CÁLCULO NAS UNIVERSIDADES: uma tragédia sobre a qual ninguém quer falar!

preview_player
Показать описание
Nesse polêmico programa da Matemática Humanista AO VIVO, Carlos Mathias fala sobre as disciplinas de Cálculo nas universidades e discute com franqueza o quadro trágico que é vivido: reprovações, evasões, humilhações, assédios morais... Críticas ácidas, sem papas na língua, mas também sugestões afetuosas para estudantes, professores e universidades!

====================================================================================

📅 Estamos AO VIVO no Facebook e no YouTube em todas as segundas-feiras, às 20 horas.

👉INSCREVA-SE NO CANAL!
Inscreva-se e clique no sininho para ativas as notificações!

====================================================================================

Siga a Matemática Humanista:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Final de tarde, super proveitoso. Parabéns pela visão inclusiva, solidária, fraterna. Pensar humanisticamente é o que ainda me move profissionalmente. Sou professor do Ensino Médio e, na medida do possível, tentar apresentar Matemática de maneira significativa, calorosa, repleta de sabores. Grato por sua inspiração!!!

magicodoz
Автор

Professor Carlos Mathias, gostaria de parabenizá-lo pelo canal. Não o conhecia. Agora sou inscrito e tenho aprendido muito. Desde a minha graduação até o mestrado tenho tentado trabalhar acerca do Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Estou me preparando para o doutorado na mesma linha. Esse episódio está sendo excelente!!

leonardoblda
Автор

Gratidão. Vc pode até ser rejeitado por aqueles que se engessaram nas suas práticas e que mantêm o status quo nas universidades, mas com certeza você será acolhido por aqueles que não só querem a mudança, mas que lutam para que ela aconteça. Fui ( e sou novamente) aluna de universidade pública. Sofri, mas venci pela fé e persistência. A universidade pública tem que ser para quem a quiser. É mantida por todos nós e deve nos servir. A escola pública é mantida por todos nós. E também deve servir às nossas crianças e jovens.Seu trabalho é uma semente que dará muitos frutos ao longo do tempo. Mesmo que você não veja todos esses frutos, mas com certeza, serão colhidos por todos nós na nossa momentânea caminhada Obrigada por nos representar e não se intimidar pelos que se mantêm estáticos e fechados na suas práticas pavlovianas. Obrigada não só por ser resistência, mas sim em saber ser resistência. Abraços, Deus te abençoe.

simonegaldino
Автор

Que aula incrível! Obrigada professor Carlos Mathias. Fiz Licenciatura em Matemática, vivi um pouco dessa experiência que falou na aula. Hoje, sou professora de Cálculo, e busco a cada ano/turma ajustar minha didática, aprender estratégias de ensino e formas de avaliar com o objetivo de promover uma aprendizagem cada vez mais significativa. Concordo com muuuuitos pontos que abordou nessa aula, principalmente quando diz que meus alunos que são as estrelas. Os alunos chegam morrendo de medo de cálculo mesmo, pela "fama" da disciplina. Fico imensamente feliz ao ver eles perdendo esse medo e construindo a aprendizagem, tendo outro olhar para o cálculo. Obrigada por compartilhar suas reflexões! Abraço.

jaquelyneback
Автор

Tinha que ter te ouvido há 10 anos! Não tive problemas com Cálculo 1 mas tive com o 3 (integrais múltiplas, linha e superfície) e com Física 3 (eletromagnetismo) que me atrapalharam muito até em Estatística e disciplinas que dominava e gostava. Troquei de curso duas vezes e tô no limite do prazo de colação de grau na Engenharia da UFRJ pensando que fiz a escolha errada (até questionando se não deveria desistir das Exatas, que sempre foi onde me destaquei). Busquei um EAD na Estácio pra tentar recuperar o que perdi quando saí da Física por não achar que aquilo era pra mim : Licenciatura em Matemática. Esse vídeo mudou muito a forma como vejo minha, agora, minha trajetória acadêmica e me deu muito ânimo. Muito obrigado!

RodrigoLuizSampaio
Автор

Prof. Carlos - que "sonho" de explicação para as operações com limite!!! Fazer a conta - só trará sentido - quando não desvinculado do conceitual. Amei!!! Obrigada!! Parabéns pelo seu trabalho!!

mariabethaniasardeirodossa
Автор

Quem já fez cálculo, da uma olhada no Apostol e veja se preferia aprender da forma tradicional ou na ordem histórica. Sobre a questão de ''base'' sim isso é fato, falta ''base'', sabe que ''base''? Coisas simples, como soma de frações, não saber trabalhar com equações quadráticas, funções de forma geral e etc... Sobre o ''algebrismo pesado'' concordo que isso não pode ser o objetivo de um curso de cálculo, mas também não podemos justificar um problema apenas dizendo que as variações são a mesma ou algo do tipo, precisa ser justificado, claramente é necessário entender bem o comportamento assintótico. Existe muita coisa que poderia ser feita, mas tem que se levar em consideração o que o aluno deveria ter feito antes, como um curso de geometria e etc... Se pararmos para discutir só a base daí não seria discutido cálculo. Uma sugestão, tem um artigo escrito pelo Artur Lopes na revista matemática universitária sobre evasão no cálculo.

