35% de Álcool na Gasolina - Como os motores vão se comportar? Carburador e Injeção.

preview_player
Показать описание
Canal secundário de viagens e passeios Rotas e Tal:

Em breve podemos ter 35% de álcool na gasolina, praticamente transformando ela em E35 e não em Gasolina.
Assim, nesse vídeo, sem ficar debatendo se isso é errado ou não, vamos entender a maneira que isso irá afetar os nossos motores, como eles vão enxergar essa nova mistura?
Vai corroer o motor? Vai aumentar a Potência? Afinal, e a octanagem?

Vamos entender os efeitos do Combustível do Futuro nos motores.

Creditos da musica:

Music by Karl Casey

Music by White Bat Audio

On Youtube

#etanol #gasolina #motores #motor #moto #carros #35% #combustiveldofuturo Music Drive by @whitebataudio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

NOTAS DO VÍDEO**
Fala pessoal!
Fica aqui algumas notas já que o vídeo foi feito de última hora.

* Lembre-se que eu não abordei quem vai lucrar com isso, lembre-se que eu estou aqui pra falar sobre como os motores vão enchergar essa mudança, existem canais maravilhosos que abordam esse tema, e muito bem.


* A proporção de 12, 6:1 para gasolina com 35% de etanol foi feita com base nas tabelas flex da Vw.

* Nosso etanol, apesar de ser chamado de E100 é o E95, para ser E100 precisaria ser Etanol isento de água. Mas como falei, os 5% de água tem seus benefícios.
* Sobre um mínimo de álcool anidro na gasolina ser essencial para melhorar o índice anti detonante da gasolina, ou é álcool ou chumbo (e ai ja sabe né).
Os motores para rodar com a gasolina tipo A sem adição de álcool possuíam a taxa de compressão em torno de 7:1

*Não recomendei aditivos para gasolina pois é um assunto complexo, vocês viram, inclusive eu que filmei o trecho, o STP usa álcool anidro para aumentar a octanagem da gasolina..
Outros aditivos de limpeza famosos, usam QUEROSENE na composição, basta analisar a ficha técnica deles disponível no próprio site, apenas usam nomes mais lindos como "hidrocarbonetos Y e Z”
* Não gosto da ideia de ter etanol no meu motor monocombustivel, mas isso é tendência mundial.. Nós estamos correndo contra as emissões de poluentes não é? Existem conspirações? Existem... Mas também existem poluentes... Como disse, estudem por conta própria e com a mente aberta e tirem as próprias conclusões, o verde, muitas vezes é o verde que vai no bolso.. e que sai do nosso.
Mas lembre-se, a poluição é real!

* Falando de álcool anidro e combustível de boa qualidade, 80ml a mais de álcool por litro não vai mudar tanta coisa em relação do que ja ocorre agora, falando de corrosão, mas as impurezas presentes no álcool, vão criar os problemas ja mencionados...

* Preço: O álcool é mais barato, tem mais álcool na gasolina, ERA pro preço cair, já que também o consumo vai aumentar, mas você já sabe o que vai acontecer né?

*Sim, carburados vão sofrer, mas não mais do que já sofrem agora, aquele zinabre, aquela oxidação do alumínio com o álcool já acontece, então só vai acelerar um pouco o processo... Quer paz na próxima manutenção? Esquece carburador com diafragma.. Vai rachar igual mamona no sol.

*Mencionei sobre mistura pobre, e se seu motor apresentar sinais de mistura pobre, pode ser necessário acertar a mistura, carburador é fácil, injeção vai precisar de um remap ou algum tipo se piggyback.

