Teoria do apego

preview_player
Показать описание
Até uma certa época, acreditava-se que a alimentação seria a razão pela qual a criança desenvolvia vínculo com sua mãe. Atualmente, a Teoria do Apego está na base do conceito de vinculação, fundamental na construção de relações sadias.
O apego acontece quando o comportamento de seus pais leva a pessoa alcançar a proximidade, se tornando mais apto para lidar com o mundo.
As figuras de apego são os cuidadores: pai e mãe, avós, tios, educadores, outros.
O comportamento do apego será ativado quando o bebê estiver assustado, cansado, com fome ou sob estresse, levando-o a emitir sinais, como o choro por exemplo, que podem trazer a aproximação e a motivação do cuidador, oferecendo assim uma BASE SEGURA.

O cuidador deve ser capaz de atender de forma a validar o sentimento da criança conforme as necessidades que surgirem, deve saber como agir de forma adequada, como cuidar e estar disponível quando necessário.

...................................................................................

Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512

Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Psicólogo presencial em São Paulo região da Av Paulista, Consolação, Cerqueira Cesar.

Ajude o canal – Pix: 11 99787-4512

Seja membro do clube de canais:

E-books já publicados TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena. Insônia. Neurose de Abandono. Borderline.

Este vídeo se propõe a apresentar situações nas quais um psicólogo pode atuar no processo de psicoterapia, não tendo função de tratamento. A psicoterapia é o seu espaço para receber orientação, refletir, se conhecer, mudar comportamentos, pensamentos e sentimentos

Marisa de Abreu
Psicóloga CRP 06/29493
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

olá, bom!!! estou entendendo tbm... como a infância tem influência nas nossas vidas.... Nossa! se todas as pessoas tivessem ao menos um pouquinho de consciência do quão difícil é auxiliar uma criança até que ela chegue na fase adulta de forma saudável, pensaríamos muito e buscaríamos mais conhecimento para criar um filho.... afinal tornar-se um adulto: forte emocionalmente, resiliente, honesto, empata não é nada fácil, o sujeito tem que realmente querer e ter base... dar uma boa base na fase infantil auxiliaria MUITO, pouparíamos muitos traumas, teríamos melhores resultados com auto estima e etc... portanto acredito que para trabalhar de forma saudável um filho, é necessário ser um pai ou mãe saudavelmente trabalhado ...por mais assuntos como esse do vídeo no mundo!!!❤

alessandronascimento
Автор

A minha percepção é de que amar é cuidar.

valerialobao
Автор

Fiz uma autoanalise bem intensa baseada nessas teorias do apego. Meu pai sempre foi uma pessoa ausente, sumia por meses (ele 'trabalhava' como vendedor ambulante), ficávamos apavorados por meses, com medo dele ter sido morto e onde estaria. Nunca trouxe estabilidade financeira e nem foi responsável por nosso emocional. Minha mãe, por outro lado, sempre teve que trabalhar muito, também era ausente (não tanto quanto meu pai) mas, acabava compartilhando muito conosco sobre o que ela sofria. Sempre se mostrou forte, mas era muito dura com as palavras e, eu, por sempre entender essas situações, deixava tudo muito confortável para ela. E com isso, ela se tornou uma pessoa muito injusta, controladora, abusiva e por aí vai. Sinceramente? A questão hoje é que eu me odeio, sou uma pessoa completamente insegura e sem autoconfiança, deixo qualquer um montar em cima de mim. Enfim, essa situação é desoladora.

thaisaraujo
Автор

Como dependente emocional, hoje entendo que é ao contrário do que falado no início do vídeo.
Devemos escolher a pessoa por querer ela, mas não precisar dela .
"Te amo e estou com você porque quero estar contigo"
Trecho do livro desapegue-se, Walter Riso

luazevedojs
Автор

Eu sou esse tipo de pessoa, que não gosta de estar junto das pessoas.

