Entenda a TABELA PERIÓDICA em 10 minutos - Toda Matéria

preview_player
Показать описание

A Tabela Periódica contém todos os elementos químicos conhecidos e está organizada de modo a manter juntos os elementos que possuem propriedades semelhantes e periódicas. Nesse vídeo nós vamos estudar a história, estrutura e organização dessa ferramenta tão útil.

Correção: no resumo, os elementos representativos foram trocados com os elementos de transição.

👉Se deseja aprofundar seus conhecimentos, leia mais sobre o tema em:

#TabelaPeriódica #TodaMatéria #Química
__
00:00 Introdução
00:48 Informações dos Elementos
01:49 Organização da Tabela
04:02 Classificação dos Elementos
05:49 Propriedades Periódicas
08:10 Resumo
__

O Toda Matéria é um canal de conteúdos escolares destinado ao apoio à educação no Brasil.
Alunos e professores podem utilizar livremente para fins escolares todos nossos conteúdos.
Bons estudos!

📌 Se liga nos temas dos próximos vídeos:
Pronomes

💬 Tem alguma sugestão? Deixa aqui nos comentários :)

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

um elemento químico é dividido em número atômico, símbolo, nome e massa atômica. Todos os nomes deles são extraídos do latim. A primeira tem que ser maiúscula e a próxima (se houver), deve ser minúscula.

Número atômico: quantidade de prótons no núcleo de um átomo e a identidade de um elemento.

Organização da tabela: está organizada por ordem crescente (menor para o maior) de número atômico de um elemento. Organizada em 18 colunas verticais (menor para o maior da esquerda para a direita) e 7 colunas horizontais (o número atômico aumenta do menor em cima para o maior embaixo).

Na sexta e sétima linha, há uma particularidade: uma parte da tabela (cima) são os lantanídeos e uma parte da tabela (baixo) são os actinideos. Se juntarmos tudo, teremos a tabela periódica longa, mas a curta é mais usada. Cada uma das 18 colunas correspondem a um grupo, que são formadas de 1 a 18. Formados por elementos com propriedades semelhantes.

1 - metais alcalinos;
2 - metais alcalinos-terrosos;
13 - grupo do boro;
14 - grupo do carbono;
15 - grupo do nitrogênio;
16 - grupo dos calcogênios;
17 - grupo dos Halogênios;
18 - gases nobres.

Cada uma das sete linhas são divididas por períodos, numeras de 1 à 7. Os períodos são elementos com a mesma quantidade de camadas de elétrons. Exemplo: todos os elementos da coluna horizontal 4, possui 4 camadas de elétrons.
O hidrogênio é o único que não apresenta semelhança com os elementos do grupo 1 e nem de outros grupos (não tem grupo definido).
Por volta de 1800, se conhecia 30 elementos, agora são 118 elementos.

Os elementos transuranicos são os que possuem número atômico maior que do urânio e quase todos são sintéticos.

Classificação dos elementos:

1 - elementos representativos e de transição.

Podemos classificar os elementos baseando-se na forma como os elétrons estão dispostos nos átomos. Os elétrons organizados de uma única maneira, são chamados de elementos representativos nos grupos: 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18.
Já os elétrons dispostos de várias formas são chamados de elementos de transição nos grupos 3 à 12. Incluindo lantanídeos e actinideos.

2 - elementos metálicos e não metálicos.

Os metais formam substâncias com boa condução da eletricidade e calor. Podem se transformar em sólido e em lâminas, exceto o mercúrio que é líquido em temperatura ambiente. (todo o resto)

Os não metais (ou ametais) não são bons condutores de calor e eletricidadade, exceto o carbono em forma de grafite. No estado ambiente, é sólido ou gasoso, com exceção do bronze que é líquido. (1 do 13, 2 do 14, 3 do 15, 4 do 16 e assim por diante até o 18 completo)

Não é mais usada a classificação de semimetais.

Propriedades periódicas

Raio atômico: medida do tamanho do átomo, definida como a metade da distância entre os núcleos de átomos vizinhos. Nos grupos, o raio atômico aumenta quanto maior o número atômico. E nos períodos aumenta da direita para a esquerda. O Francio é o de maior raio atômico e o hélio é o de menor raio atômico.

Energia de ionização: é a energia mínima necessária oara arrancar um elétron de um átomo que se encontra no estado fundamental, gasoso e isolado. Nos grupos, a energia de ionização aumenta quanto menor o número atômico. E nos períodos, aumenta da esquerda para a direita. O hélio é o que precisa de maior energia para ter um elétron arrancado, e o Francio a menor.

Afinidade eletrônica: energia liberada quando um átomo gasoso, isolado e no seu estado fundamental recebe um elétron. Nos grupos a afinidade eletrônica aumenta quanto menor for o número atômico e nos períodos aumenta da esquerda para a direita.
O flúor é o dá mais energia para receber um elétron e o francio o que menos libera energia.
Os gases nobres não conseguem receber elétrons e nem liberar energia.

