QUAL SERÁ O EFEITO DOS 35% de etanol na gasolina? | O MECÂNICO RESPONDE

preview_player
Показать описание
DÚVIDAS DESSA EDIÇÃO:

00:33 - Tenho por costume utilizar gasolina aditivada em meu veículo, um Chevrolet Cruze 1.4 turbo 2018 que está hoje com 54 mil km rodados. Procuro sempre abastecer em um posto de confiança e de boa procedência, abasteço sempre com a gasolina Ipimax da Ipiranga. Minha dúvida é: conversando com um mecânico a respeito de utilização de gasolina aditivada, ele me disse que o aditivo presente na gasolina não se queima e não é eliminado por completo na câmera de combustão, e vai acumulando-se no interior do motor, e para provar que ele estava falando a verdade, ele me mostrou um cabeçote que estava desmontado em cima da bancada, e dava para ver uma gosma avermelhada incrustada no interior do cabeçote, e me disse que aquilo era aditivo presente na gasolina que não é eliminado e fica parado lá. Realmente fiquei preocupado pois sempre utilizo gasolina aditivada, isto acontece com todos os tipos de aditivos ou será que foi algum tipo de aditivo fajuto ou da má qualidade vendido em certos postos de abastecimentos? Todo o aditivo deve ser totalmente eliminado ou queimado... ou nem sempre isto acontece?

02:24 - Tenho um Prisma 1.0, 2017 com 150 mil Km. O motor está ótimo, pois sempre troco o óleo a cada 5 mil Km e o recomendado: 0W20.
Mas o carro ao parar num sinal ou aproximar-se de uma parada, antes de parar totalmente e já debreado, ou mesmo em ponto morto, fica acelerado em cerca de 1300 RPM, voltando aos normais 750 RPM apenas quando para totalmente.
O que pode ser isso?

03:29 - Tenho um Corsa Classic 1.0 2004. O carro começou a morrer após percursos longos, e não pegar mais. Já fiz de tudo, troca da bomba de combustível, velas, cabo, bobina, sensor de rotação, relé da bomba de combustível, limpeza de bico e TBI, limpeza das câmaras de admissão, check-up eletrônico, inclusive da sonda lambda, etc... e o veículo continua morrendo. Agora quando a rotação está alta e cai como numa valeta por exemplo. Não sei mais o que fazer. O que mais poderia causar esse defeito?

04:17 - Tenho um Onix 2019 1.4 LTZ, comprei com 48.000 km e hoje está com 51.000 km, e o pedal da embreagem pulsa quando piso no acelerador, mesmo com o carro desengrenado e também começou a apresentar um endurecimento do pedal na primeira utilização do dia ou após algumas horas parado. A embreagem não apresenta sinais de desgaste como por exemplo: Trepidações ao sair com o carro ou aquela patinada quando pisamos fundo no acelerador. Já levei em alguns mecânicos que disseram que o carro não tem nada, eu acho que tem problema sim. Mas qual seria o problema?

05:34 - Qual o efeito do aumento do percentual de etanol anidro nos bicos injetores e no sistema de bombeamento de combustível no motor 1.6 Turbo GDI do Tiggo 7 PRO? E nos motores Flex em geral?

06:23 - Tenho 2 carros da linha Honda Flex CVT (injeção direta) um FIT e uma HR-V e com baixíssima quilometragem. Sempre desde zero km, abastecidos com gasolina aditivada e de procedência (posto idôneo). Estão em perfeito funcionando e redondo, óleo de motor 0W-20 recomendados e trocados sempre com 3.000 a 4.000 km ou a cada 6 meses, juntamente com a substituição de todos os filtros: filtro de óleo, de ar do motor, de combustível e de cabine, (originais ou de primeira linha), por se tratar em condições de uso severo. Por zelo e excesso de cuidados, eu posso usar uma proporção de gasolina aditivada + gasolina premium a cada tanque (50 litros de capacidade)? Qual proporção ideal? E isso poderá gerar problemas por alterar a octanagem? ou seja, para uma maior octanagem sendo que entendo que o motor por sua vez foi fabricado e desenvolvido pra nossa gasolina comum. Essa minha precaução em vir a lhe perguntar se deve ao receio de vir a atrapalhar o bom funcionamento do motor, uma vez que estão ótimos. Ou ainda, essa atitude pode vir a evitar eventuais detonações?

Clicando no sininho você recebe notificações sempre que tiver vídeo novo!

+ Cursos ONLINE para mecânicos

+ Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: @revistaomecanico
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Primeiro tiraram a possibilidade do pobre comprar carro zero; agora com tanto etanol na gasolina o pobre também não vai poder manter o carro velho funcionando bem.

