Vocal Coach reacts to Zé Ramalho - Chão de Giz (Ao Vivo 2005)

preview_player
Показать описание


** Want to make a reaction suggestion? Text me with the songs name and artist here: +1817-290-6610 **

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vocal Coach reacts to reaction to analyses analyzes analysis of breaks down Zé Ramalho - Chão de Giz (Ao Vivo 2005)

Chão de Giz (Chalk Ground) composed by Ze for his 1978 album Zé Ramalho 

Performed by Zé Ramalho on vocals and guitar
* Chico Julien — bass
* Chico Batera — drums

Genres: Brazilian rock, folk rock, MPB, forró, folk,
Origin: London, Brejo do Cruz, Paraíba, Brazil
Birth Name: José Ramalho Neto

Location and Date
2005
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Social Media

Twitter: @bethroars
Insta: @bethroars

#ZéRamalhor #ZéRamalhorreaction #ChãodeGiz #bethroars #reaction #vocalcoachreacts #vocalanalysis
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A inglesa mais simpática do mundo !🤩😍😎🇧🇷✌️

demitriusschmidt
Автор

Brazilian music is a real treasure trove and a gift for all humanity in my opinion. I've dived deep into this country's music and all I can say is my life has been massively enriched by it.

philbell
Автор

You could also listen to Alceu Valença - Belle de Jour. Another really famous musician/singer, deep roots of brazilian music

jorgeeduardo
Автор

"O Brasil provavelmente não me amaria", diz ela por cantar numa voz mais aguda. Ela precisa urgentemente conhecer os cantores de forró das antigas que são amados aqui no Nordeste e têm vozes agudas haha

HugoGualberto
Автор

Zé Ramalho is kind of a Bob Dylan of Brazil! If you dive in into his art you will be amazed! Thanks for your great work Beth!

AlexPiaz
Автор

He talks about how, at 20 years old, he was dating a married woman and describes the powerlessness he felt until he eventually gave up and moved out of the city, all conveyed through metaphors and highly elegant language that is difficult to understand, even for native Portuguese speakers. It’s a widely known song in Brazil.

januarioferiado
Автор

Chão de giz" do Zé Ramalho é uma música muito, muito profunda e linda e você percebe o sofrimento dele nela. Zé Ramalho compôs "Chão de giz" em 1978 para lidar com um relacionamento frustrado com uma mulher casada e mais velha. Dizem que essa relação durou um bom tempo e que a amada era esposa de um homem influente da sociedade de João Pessoa, cidade em que o cantor viveu durante sua juventude. Não tem como não chorar ouvindo e sabendo interpretar as metáforas que ele utilizou.

Eu coloquei aqui a letra da música com as metáforas para você entender o que ele canta:

"Eu desço dessa solidão, espalho coisas sobre um chão de giz
Há meros devaneios tolos a me torturar"

Nesse primeiro verso fica evidente que o jovem sofre com as lembranças de seu envolvimento com a mulher pela qual ele está apaixonado. Ele se sente angustiado e torturado por não conseguir parar de pensar nela. Na primeira frase está escrito "chão de giz", que é o título da música, que na minha interpretação se refere a um chão instável, frágil.


"Fotografias recortadas em jornais de folhas amiúde"

Já que a mulher amada era casada com um homem da alta sociedade, saíam várias fotos dela nos jornais. E, como se já não bastasse ficar lembrando dela, ele se torturava ao ficar olhando as fotografias inúmeras vezes (é isso que quer dizer amiúde: repetidas vezes). É bem provável que ele sofresse dobrado, pois ela deveria estar acompanhada do marido nas fotos.


"Eu vou te jogar num pano de guardar confetes"

Pano de guardar confetes são balaios ou sacos típicos das costureiras do Nordeste, nos quais elas guardam os retalhos e restos de panos. Aqui, o jovem apaixonado, diante a tanta sofrência, decide jogar as fotos, as lembranças e o sentimento dele no saco para, assim, esquecê-la de vez. Há a repetição da frase para enfatizar a decisão de esquecer.


"Disparo balas de canhão
É inútil, pois existe um grão-vizir"

O garoto tenta convencer a amada a ficar com ele e se dispõe a tentar de tudo para estarem juntos, mas percebe o quão inútil é, pois está disputando o coração dela com um "grão-vizir". A palavra "grão-vizir" faz referência a uma figura da cultura persa que representa algo imponente, da mais alta autoridade e sociedade. O poeta se vê em uma batalha em que tem que disputar o amor da amada, mas sabe que será difícil competir com um esposo influente, poderoso e da alta classe social.


