TEORIA DE DURKHEIM: relação entre indivíduo e sociedade | Resumo de Sociologia para o Enem | Fábio

preview_player
Показать описание

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS

/// SOBRE O VÍDEO
Nesta aula, o professor Fábio Luís Pereira fala sobre Durkheim, um dos autores imprescindíveis para se dar bem na prova de Sociologia do Enem.

Émile Durkheim orientou sua Sociologia pela preocupação de promover a coesão social e a solidariedade, através do estudo da sociedade moderna.

Suas preocupações sociais o levaram a fundar uma ciência social prática e útil, levando em consideração a interiorização dos valores comuns. Seu ponto de vista é de que um indivíduo só existe em função de outro, pelo calor do grupo, pela participação na comunidade.

O objetivo principal da obra de Durkheim é elevar a Sociologia ao grau de ciência, através de um método objetivo, assim como são as ciências naturais.

Durkheim defende que a “ciência das sociedades” deve fugir da reprodução do senso comum e tratar cientificamente seu objeto de estudo: os fatos sociais. Durkheim defende que os fatos sociais como coisas e por isso é possível observá-los, descrevê-los, classificá-los e procurar as leis que os explicam, com a finalidade de resolver problemas práticos de nossa sociedade.

Durkheim procurou determinar o campo da Sociologia, de forma a demonstrar que não é possível compreender as ações de um indivíduo sem observar a sociedade da qual ele faz parte.

Um bom exemplo dessa relação entre indivíduo e sociedade é o seu livro “O Suicídio”. A partir da análise empírica das tendências ao suicídio de determinada sociedade, Durkheim mostra como o coletivo se sobrepõe ao indivíduo e a influência que a sociedade exerce sobre as paixões individuais.

Para Durkheim, a sociedade funciona como o corpo humano: está dividida em vários membros e o bom funcionamento de cada membro garante o bom funcionamento do todo. Quanto mais complexa é uma sociedade, mais especializada é a divisão do trabalho social e mais as pessoas dependem uma das outras.

Diferente de Marx, por sua vez, Durkheim vê com bons olhos a divisão do trabalho porque ela é capaz de gerar a solidariedade entre os indivíduos!

Assim como pessoas com características diferentes se atraem para se completarem um ao outro, a função moral da divisão do trabalho é criar entre duas ou várias pessoas um sentimento de solidariedade. Para Durkheim, a divisão social do trabalho torna possíveis sociedades que, sem elas, não existiriam.

Dúvidas? Deixa nos comentários. ;)

⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:00 Introdução
00:15 Quem é Émile Durkheim?
00:55 Objetivo de Émile Durkheim
01:10 Método de Durkheim para a Sociologia
02:45 A sociedade para Durkheim
03:50 Sociologia como ciência das instituições sociais
04:41 Investigação da sociedade

🔴 ASSISTA TAMBÉM

+ ÉMILE DURKHEIM

+ KARL MARX

+ O TRABALHO NAS TEORIAS DE MARX, WEBER E DURKHEIM

❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/

/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!

Bora estudar com a gente?

🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Melhor explicação que achei na plataforma 👏👏

giselejordao
Автор

Adorei a explição, porém a câmera indo e vindo me distraiu muito, então na minha opinião tentem maneirar nessa parte obg!! ☺️

gimarifernandes
Автор

maravilha! hj mesmo eu estava assistindo videoaulas sobre ele

gragraziele
Автор

Explicação esta ótima, mas esse zoom exagerado nao.

estudosThay-izpi
Автор

Todo professor de filo/soci em essa letra?? KSKSKSKSK

mariageovana