Eletronegatividade: tendência a receber elétrons numa ligação química. Aumenta quanto menor for o número atômico e aumenta nos períodos da esquerda para a direita. O flúor é o que mais tem preferência por elétrons e o Francio é o que menos tem. Gases nobres não recebem e nem dar energia ou elétrons, não fazem eletronegatividade.

giovanapereira
Автор

Crianças POR FAVOR se você está no 8° ou 9° ano ou até mesmo menos ESTUDEM para aprender gente não deixem pra depois se não vocês irão entrar em desespero quando souberem que faculdade fazer e não conseguir passar por não saber esse básico de química. E o desespero é grande, e a frustração maior ainda então aproveitem esse tempo

gilceclaudino
Автор

“Imagine que vc tem um trabalho amanhã” eu tendo prova amanhã🤡

gabrielaperilo
Автор

Eu vendo vocês comentando"é sempre bom saber mais cedo" eu tendo que entregar um trabalho hje a tarde sem sbr nada são 2hrs da manhã e eu estudando tabela periódica

marinagomes
Автор

Nunca é tarde para aprender, se não estudou antes, estuda agora, pois não há problema algum com isso!!! Eu amo esse canal pelo simples fato do ensino ser fluido, obrigado.❤️

hnriqwe
Автор

todo mundo comentando que o vídeo tá de mais fácil compreensão, tô me sentindo burro, pra mim é mta informação não é difícil mas é mta coisa gnt, como q metem um negócio desse pra gnt estudar, to no 3 ano do ensino médio me preparando pro ENEM e só fui aprender tabela periódica agora. É triste um negócio desses. Mas não vou desistir, quero conquistar meu sonho de entrar na faculdade e pra isso preciso vencer essa adversidade.

contadoplay
Автор

Estou no 1° ano do Ensino médio e agr q estou aprendendo mais sobre a tabela periódica e gostei bastante, muito bom o vídeo ✊parabens 👏👏

_-
Автор

deus te abençoe por ter feito eu aprender em 10 minutos oq não aprendi por não me dar com a metodologia do meu professor, obrigada!

jamilesouza
Автор

No ensino fundamental 2 e ensino médio não gostava de química, hoje em dia adoro resolver questões e assistir vídeos como esse. Isso mostra como nem sempre a didática abordada nas escolas são as melhores, com certeza tem muita criança na escola que assim como Eu não aprende química ou matérias exatas simplesmente por causa da didática abordada pelo o professor, pela a estrutura da escola etc.

jemimakeziadasilvaaragao
Автор

Muito bom na segunda feira terei aula de Química Tabela periódica e ja tenho uma boa noção básica bem explicadinho Faço Licen. Em Física.

Jeffersonhenryque
Автор

eu não tive contato com quimica no fundamental e no ensino medio eu não entendia nada, agora eu tenho materia bioquimica na faculdade e estou começando quimica no 0, com esse video é muito bom e simples de entender

LaisShinzato
Автор

05/04/22
Curiosidades:
* O modelo da tabela atual foi proposto no ano de 1869, pelo químico russo Dmitri Mendeleiev.
* O flúor ERA o elemento com maior eletroafinidade, foi comprovado que o CLORO é o elemento cabível para essa definição.
* Podia ter feito um breve comentário sobre eletropositividade (tendência a perder elétron, quanto maior o raio, maior a eletropositividade. da direita para esquerda.)

dudamelo
Автор

Meu filho tem 8 anos e eu ensino todos os conceitos base da ciência para ele. Vim aqui procurar uma explicação mais didática para os metais de transição, mas encontrei este vídeo incrível explicando ainda melhor. Parabéns Toda Matéria! Obrigado por compartilhar conhecimento! ❤️

fazzane
Автор

Que coisa mais linda! ❤️
Na escola só pensamos o quanto isso é chato e entendiante, mas chegando em cursinho e/ou ensino superior vemos que isso é a nossa composição corporal, é o que respiramos, é o que comemos, enfim é literalmente nossa vida.

JoaoCarlos-dtbz
Автор

Gente eu auxilio vcs a colocarem em legenda e fazerem um resumo no caderno 📓 assim vc consegue ler quando precisar a explicação do vídeo-aula, sou do 9° e isso está me ajudando a conseguir entender sobre essas matérias 🥰.

danielamoreira
Автор

Ótimo vídeo. Porém, com 08:40, o gráfico inverteu a referência aos elementos representativos e de transição. A boa notícia é que esse erro me ajudou a memorizar que os representativos estão nos extremos.

DURLZ
Автор

Não sabia nada de Química. Agora estou conseguindo aprender. Outros vídeos partem do princípio que já sabemos o que eles falam falam e eu não entendia os conceitos.

netelovate
Автор

recuperaçao amanha enfim a vida de estudante EAD

leticiaribeiro
Автор

“Imagine que vc tem um trabalho pra amanha” eu vendo o vídeos 2 horas antes da prova 🤡

heyo_hello
Автор

Gostaria de agradecer ao Toda Matéria porque eu assisti este vídeo no dia anterior a minha prova de química e gabaritei, muito obrigada!

vivianszt