Obrigado!

motosetal
Автор

O Deputado que fez a lei foi patrocinado pelo dono da Cosan. Cosan é a maior produtora de Etanol do Brasil. Ninguém questiona isso? Um empresário patrocinando político para fazer lei?!! Tudo Público!!

ironics
Автор

35% de álcool fora o batismo 😉😆😆😆😆😆😆🤑👉🫶

TheVengeance
Автор

Sou professor de Química e posso afirmar...👍Ótima reportagem... Parabéns....👍👏👏👏👏

marciodomingos
Автор

Poderíamos ter a opção na bomba da qntd de álcool na gasosa... Nos EUA existe essa opção... Pois pelo q entendi, 35% é a medida máxima permitida... Eu pagaria mais caro pra ter uma gasolina com 15% ou 20% de álcool pra usar no meu Fusca

dafenas
Автор

Phoda-C a edição. PRIMEIRO vídeo que vejo alguém trazendo INFORMAÇÃO sobre o assunto, de uma forma extremamente didática. O álcool é um excelente combustível, em termos físico-químicos e mecânicos... O problema é que não há área cultivável suficiente para suprirmos nem 50% da necessidade mundial de combustíveis. Cana só produz na região dos trópicos (quente) e em determinados tipos de solo. As outras fontes de etanol são ainda menos rentáveis/produtivas por área plantada. A adição de álcool na gasolina, não é nenhum problema para os motores FLEX. Motor FLEX é um engodo, mas isso é outro assunto. O caso todo é que o "petróleo" está para a civilização, como os 'anéis' do jogo Sonic está para o personagem. É só pegar vários deles, que o personagem se salva. É só extrairmos muito petróleo, que o mundo se salva. É extremamente "fácil" extrair petróleo e gerar uma k ralhada de energia. As pessoas não tem a menor noção do quanto de energia é produzida através da queima do petróleo, diariamente. Tentar substituir esta matriz de energia será um esforço HERCÚLEO. Não basta boa vontade e soluções simples, como trocar os motores a combustão, por elétricos. Isso é utopia pura. Só será transferido o problema para outra esfera. Fora estes e outros detalhes há a$ que$tõe$ financeira$ e de intere$$e$ e$cu$os.... E como é uma indústria TRILHONÁRIA, os detentores dela nunca largarão o "osso"...

Chiavaloni
Автор

Foi uma aula de motor totalmente gratuita e deveras informativa! Os diagramas, os gráficos e as figuras foram bastante elucidativas. Parabéns pelo serviço de utilidade pública realizado! Pra mim foi o melhor vídeo do canal ! 👏👏👏

GordorBR
Автор

O estranho é que esse projeto passou na velocidade da luz numa casa que possui 600 deputados e milhares de assessores, o mais estranho ainda foi que nenhum canal de TV, de rádio, etc, foi fazer uma reportagem decente, com o deputado autor do projeto e com as fabricantes de motores

Celestinoungido
Автор

Até qe enfim uma exposição/explicação do assunto isenta de politicagem. Parabéns!
99, 9% dos "entendidos" faz vídeo sem base técnica quase nenhuma, só pra dar opinião política, povo chato do inferno.
Mesmo não andando de moto, até prq vc falou em motorização e não exclusivamente de motos, ganhou um inscrito!

marcelofck
Автор

Até que fim alguem que fale com propiedade sobre o assunto... Parabens pelo conteudo! 👏👏👏

leandro
Автор

Sensacional esse vídeo, muito bom mesmo, isso porque foi feito de última hora...
Imagina se tivesse caprichado 😅😅

adaocaires
Автор

Em veiculos flex, com taxa intermediaria ali pelos 12, 5:1. Eu já uso meio a meio faz tempo. Cada carro tem a sua mistura ideal, quando agente consegue achar esse ponto de proporção, o carro anda como se tivesse com alcool e ainda fica aumentei a taxa de compressao da minha moto flex que era de 9, 5:1 para 10, 5:1 e faço a mesma coisa nela. Tá mais economica que a original e anda melhor....e aceita gasolina pura penso que se usar só gasolina pura, ocorre muita carbonizacao, e álcool puro tem o problema de o combustivel ser muito seco, dar problema nos bicos, bomba, enforcamento de valvulas pelo desgaste das sedes de válvulas, enfim. Uso os dois misturados e tem dado bom resultado para mim. Mas é bom sempre usar gasolina aditivada ou algum aditivo.

