Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento

preview_player
Показать описание
Neste vídeo, a MTE-Thomson explica como funciona o sistema de arrefecimento!

O bom funcionamento do Radiador,Ventoinha,Bomba d’água, reservatório e mangueiras , além da válvula termostática,Sensor de Temperatura e o interruptor térmico são fundamentais para o sistema.

A Válvula termostática é a peça que faz a divisão do entre o líquido no motor e no radiador.

A função dela é permitir o rápido aquecimento e a manutenção da temperatura para um bom funcionamento do motor

Ela abre pela ação da cera expansiva na temperatura especificada liberando líquido QUENTE vindo do BLOCO DO MOTOR para o RADIADOR. O líquido quente por sua vez,
atravessa todo o radiador e é resfriado, voltando para o bloco do motor.

Já o interruptor térmico localizado no radiador tem a função de ligar a ventoinha em casos onde o fluxo de ar que passa pelo ele não for suficiente.

Isto sempre acontece quando o motor está ligado e o veículo está parado em um congestionamento.

O interruptor é acionado quando os discos bi-metálicos se dilatam com o calor, provocando deslocamento de componentes no seu interior, por sua vez, LIGANDO E DESLIGANDO a ventoinha do radiador, resfriando o líquido no seu interior.

O líquido SEGUE ENTÃO para o motor e completa o ciclo.

O Sensor de temperatura localizado em diferentes partes do motor , possui uma pastilha cerâmica chamada termístor, ou seja, um resistor que varia em função da temperatura.

Isso significa que quando a temperatura do motor é baixa, a resistência elétrica do termistor é alta, impossibilitando a passagem de corrente elétrica para o ponteiro do painel do automóvel.

Quando a temperatura está alta, a resistência é baixa, possibilitando a passagem de corrente elétrica, e o ponteiro do painel indica essa variação de temperatura naquele momento.

Já este sensor da injeção eletrônica, conhecido como Plug Eletrônico, funciona de forma similar ao sensor de temperatura ,
mas ao invés de enviar as informações para o painel, as informações são enviadas para o módulo de controle eletrônico, ou ECM.

Com esta informação o módulo controla o tempo de injeção do combustível ,o ponto de ignição, o Sensor Lambda, e até ventilador do radiador substituindo o Interruptor térmico.

Quando o motor é desligado a bomba d’água para de funcionar, a válvula termostática começa a se fechar e o liquido a esfriar.

O motor trabalhando na temperatura certa evitará gasto excessivo de combustível ,menor índice de poluentes e um melhor desempenho
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse vídeo foi a porta de entrada pra que eu me apaixonasse por motores automobilísticos, você mudou minha vida, obrigado!

HumbertoGessinger-
Автор

Conteúdo muito top parabéns pela. Dica 👍

rafaegoveia
Автор

Que vídeo excelente, parabéns a todos os envolvidos.

joaoandresoares
Автор

Parabéns pela sua explicação e parabéns pelo seu canal abraços.

franciscodossantos
Автор

Valeu muito importante a dica você mostrou

jairluz
Автор

Muito bom gosto muito CVS esta de parabéns

carlosbarbozadepaul
Автор

Eu faço mecânica aeronáutica, mas esses vídeos automotivos me ajudam bastante também!

Gabriel.Bonfim
Автор

Uma palavra resume esse vídeo: excepcional!!!

edionelopes
Автор

Massa gostei! O melhor vídeo wu assiste!

DzariaTvOficial
Автор

Lembrando que são dois os tipos de sistema de arrefecimento / ATIVO >:Quando ligamos o motor do veículo, a bomba d’água entra em funcionamento, bombeando o líquido de arrefecimento.O sistema ativo possui um tubo de retorno que conecta o radiador, o cavalete d’água ou a carcaça da válvula termostática ao reservatório de expansão.O líquido circula continuamente, mantendo o sistema pressurizado.PASSIVO> A bomba d’água bombeia o líquido de arrefecimento.Não há tubulação de retorno para o reservatório.Após atingir a temperatura de trabalho, o líquido expande, vencendo a pressão pré-definida da tampa.O líquido é enviado para o reservatório, elevando seu nível. Após desligar o veículo, o líquido retorna ao reservatório.

androidfirebase
Автор

Parabéns, a melhor explicação de todas q eu vi, ótimo mesmo já me escrevi no canal e vou compartilhar muito, obg

PauloSilva-vevg
Автор

Não entendo nada de veículos mas vendo vídeos assim, já tô ficando mais craque no assunto...

rodrigues
Автор

Por isso a maioria dos carro ficam no prego por causa de temperatura alta.
A água era para entrar por baixo do radiador e sair por cima, assim daria mais tempo dentro do radiador para resfriar.
A entrada sendo por cima a saída é muito mais rápida e com isso o resfriamento é menor.
Equipamentos como redutor possui radiadores e variadores que trabalham dessa forma pois a rotação é muito alta.

erikarafaely
Автор

Ótimo vídeo. Parabéns.
Gostaria de saber se existem carros com duas mangueiras de retorno no reservatório de expanssao e se sim, no momento da limpeza as duas devem ser soltas?
Tenho um Ford Focus 1.6 motor Sigma e percebi que tem duas mangueiras retornando com fluido para o reservatório de expanssao.
Gostaria de saber tbm se as duas fazem a mesma função e vem do radiador?

luiscosta
Автор

maneiríssimo, eu como estudante do quinto período de engenharia mecânica fico fascinado !

deathgoty
Автор

Didatica e explicacao fantastica! So faltou falar do reservatorio de expansao..e da mangueira do radiador que esta conectada do reservatorio

RnnKT
Автор

Video muito bem informativo, não costumo comentar nos demais, nem pra bem, nem pra ruim, porem ta de parabens!!

matheusgomes
Автор

Legal, mas poderia colocar setas indicativas de fluxo

Santosbh
Автор

Gostaria de saber sobre estes cabos e suas ligações?

Автор

Vital no sistema de arrefecimento é a presença de aditivos na solução arrefecedora à base de monoetilenoglicol (segundo as próprias montadoras)... Desconheço como seria o contato do monoetilenoglicol nos cabeçotes de alumínio dos motores. Fato é que se fizer um teste composto, colocando palha de aço e tiras de folha de alumínio sob solução com monoetilenoglicol a 30%, a palha de aço não sofrerá corrosão mas as tiras de folha de alumínio, sim. Repito: desconheço como seria o contato do glicol com os cabeçotes de alumínio dos carros; se existirem, ocorre, sim, o esfacelamento do alumínio (pelo menos segundo esse teste caseiro e um tanto simplificado, pois o fluido não está sob pressão ou aquecido, como ocorre nos sistemas de arrefecimento). O Paraflu recomenda 30% nos motores FIAT, que têm cabeçote de alumínio...

MrLooidi