é realmente isso ai msm, com toda certeza vc vai facilitar a escolha de uma galera que tem dúvidas de qual curso fazer. A parte de circuitos e elétrica não são minha praia, mas eu tive que suportar essas matérias para seguir em frente, sempre gostei mais da parte de lógica e programação. Fui descobrir nessa reta final do curso que gosto muito de IA e estou fazendo uma pesquisa na área. Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa!

duduseabra
Автор

Cara, você passa uma vibe muito boa. Poderia ficar aqui mais tempo ouvindo tu falar com essa música de fundo. Mo paz…

brunoc
Автор

Caramba meu amigo, que vídeo f*da! Estou querendo fazer engenharia da computação e seu vídeo expandiu minha mente de uma tal forma, que estou muito grata por esse seu conteúdo.

absolutely__nothing
Автор

Ótimo vídeo, começo Eng. da computação no próximo semestre e depois de anos longe da sala de aula fico com muita dúvida se estou fazendo a escolha certa, vídeos como o seu dão uma motivação pra gente ter mais confiança.

andreluiznt
Автор

Acredito que ciências da computação se defina mais na pós graduação. Eu vejo como uma área de pesquisa, além das interfaces que vc comentou, tem a com a matemática existe um campo teórico forte na ciências da computação que foi iniciado com matemáticos Knuth, Sedgewick, Conway, ... Esse campo de análise de algortimos. Eu não cursei computação eu cursei física na UFSCar, quando era muito novo não entendia em totalidade o que cada área era de fato, por isso acho que a proposta da UFABC de cursos é a melhor que tem, pois vc não precisa se encaixar numa caixa e depois ficar se transferindo até se encontrar, além de sair com mais de uma formação. Dentro da computação a UFRN tem um programa interessante com o BTI no qual tem esse aspecto mais generalista e podendo sair com mais de uma formação, mas isso limitado a somente a computação, não sendo tão abrangente como a UFABC.

aulasdematematicaefisica
Автор

A mais honesta, lúcida e útil explicação acerca do tema que ja vi. Parabéns! Keep Rocking!;

Dr.JohanFitzgerald
Автор

Excelente vídeo, estou no segundo período da Engenharia da computação e vendo sua perspectiva me faz ter a certeza que estou no curso correto, desde os 3 anos de idade que foi quando vi um computador pela primeira vez, possivelmente um pentium III, rodando windows 98 sou um fascinado pela informática e desde então sempre quis ler tudo sobre e estar em contato com aquilo, realmente algo de vocação no meu caso e não uma escolha repentina, assim como você eu me interesso bastante pelo baixo nível, gosto de programar em C algo que já fazia antes de entrar no curso e estou sedento querendo aprender assembly logo (e digo mais, uma pena conteúdo de assembly ser escasso), no meu caso eu gosto desse tipo de coisa como um hobby, pois gosto muito da computação dos anos 80 e 90, era ms-dos, gosto do romhacking e emulação, claro que pro mercado o foco são outros tipos de sistemas embarcados, mas acho importante olhar para o que gosta e certamente seu vídeo ajuda a elucidar essa diferença desses cursos, parabéns pelo vídeo, fica com Deus.

srchronotrigger
Автор

Não sou da área de TI, mas um amigo meu que tem interesse na área e acabou e formar no ensino médio teve essa dúvida entre esses cursos. Acabei de enviar esse vídeo para ele, muito obrigado pelo conteúdo!

eduardoalvesfilho
Автор

Que vídeo perfeito! A edição é muito boa também, continue.

geovanna
Автор

Menino vc e muito bom, prende a pessoa no vídeo, parabéns!

Tati_silvaa
Автор

Me ajudou muito irmão! Tenho 17 anos e estou no 3°, em dúvida do que cursar

Eu amo tudo, literalmente tudo da área computacional, seja software, hardware, lindar com as coisas mais profundas como programação avançada, ia, machine, entender tudo envolvendo a criação dos componentes de um computador, redes, tb curto game design, modelagem 3d, ui/ux, sou apaixonado por tudo desse mundo

E por conta disso estava muito em dúvida do que fazer, pretendo mais trabalhar como programador mesmo, só que quero aprender e entender de todas essas diversas áreas da tecnologia, pois é o que gosto

E com esse vídeo, me fez crer que o ideal seria fazer eng. da computação mesmo, e eu estava tão preocupado quanto aos rótulos, mas esse vídeo me ajudou e tranquilizou!

Muito obrigado mano!

Agr é só eu descobrir onde irei querer fazer kkk, ita, usp, unicamp, ufscar...

mellooooooo
Автор

fiz um curso de superior de tecnologia em mecatrônica industrial, to maluco pra fazer uma engenharia da computação que foi uma área que eu sempre quis, seu vídeo me ajudou bastante! Muito obrigado!

vittofrag
Автор

Melhor explicação que já tive sobre a diferença entre os dois cursos. E digo que me mostrou que o quero estudar é engenharia da computação. Pois meu interesse é bem esse do ponto de interação entre o hardware e o software. Essa dimensão mais material e eletrônica

vivernaplenitude