229 - 8 princípios para BONS testes automatizados | theWiseDev Testing

preview_player
Показать описание

Muita gente não gosta de teste automatizado porque não sabe escrevê-los bem.

Código de teste precisa ter QUALIDADE, tanto quanto código de produção.

Nesse vídeo eu discuto 8 princípios de bons testes automatizados descritos pelo Kent Beck, o idealizador do TDD (e, pode-se dizer até, do próprio teste automatizado).

Se você seguir esses princípios, garanto que terá bons testes em sua base de código!

Chega mais...

Referência
Programmer Test Principles
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Excelente, vou colar na parede para sempre fazer um checking!! Continue com esse conteúdo que agrega muito valor para o desenvolvendor de software

daltonyon
Автор

Cara, seu canal é sensacional. Não pare amigo, e muito sucesso!

GoGamePlayRJ
Автор

Interessante! Obrigado pelo conhecimento e parabéns.

maxwelllaner
Автор

na real a galera não testa pois não sabe como fazer isso! Logo vídeos como os teus prof. Otavio, são essenciais!

alexandrequeiroz
Автор

Nossa professor acabo de perceber que sempre amarro meu testes a estruturas... Tipo, eu forço no tdd a chamada de uma função. Exemplo, para eu forçar que seja criado um laço no código, eu verifico no teste se aquela função X foi chama 10 vezes por exemplo, com isso faço ter um loop de 10 vezes no meu código.

Claro q não é tão engessado, mas eu sempre verifico se as funções X, Y, Z são executadas, principalmente nos controller.

Com isso acontece exatamente o que vc está falando, se alguém fizer um merge de funções vai quebrar o código.

E em consequência disso, eu gasto muito tempo pensando em como fazer aquele teste, de forma que force a obrigatoriedade de chamadas de métodos ou funções.

Obrigado por esclarecer, vou rever esse vídeo e começar a colocar em prática.

Ah mais uma vez obrigado pelo seu curso de TDD, que veio com seu livro. Graças a isso eu estou me destacando no projeto que estou (em uma multinacional), e já fui chamado para dar um treinamento de TDD, pois descobri q a grande maioria dos programadores não conseguem aplicar o TDD. Com isso os testes deles nunca tem 100% de cobertura.

carlosvaltersantosferreira
Автор

Bons esclarecimentos!
Mas tenho um ponto: quando o método não possui retorno ou quando o produto do método é um registro em banco de dados, não vejo uma forma de testar sem acoplar a implementação verificando se determinados métodos foram chamados com parâmetros específicos.

cezargabrielheinenzaleski
Автор

Qual o link para a matéria do Kent Beck no Medium?

Akhbash
Автор

Qual a referência do vídeo mesmo, professor?

carlosrafael
Автор

Otavio, qual nome se dá para aqueles testes que são só para cobertura e na verdade não estão testando nada?

artu_almeida
Автор

Em testes onde são avaliados a inserção ou exclusão de informações num banco de dados, onde alguma alteração causada por um teste possa afetar o resultado de outro, isso seria considerado um teste não determinístico? Uma alternativa que eu penso para evitar esse problema seria executar os testes em série ao invés de paralelo e sempre reverter a ação que fizemos no banco de dados após cada teste, só que aí o tempo do teste aumentaria, ferindo o primeiro princípio. Existe uma solução melhor para esse tipo de problema? Ah, e muito obrigado pelo vídeo, professor!

marcosadriano