125 - Teste de Unidade versus Teste de Integração | theWiseDev Concepts

preview_player
Показать описание
Nesse vídeo eu discuto a diferença entre teste de unidade e teste de integração.

Parece algo meio 'subjetivo' e de fato não há definições absolutas, mas vale a pena pensar no assunto, tanto para a realização efetiva do teste do sistema quanto para a correta utilização do TDD.

Segue a ideia...
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito esclarecedor, obrigado pelas informações.

MarcsonSantos
Автор

Obrigada, finalmente consegui entender a diferença. Você explica muito bem, parabéns!

guidebr
Автор

Maravilhoso, parabéns professor! Muito obrigado por fazer esse trabalho!

bhmarque
Автор

Eu acho esse tema de testes muito chato, mas sou estudante e to fazendo um trabalho sobre e seus videos são os melhores do assunto, muito didáticos e esclarecedores! Segui aqui e pretendo maratonar seu canal, parabéns :)

ColyanaMagalhães
Автор

Otimo conteúdo! Entendo como: tem dependencia, não é unitario. Nao tendo dependência, muito provavelmente não vai passar de .1s

guigocap
Автор

Parabens pelo vídeo muito informativo.

tiagomourao
Автор

Obrigado pelo vídeo! Haha me ajudou demais para o entendimento! Abração

dev.rodrigoresende
Автор

Fala Otavio - muito bom esse video. Tenho que admitir que ate hoje nao sabia definir o que cai em unit test ou integration test. Embora sempre imaginei unit test restrito a uma estrutura funcional (e.g. classe/objeto ou um source file em linguagem funcional), muitos unit tests que eu escrevi atravessam mais de uma class. Me sentia mal de chamar de unit test, mas acho que ficou mais claro que a separacao entre unit test e integration test eh mais sobre o ambiente do que estrutura funcional

arthursv
Автор

Interessante... eu sempre pensei que o teste unitário era no contexto de classe, função ou método. Se, por qualquer motivo, tivesse alguma interação com qualquer coisa de uma outra classe, já consideraria integração. Mas nesse seu exemplo, foi algo bem suscinto e faz sentido, pois todo o usuário TEM um e-mail (ou deveria hehe), então poderíamos imaginar que há outros atributos que estão em outras classes mas que será usado pelo usuário OU, mesmo que faça interação em uma ou mais classes, mas que não necessite de persistência em banco, comunicação na rede, arquivos de configuração, etc, ainda sim, será um teste unitário.
Muito boa explicação. Parabéns!!

theBoi-
Автор

tenho uma duvida, sou novo na programação. Tô lidando com uma situação no frontend, em que estamos implementando alguns testes de integração lá. Uma das coisas que vem levantado um debater interno, é que existe um teste que verifica se o front ta enviando na rota os filtros da página. isso é teste de integração? é necessário fazer esse tipo de teste?

cramink_san
Автор

Otávio, o que tu achas da prática de mockar as dependências (seus métodos e atributos público) usadas pela funcionalidade/classe testada? Dessa forma o teste, de fato, seria de um único "componente", não?

Obrigadaço pelo conteúdo!! Abraço!

williamcco
Автор

Parabéns pelo vídeo professor! Muito bom!
Tenho uma "sugestão". Na verdade é quase uma dúvida e queria ver o que você acha:
talvez no caso desse teste que demonstrou na API do theWiseDev, o mais "correto" (isso é relativo, rsrs), seria você testar isoladamente as unidades de validação (e-mail... name) em suas respectivas classes (teste de fato em cada classe de value object) e então injetar esses "validators" (ou os values objects) na classe User, e, por fim, testar a classe User com esses validators mockados, isolando o teste apenas para o "create" da classe User. No caso, analisando o comportamento da classe User com resultados mockados dos validators.
Dessa forma penso que de fato os testes ficariam isolados, me parece que segue mais o princípio S do SOLID. Só precisaria alterar o teste do create, caso mudasse o retorno de um validator.
Por outro lado, me parece um pouco overengineering, uma vez que da forma como você demonstrou, já testa inclusive a comunicação entre as classes, e continua avaliando o retorno.
O que pensa sobre professor?!

rodrigocantelli
Автор

gostei do conceito, mas achei que faltou exemplos mais concretos no quesito integracao

JoaoRoberto-mmqj
Автор

Peguei o livro que Vc sugeriu num debate na Rocketseat, Growing
Object-Oriented Software, Guided by Tests. Sou aluno de curso Tecnologia em Sistemas para a Internet, penúltimo período.
Posso focar estudo em design patterns pra amadurecer meu conhecimento em programação? Ao mesmo tempo estudar esse livro que você sugeriu?
Ou seria o caso de desenvolver projetos pessoais sem me importar com padrões de projeto é arquitetura limpa, do uncle Bob?
Queria uma sugestão. Tenho também o livro de Deitel, Java, Como Programar. Pode me ajudar?

helder-rangel