Math.-ly
Автор

Professores, para colaborar com a discussão, : Não seriam esses "ímpetos variacionais" que você menciona, em que, por exemplo, a raiz quadrada atenua arrefece a velocidade de variação do denominador, a exigência de um conhecimento de matemática que é uma das coisas que faltam a grande parte dos estudantes que entram nos cursos universitários?

sandroazevedocarvalho
Автор

Sensacional o vídeo e o trabalho, professor! É engraçado que muitos pontos tocados, como a questão de cursos mecânicos e algébricos, acabaram culminando naquela pergunta do "por que estou estudando isso?" ao longo da minha graduação na engenharia e confesso que acabei o curso sem conseguir responder de forma convincente todas as vezes.

mateusalmeida
Автор

Aos poucos vou assistir todos os vídeos desse canal. Estou num período que não consigo estudar da maneira tradicional, e como não consigo ficar sem estudar, os poadcasts ficam ainda mais atrativos

moisescolaco
Автор

Nunca assisti uma palestra que retrata perfeitamente a realidade das universidades brasileiras, em especial a que estudo. Se tivesse como dar umas 1000 curtidas daria na hora. Parabéns por apresentar um tema tão importante para todos os discentes e docentes.

gilvansousa
Автор

Matias parabéns, excelente explanação.

luzinetedejesus
Автор

Obrigada, Prof!! Sou Pedagoga e Psicopedagoga, leciono em 4 ou 5ano do Fund. I. Por causa de inquietações com a Matemática entrei numa Licenciatura, foi a experiência acadêmica mais triste que já passei. O preconceito com relação a minha posição profissional foi dos professores aos estudantes (a maioria engenheiros buscando qualificação). Mas, dentre os professores que não eram de Matemática propriamente dita, um professor fez a atividade de criar vídeo aula para o YouTube; assim, nasceu o meu canal. Por causa de tuas palestras, esse ano retorno para Licenciatura (numa particular, federal nunca mais!). Caso um dia possa ver uma das minhas vídeo aulas, ficarei imensamente lisonjeada com suas críticas (que tenho convicção, que serão verdadeiras, mas, de bom tom). Venho orando para que os professores de séries iniciais tenham uma melhor formação de Matemática. Abraços.

profveralucia
Автор

Professor, sou graduando de Quimica. Tenho Cálculo I e II, tendo antes pré-cálculo e estatística. Geometria Analítica(que adoro estudar) está embutida dentro de cálculo II. Mas vejo alguns livros de Cálculo com séries infinitas, que não vejo em nossa ementa. Ao contrário, estudamos integrais duplas e triplas, que não temos nestes livros. Por que há essa diferença? Em tempo, sou fã dos videos do IMPA, tanto do prof. Eduardo Wagner, como do falecido prof. Elon....

thegugalopes
Автор

Parabéns pela abordagem professor! Assim que terminar minha graduação em adm e poder retornar pra Matemática vou puxar sempre que possível matérias com o senhor!

lucasbr
Автор

Professor sua fala é um alento, nós alunos ficamos muitas vezes perdidos com essa disciplina.

meira
Автор

O senhor conheçe o livro (calculus an intuitive and physical approach) ?
Estou pensando em comprar ele, mas nao sei se ele é bom.

paulojefferson
Автор

Bom dia!! Carlos amando 💗💗suas aulas, obrigada por proporcionar tanta sabedoria e dividir suas experiências conosco... Muito feliz por conhecê-lo e aprender mais a cada dia... Um ótimo dia, e que Jesus te abençoe e te capacite cada vez mais em seus projetos... Bjs😄😄😄😍😍😍💖💖👏👏👏👏👏

patriciapimenta
Автор

O pessoal que vota é professor de Matemática, não vale.
Se fizer uma pesquisa dessas na Engenharia o resultado será tenebroso. O zero por conta de um sinal é prática comum, depois do zero vem a vista de prova e o teste de empatia quando o aluno tenta e/ou consegue chorar uns décimos.
Obrigada pelo vídeo, me ajudou a ver que existem alternativas.

denisetorres
Автор

Olá Professor. Apesar de não ter tido tantos problemas em Cálculo( mas tive:) concordo com tudo o que disse em relação aos professores. Vivi isso na pele. Acabei contraindo uma doença auto imune e tive que desistir da faculdade de Matemática.

duduschimkus