Tabela Periódica | Introdução | Aula 01

preview_player
Показать описание
Bora falar da tabela periódica?

A tabela periódica é uma ferramenta fundamental nos estudos da química e sendo assim é importante saber as principais informações que ela apresenta.

Você sabe quantas linhas e colunas a tabela contém?
E essas linhas e colunas, como são chamadas?
Onde estão os metais e os ametais? E os semimetais?

Saiba todas as repostas e mais assistindo a essa aula!

🔔 INSCREVA-SE NO CANAL
👍 Gostou do vídeo? Deixe seu LIKE!

Me acompanhe também pelas redes sociais:

#química #tabelaperiódica #elementosquímicos
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Acompanho suas aulas desde a época do Stoodi. Você tem o dom de ensinar, parabéns

pettersonsilva
Автор

Achei do nada esse canal e aprendi bastante . Agora vou aprender o principal tabela periódica. 😊

larissavivian
Автор

Encontrei esse canal por acaso, nunca vi ninguém ensinar química tão bem.

Nana-rkpj
Автор

Na época em 2017 acredito, assinei o Stoodi simplesmente porque assisti uma aula sua! Que aula bem dada! Fiquei feliz en descobrir o seu canal aqui no YouTube! Vc é um excelente Professor.

jesus
Автор

gosto bastante desse modelo de aula, top

danimenezesv
Автор

ÓTIMA AULA DE QUÍMICA . MEUS PARABENS MESTRE.!

marcossilvashowcantor
Автор

Aulas completas, tranquilas, sempre muito claro! Valeu, Igor S2

luizamacedo
Автор

Excelente aula, está me ajudando muito para as aulas de recuperação. Obrigado professor

JuanPedro-zxfh
Автор

Eu tô passada com a sua didática, explica muito bem e de forma compassada! Você é top Igor🤩👏🏼

wanessa
Автор

Conheci esse professor agora.... muito foda! Didática incrível! Vou maratonar.

lucasguerr
Автор

Parabéns, professor, aula maravilhosa, me fez até entender química, impressionante.

kel
Автор

Ótimo vídeo, virei assinante do canal.

Douglasdok
Автор

modelo bem didático que eu consigo acompanhar

BrunaSouza-dknk
Автор

Professor, eu tenho uma pergunta: a regra do octeto se aplica a todos outros elementos na tabela periódica, independente se é ligação covalente ou iônica? Por exemplo, cobalto com 9 na camada de valência e flúor com 7, casam bonitinho. O mesmo se aplicaria para os outros elementos embaixo de cobalto?

gustavosalmeron
Автор

Adoro as suas aulas. Um dos motivos é porque usa figuras reais. Odeio aulas em que o professor apenas escreve no quadro, o que felizmente não é o seu caso. Parabéns!

mariociencia
Автор

professor, acho sensacionais os seus vídeos!! :)
O senhor poderia fazer uma análise do tema da redação da Olimpíada de química de São Paulo(OQSP) desse ano... seria de grande valia...achei o tema bem vago e n sinto q minha redação, por exemplo, esta boa o suficiente =/

andreabreu
Автор

Prof, o senhor tem alguma plataforma própria?
Amando e maratonando o conteúdo ❤

mariaa.prates
Автор

Um elemento químico é dividido em número atômico, símbolo, nome e massa atômica. Todos os nomes deles são extraídos do latim. A primeira tem que ser maiúscula e a próxima (se houver), deve ser minúscula.

Número atômico: quantidade de prótons no núcleo de um átomo e a identidade de um elemento.

Organização da tabela: está organizada por ordem crescente (menor para o maior) de número atômico de um elemento. Organizada em 18 colunas verticais (menor para o maior da esquerda para a direita) e 7 colunas horizontais (o número atômico aumenta do menor em cima para o maior embaixo).

Na sexta e sétima linha, há uma particularidade: uma parte da tabela (cima) são os lantanídeos e uma parte da tabela (baixo) são os actinideos. Se juntarmos tudo, teremos a tabela periódica longa, mas a curta é mais usada. Cada uma das 18 colunas correspondem a um grupo, que são formadas de 1 a 18. Formados por elementos com propriedades semelhantes.

1 - metais alcalinos;
2 - metais alcalinos-terrosos;
13 - grupo do boro;
14 - grupo do carbono;
15 - grupo do nitrogênio;
16 - grupo dos calcogênios;
17 - grupo dos Halogênios;
18 - gases nobres.

Cada uma das sete linhas são divididas por períodos, numeras de 1 à 7. Os períodos são elementos com a mesma quantidade de camadas de elétrons. Exemplo: todos os elementos da coluna horizontal 4, possui 4 camadas de elétrons.
O hidrogênio é o único que não apresenta semelhança com os elementos do grupo 1 e nem de outros grupos (não tem grupo definido).
Por volta de 1800, se conhecia 30 elementos, agora são 118 elementos.

Os elementos transuranicos são os que possuem número atômico maior que do urânio e quase todos são sintéticos.

Classificação dos elementos:

1 - elementos representativos e de transição.

Podemos classificar os elementos baseando-se na forma como os elétrons estão dispostos nos átomos. Os elétrons organizados de uma única maneira, são chamados de elementos representativos nos grupos: 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18.
Já os elétrons dispostos de várias formas são chamados de elementos de transição nos grupos 3 à 12. Incluindo lantanídeos e actinideos.

2 - elementos metálicos e não metálicos.

Os metais formam substâncias com boa condução da eletricidade e calor. Podem se transformar em sólido e em lâminas, exceto o mercúrio que é líquido em temperatura ambiente. (todo o resto)

Os não metais (ou ametais) não são bons condutores de calor e eletricidadade, exceto o carbono em forma de grafite. No estado ambiente, é sólido ou gasoso, com exceção do bronze que é líquido. (1 do 13, 2 do 14, 3 do 15, 4 do 16 e assim por diante até o 18 completo)

Não é mais usada a classificação de semimetais.

Propriedades periódicas

Raio atômico: medida do tamanho do átomo, definida como a metade da distância entre os núcleos de átomos vizinhos. Nos grupos, o raio atômico aumenta quanto maior o número atômico. E nos períodos aumenta da direita para a esquerda. O Francio é o de maior raio atômico e o hélio é o de menor raio atômico.

Energia de ionização: é a energia mínima necessária oara arrancar um elétron de um átomo que se encontra no estado fundamental, gasoso e isolado. Nos grupos, a energia de ionização aumenta quanto menor o número atômico. E nos períodos, aumenta da esquerda para a direita. O hélio é o que precisa de maior energia para ter um elétron arrancado, e o Francio a menor.

Afinidade eletrônica: energia liberada quando um átomo gasoso, isolado e no seu estado fundamental recebe um elétron. Nos grupos a afinidade eletrônica aumenta quanto menor for o número atômico e nos períodos aumenta da esquerda para a direita.
O flúor é o dá mais energia para receber um elétron e o francio o que menos libera energia.
Os gases nobres não conseguem receber elétrons e nem liberar energia.

Eletronegatividade: tendência a receber elétrons numa ligação química. Aumenta quanto menor for o número atômico e aumenta nos períodos da esquerda para a direita. O flúor é o que mais tem preferência por elétrons e o Francio é o que menos tem. Gases nobres não recebem e nem dar energia ou elétrons, não fazem eletronegatividade.

marleyvip