"Há tantas violetas velhas sem um colibri"

Essa metáfora faz referência aos dois: a mulher amada é a "violeta velha", enquanto o cantor é o "colibri", que é um gênero de beija-flor, alguém mais jovem e delicado. Ele revela que há muitas mulheres mais velhas que desejam ter alguém mais novo do que elas, que as desejem e as amem. Entretanto, ela não dá valor para o sentimento e para o desejo do jovem, que quer ficar com ela para viverem um "felizes para sempre".


"Queria usar, quem sabe, uma camisa de força ou de vênus"

Essa frase indica o conflito de sentimentos entre a razão e a emoção. Ele deseja usar uma "camisa de forças" para se afastar dela, para impedi-lo de se entregar a essa paixão enlouquecedora, mas, ao mesmo tempo, deseja usar uma "camisa de vênus", que se refere ao preservativo, ao ato sexual.


"Mas não vou gozar de nós apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom"

A palavra "gozar" nesse contexto significa que o jovem decide não se envolver mais com a mulher, nem emocional e nem, principalmente, fisicamente. Ele percebe que ela não está envolvida tanto quanto ele, porque ela se interessa apenas pelo carnal. A metáfora do tempo de um cigarro significa que ele não quer ficar com a mulher apenas pelo curto espaço de tempo de um gozo, ou seja, pelo tempo de uma tragada.


"Agora pego um caminhão
Na lona vou a nocaute outra vez
Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar"

A partir desse verso, o poeta afirma que irá se afastar, seguir outro caminho. Enfim ele percebeu que estava muito dependente e preso ao que sentia pela amada, enquanto ela não sentia o mesmo. De tanto tentar, em vão, ficar ao lado dela, se vê vencido, sem esperanças e sem forças para lutar pelo amor não correspondido.


"Meus vinte anos de boy, that’s over, baby!
Freud explica"

Aqui há uma referência ao pai da psicanálise, Freud, médico que se dedicou a estudar a fundo a Teoria da Sexualidade e os instintos sexuais, além de vários outros assuntos relacionados a essa temática. A escolha da palavra "boy" remete à puberdade do "colibri", ou seja, dele próprio. A juventude, a descoberta e as irresponsabilidade acabaram e agora ele está mais maduro e consciente de suas escolhas.


"Quanto ao pano dos confetes, já passou meu carnaval
E isso explica porque o sexo é assunto popular"

Essa frase indica que ele já passou pela fase "profana", que visa apenas o carnal e o prazer, guardando esse sentimento também no saco, no passado.


"No mais, estou indo embora!
No mais, estou indo embora!
No mais, estou indo embora!
No mais!"

No último verso, o jovem se despede desse amor, que lhe causou tanta dor, a fim de se preservar e de esquecê-la de uma vez por todas.

julijbe
Автор

The brazilians that knows you, loves you!!! Yeah, for sure!!!

estrategiepublicidade
Автор

I dont know where u find all these artists, but u have introduced me to so much music.
I am an old school punk, but I admire good music from all types of music
Thanks for what u do :)

mattymaple
Автор

This song tell about him, when he's a teenager, he loved a married woman, that doesn't love him back, so traumatic, so deep, so perfect. Ze Ramalho it's a Brazilian legend, tks to show to the world our really art.

mvsxm
Автор

This song is about his forbidden love affair with an older woman, who was influent in his hometown. The lyrics are deeply metaphoric and sad. He is saying that he is going to leave her, with a broken heart. One of my favorite songs.

jjknitter
Автор

A letra dessa música é complexa, até pra nós brasileiros... A história que a música conta é fascinante

rafasilva
Автор

We usually say here in Brazil that Zé Ramalho doesn't sing, he recites his songs in a beautiful way.

hcapar
Автор

Zé Ramalho's lyrics deal with legends, prophecies, mythologies, ancient sermons and relationships, always from the perspective of the Brazilian northeast, which is characterized by a rural, simple culture, hard work, hostile and very ancient nature, with strong indigenous influences and its Iberian connections from colonization.

mpdsmartphone
Автор

A song like this sung so well is good for the soul, even if you don't understand the language!

adilsonaba
Автор

music really is the worlds language, you don't need to understand the language to feel touched by the music

ysyear
Автор

There's a duet version of that song where he sings with his cousin, Elba Ramalho, another living legend. She is an amazing vocalist. I hope you can find that version because it's just too beautiful to ignore. <3

Nquerojantarsozinho
Автор

Alguém tem que legendas os videos BRs do Zé Ramalho, essas poesias cantadas devem ser lidas pelos gringos.

eriveltonrodriguesdeolivei
Автор

What makes Portuguese and overall all Latin languages warm is our emphasis on vowels instead of consonants

marthaneves
Автор

We already love you, Ms Roars!! The sensibility you show when reacting to Brazilian artists is touching and magical!

vonhaek