Já para quem tem carro antigo carburado é uma put sacabagem pq nao tem o que fazer, tem que regular tudo de novo para o novo tenho mais nada que nao seja flex por causa disso, mas limita que ainda tenha carros antigos e veiculos na dexada de 90 quando tinhamos 12, 5% de alcool na gasolina e a coisa foi só subindo e a média de consumos dos carros foi só caindo....
Para melhorar a media de consumo dosncarros antigos tem que subir a taxa de compressaondo motor para poder aproveitar toda a energia disponivel no combustivel, mas pouca gente vai fazer isso....e se vc tiver alta taxa e abastdcer com algum combustivel adulterado, tchau isso os carros nao vem de fabrica com a maior taxa possível, por causa dos combustiveis adulterados que aparecem pelo caminho....tenha sempre algum posto de confianca, se o carro aceitar bem aquele combustivel, fique queto por pa....nao é só nao adulteram, te entregam menos do que vc comprou...fiquem ligados...

KaLeB_
Автор

como de costume, mais uma ótima aula! vlw, tmj.

rodrigolima
Автор

O problema maior é a soma desse álcool com o batismo extra que normalmente colocam por aí, espero que os motores tenham sido projetados prevendo isso.

perfurant
Автор

Perfeito. O vídeo me pareceu um super resumo de tudo que já ouvi de especialistas da área, só que com um nível de detalhes lindamente alto. Muito bem detalhado e rico. Parabéns pelo vídeo.

marcelodoamparomonteiro
Автор

Eu sou astrinauta e posso afirmar que o video foi muito claro e elocidativo, parabéns!

antonioneiva
Автор

Meus parabéns meu irmão pelo vídeo, até agora o único realmente consciente é com conhecimento. Até hoje só tinha ouvido abobrinha sou mecânico a 51 anos e toda vida li muito e procurei me manter informado e o mais importante entender como funciona todo o sistema de queima e mistura ar/combustível. Até fiquei meio triste com um influencer porque tentei explicar para ele a respeito dessa nova mistura e de certa forma fui até mal tratado. Já não discuto mais simplesmente me afasto pois mais vale a paz do que a razão.

jalismardomingues
Автор

A bem da verdade é que muitos donos de postos se gasolina vinham adicionando mais álcool na gasolina faz muitos anos, e como hoje os carros são quase todos flex ninguém percebia a falcatrua. Só as motocicletas 100% a gasolina é que sentem a perda da potência e o aumento do consumo, a maioria dos outros veículos já ficaram alcoolatras faz muito tempo.

zefini
Автор

Para um motor 2T se for Yamaha ou Agrale como possui autolube a lubrificação não é tanto o problema, eu ja montei algumas RD135 e DT180 no Etanol deixando o autolube bombear óleo Semissintético ou sintético, mas quem for usar no Premix (mistura no tanque) teria q usar óleo com base vegetal, oleo a base de rícino pra ter uma mistura homogênea .
Nesses motores a única coisa q precisa ser ajustado mesmo é a giclagem do carburador, pq a taxa de compressão desse tipo de motor é baixa, na DT180 e RD135 é 6, 5:1, Agrale 27.5, 30.0, RX125 ja é na casa dos 7:1, como o motor trabalha de forma diferente essa taxa ja é o suficiente pra funcionar bem com 35% de alcool anidro na gasolina

MotoAdamiT
Автор

Parabéns! Estava esperando o vídeo pra obter uma explicação técnica e inteligente. Vou repassar para os conhecidos assistirem. E sobre suas desculpas ao final, o mais importante eram as informações, e estas foram precisas. A edição nesse caso, era segundo plano.

saulohboficial