Gburj
Автор

pior que ja andamos com mais de 30% há decadas, o lobby junto com os donos de gasolina são muito fortes

tomasbarros
Автор

35% na teoria né, muitos posts vão meter logo 50% ou mais, como muitos já fazem por aí kkk.

ThiagoJ.D.
Автор

Só uma correção, 35% de etanol mais 35 gasolina mais 30% de solventes !

juniorleite
Автор

esse carrinho de ferramentas, bonito demais

Eu estou com um elétrico e não pretendo nunca mais pegar um veículo a combustão (exceto moto)
Porém compartilho da dor, é absurdo 35% de alcool misturado na gasolina.

alvaroguatura
Автор

A primeira pergunta parecia um enunciado de redação do Enem kkk

smithDerlon
Автор

Amigo do corsa: Substitua o módulo do motor pra teste.

Amigo do onix: Verifique folga axial do motor e centralização do conjunto embreagem. Além de fazer uma sangria no sistema de embreagem.

henriquecamp
Автор

Sobre o amigo do Prisma 2.0 ano 2017, no minuto 09:00...
Geralmente, pisar no freio e a aceleração aumentar... é problema no Hidrovácuo do freio.
Tem defeitos ali que, quando não aceleram a rotação do motor, fazem o motor morrer.
Defeito simples.

jvmm
Автор

Boa equipe. Não acabe c/o quadro muito bom o conteúdo.

a.aetiquetasbobinas
Автор

Aquele sintoma do prisma 1.0 2017 provavelmente é algum sintoma relacionado ou a entrada de ar dentro do coletor em algum lugar fora do sensor antes da TBI ou é canister, quando há uma entrada oculta de ar dentro do coletor de admissão em que o sensor não mapeia acontece uma aceleração anormal na rotação, o canister já é uma função já pré-programada pois a central ela determina situações em que a válvula de purga do canister seja aberta e uma dos sintomas é uma aceleração brusca na rotação pois nesse momento a válvula é aberta e o vapor da gasolina armazenado no canister é liberado para dentro da Câmara de combustão e aceleração ela é aumentada para a queima efetiva desse vapor

cassioluisriboli
Автор

Excelente canal !
Obrigado pelas explicações do Professor.
Parabéns pelo trabalho.

reinaldofy
Автор

O etanol acelera o desgaste do escapamento principalmente abafador de grande maioria dos carros em razão da umidade produzida no momento da combustão, diminui a vida útil da bateria pois a partida a frio com esse combustível exige mais força para fazer o motor funcionar é sabido de todos que o etanol é um combustível limpo mais que queima rápido e não garante a autonomia que a gasolina oferece ou seja pra valer a pena teria que ser a um custo muito bem abaixo do praticado atualmente.

wesleyfernandesdesouzafsou
Автор

Ao amigo da última pergunta(Fit e Hr-v): quanto aos seus carros, o primeiro deles(Fit) NUNCA saiu com injeção direta, e, a menos que o seu Hr-v seja o Touring Turbo(perdão pela aparente redundância, mas, a princípio, a versão Touring tinha como diferenciais apenas os faróis de LED e o teto solar, mantendo o motor R18 "comum" às outras versões) seu carro também não possui injeção direta

alexandrecurvelo
Автор

Para o amigo do Corsa, verifique o plugue do chicote que liga a bomba de combustível. Peguei um problema idêntico e quando o plugue esquentava, apresentava o mesmo sintoma.

AutoLube-dbht
Автор

Achei que era 30%, meu opala é álcool, vou abastecer com gasolina, vai ficar top.

marcos
Автор

Olá, tudo bem. Vocês não conseguem fazer um vídeo explicando da forma patrão pela norma e conforme a GM como desmontar e montar um motor 3 cilindros do Onix?.

felipeferreira
Автор

Vídeo show, já dei like e me escrevi..👏👏

Toninho
Автор

Simples quem noa tem carro flex tá lascado com está gasolina podre

MarcoAntonio-nprv
Автор

Então professor Landulfo, aumentar o atual teor de etanol dos 27% para 30% ou até para 35% pouco vai influenciar no funcionamento desses atuais motores a gasolina, já que a ECU deles tem essa margem de correção tanto da mistura e tbm do avanço de ignição, portanto só haverá um leve maior aumento no consumo médio e nada mais.

PanayotisJeanSkiadas
Автор

Literalmente o governo aprovou a adulteração da gasolina que já existia agora, até chegar na bomba vai ser 50% a 50% ou mais dependendo do posto.

AndreFLima-bydt