Cecikas
Автор

Tenho dificuldade de manter amizades, pq acho que vai chegar uma hira que essa pessoa vai se decepcionar comigo e vai se afastar, daí eu me afasto pra não correr esse risco.

patriciacurvelo
Автор

Me sinto exatamente assim. Sinto que qualquer um é ou pode ser melhor que eu. Só sirvo de segunda opção, em todos os aspectos.

gabyy
Автор

Quem me dera ter tido suporte familiar, fomos abandonados pelo pai, a mãe sobrecarregada descontava toda a raiva nos filhos, não tinha uma palavra de apoio só de brutalidade, estorvo assim ela me chamava por minha saúde ser muito frágil, meu irmão mais velho parecia o cão em figuras de gente chamando eu e minhas irmãs somos três, dos piores nomes falando coisa que eu nunca tinha ouvido falar, minha mãe eu com onze anos fazia eu trabalhar igual um adulto me pois numa loja perto de casa eu lá trabalhava das sete horas da manhã as sete horas da noite, em pé, no dia do Pag ela ia lá pegava meu pág ia embora nem me olhava na cara, Amor ela tinha sim pelos caras que arrumou e teve vários filhos e fazia a gente criar... eu pensava nisso nas crianças que precisavam comer aí meu coração se quebrava, eu pegava tudo que ganhei e comprava coisas para eles, eu tive a proposta da dona da loja de me adotar mas pensei nãos meus irmãos pequeno, enquanto eu estivesse por perto eu não deixava ninguém tocar neles, os caras que ia lá se deixasse Batia neles até machucar... graças a Deus ele sempre falou ao meu coração e assim podemos sobreviver, pensam que filhos é brincadeira, todas doenças que tive eram assintomática, hoje minha família são meus filhos, os irmãos cada um foi pra um lugar, minha mãe faleceu meu pai nunca tive notícia.. família é base é estrutura, sem base vc fica bambo fraco, tenho irmão irmã que tem fortes crises de ansiedade e depressão por causa da infância, a fome o frio não me doe mais, graças a Deus isso passou, as palavras ficaram e doe toda vez que lembro

vaniagoncalves
Автор

O melhor livro pra dar conselhos imutáveis é a palavra de Deus.
Ninguém melhor que o Criador pra ensinar na educação dos nossos filhos.E não muda com o passar do tempo

angelinasantos
Автор

Espero e oro a Deus para que essa teoria não seja 100 por cento meus pais são narcisistas convivi com muita gente narcisista espero não atrair mais essa gente para minha vida

kellypires
Автор

Este assunto me interessa muito, pois, tenho muito que aprender... Gratidão Querida!❤️

deborahp
Автор

Olá Dra Marisa já dou like antes de ver o vídeo por inteiro, ouvindo você falar dá para entender jeito de ser de muitas pessoas
Vídeo bacana como sempre🌷🌷

allankardec
Автор

"Preciso" apenas de saber que os meus "afetos" existam💚...mesmo de longe.👍🤭💚

sophiamagdalene
Автор

Nunca houve um vínculo emocional na minha família, mãe controladora, agressiva, cheia de ódio, pai ausente emocionalmente, não interferia em nada, irmão igual a mãe, agressivo, covarde. Nunca me senti pertencente, segura ou amada.

analucas
Автор

Excelente vídeo! Vc explicou a teoria de forma muito didático 😉

myrceateixeira
Автор

Fui criado totalmente sem apego e hj em dia não tenho apego algum aos meus pais e, pior, só me relaciono sem profundidade com as pessoas. Acho amizades "um peso". É duro dizer isso, mas é assim que eu sinto. Minha filha nasceu e com ela eu sou altamente apegado. Dou quase 100% do meu tempo a ela.

cristianoo
Автор

Conteúdo muito importante! Um abraço com carinho!

Ale-rtuh
Автор

Dra, como parar de dar atenção para pessoas que não agregam na nossa vida?

Babica
Автор

Apenas depois de adulto, dos 36 anos, eu comecei a ser sempre abandonado pelas pessoas...nenhuma reclamação, meus pais sempre foram excelentes...foi depois do surgimento das redes sociais e do smartphone, que isso começou...

wslopes
Автор

Muito relevante. Precioso material para se auto analisar, porque tudo começa lá atrás e vem nos compondo e fazendo de nós seres complexos e difíceis de construir relações harmônicas, por não sermos assim harmonizados interna e externamente.
Ainda bem que a psicologia aí está avançando cada vez mais para nos ajudar a compreender e curar nossas nossas almas sofridas.
Gratidão!🙏🏾❤️

veronicacardona