Déficit de atenção: Sintomas, Diagnóstico e Dicas

preview_player
Показать описание
Psicoterapia online: (45) 99973-3028 (envie mensagem pelo Whatsapp para marcar uma consulta).

Livros recomendados:

Equipamentos usados:

Playlist sobre TDAH

Neste vídeo vamos falar sobre o TDAH na fase adulta. Esses adultos sentem uma série de consequências por terem vivenciado o tdah ao longo de uma vida sem diagnóstico e sem tratamento.
E agora? Adianta tratar esse TDAH?
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, que acomete a pessoa desde o nascimento.
Muitas pessoas no canal comentam: eu acho que eu tenho TDAH, o que eu devo fazer? Adianta agora que sou adulto?
A resposta é SIM! Adianta e tem tratamento para adulto com TDAH.
A qualidade de vida do adulto pode melhorar muito.
Este adulto geralmente tem muitas dificuldades que ele não compreende de onde vem seus problemas. As consequências da pessoa não ter recebido tratamento são inúmeras, por exemplo:
1) Dificuldade em relacionamentos;
2) Histórico profissional com muitos problemas;
3) Desempenho insatisfatório diante da capacidade que tem;
4) É comum o uso de substâncias psicoativas: maconha, álcool, tabaco etc.

E qual profissional eu posso buscar para diagnóstico e tratamento?
1) Psiquiatra;
2) Neuropsicólogo;
Muitas vezes, ambos trabalham conjuntamente, cada um sua especialidade.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um conjunto de sintomas caracterizada por agitação, hiperatividade, impulsividade, distração, desatenção, esquecimento, desorganização, dificuldade de concentração, adiamento crônico, entre outras.

Todas as pessoas apresentam algumas destas características. Mas, quando as queixas e os problemas causados por elas são muito intensos, pode ser o TDAH. Há profissionais capacitados para o diagnóstico e o tratamento para TDAH.

----------------------
Sou formada em Psicologia há 20 anos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Unesp; especialista em Neuropsicologia (CRP); habilitada em reabilitação neuropsicológica (FMUSP); membro da Associação Brasileira de Neuropsicologia.

Sou interessada em conhecer o funcionamento das pessoas, seus interesses, seus motivos, gostos e histórias de vida. Estou sempre aprendendo com cada ser humano que se coloca em meu percurso profissional ou pessoal e acredito que sempre é possível a prática psicológica ajudar a extrair o melhor de cada um.

O que é Neuropsicologia?
Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o funcionamento cerebral e comportamental de um indivíduo.
Investiga as funções cognitivas e o comportamento tais como: inteligência geral, linguagem, memória, atenção, funções executivas, praxias, visuoconstrução, cognição social e reconhecimento de emoções. Faz um mapeamento de déficits, recursos e estratégias que o paciente usa e os que pode desenvolver para vir a obter melhora funcional global.
A avaliação permite aos profissionais da saúde auxílio a:
Diagnóstico, especialmente quando os problemas são parecidos entre si (fazer diagnóstico diferencial);
Prognóstico do quadro através do mapeamento de forças e fraquezas cognitivas;
Orientação para ajustes no tratamento médico, psicológico, fisioterápico ou outros;
Esclarecimentos e orientações na escola para melhor proveito e aumento da funcionalidade e satisfação com ambiente escolar;
Ajustes quanto ao ambiente de trabalho ou quanto ao tipo de atividade profissional;
Encaminhamentos adequados para a necessidade do paciente visando melhor qualidade de vida do mesmo e familiares.
Pode ser avaliados crianças, adolescentes, adultos e idosos com hipótese diagnóstica ou confirmação de: demências; epilepsia; traumatismo craniano; tumor; intoxicação por metais pesados ou uso de drogas; distúrbios do sono; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; esclerose múltipla; acidente vascular cerebral (“derrame”); encefalite; doenças psiquiátricas (ex.: depressão, esquizofrenia, humor, ansiedade); dificuldades ou transtornos específicos de aprendizagem; atrasos linguísticos; síndromes genéticas; transtorno do espectro autista; e até mesmo pessoas saudáveis que queiram se conhecer e melhorar estratégias no desempenho dos estudos ou trabalho.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Me da vontade de chorar quando eu preciso ler alguma informação e acabo nao entendendo nada e tenho que ler diversas vezes para entender

joaopbr_
Автор

Me dá vontade de chorar quando vejo outras pessoas entendendo tudo na primeira explicação, e eu não entendo nada direito.

CJ-xseg
Автор

Meu déficit é tão grande que me destraio até com meus pensamentos

douglaslima
Автор

Comecei a prestar atenção no início mas depois me distraí complicado xD

ihatesushi.
Автор

Recentemente descobri o meu TDAH, com 23 anos de idade. Estou lendo esses comentários e chorando porque me identifico em tudo. O que mais ouço na minha vida é "acorda, Gabriella", "A Gabi vive no mundo da lua", "presta atenção", etc... Descobrir que a minha dificuldade na escola, nos estudos e até na socialização por me sentir inferior é por conta do Déficit de Atenção está sendo muito angustiante pra mim, mas ao mesmo tempo um pouco aliviada por saber que não é porque não tenho interesse no estudo, e sim porque tenho dificuldade. 💔
Já perdi tanta oportunidade na minha vida por não conseguir me concentrar, por não conseguir aprender. Isso me corta.

gabriellarodrigues
Автор

Tipo, eu n consigo terminar um livro, uma série, mtas vezes um filme, quando tô indo por exemplo a algum lugar pra fazer alguma tarefa ex: pegar a vassoura! Aí quando eu chego em frente a vassoura eu n lembro que é pra pegar a vassoura, aí eu volto na sala e pergunto a minha mãe... N consigo prestar atenção numa conversa mto longa.

ruanalves
Автор

Tenho 14 anos, e bom, eu procuro sobre esse assunto porque eu acredito que tenho TDAH. Me encaixo em todas as características apesar de conseguir ir bem na escola, isso até um tempo atrás quando percebi que esta cada vez mais frenquente minhas desconcentrações e dificuldade em fazer as atividades. Muito obrigada pelo vídeo.

analaravianadematos
Автор

Agora sei de onde vem a falta de atenção.
Quando começo a ler, alguma páginas depois mi desconcentro e perco o interesse
Perco o interesse em quase tudo.
Parece que a mente buga
É doloroso

mateusveloso
Автор

vive no mundo da lua? escuto isso desde era que muito criancinha. tô com 19 anos e continuo escutando.

henryzfx
Автор

🎈É tão ruim ser assim. Tudo dá errado ou, no mínimo, tenho o dobro do trabalho. Conclui a faculdade com 1 ano de atraso. Sou taxada de retardada.. mas também dizem que sou inteligente porque passei em vestibular e concurso. Isso não é questão de inteligência, eu só me esforço (pra caralho). Eu estudo sempre, sou muito curiosa em relação a como as coisas coisas funcionam, isso ajuda. Se eu não fosse tão tapada, acredito que já teria chegado onde uma parte de mim queria estar.
Sinto que meus remédios não estão ajudando.
Enfim, desculpa e desabafo pra quem leu até aqui.
Dei pausa no conteúdo aqui (tô estudando pra concurso) pra tentar achar uma técnica eficaz pra me ajudar a reter os assuntos mais complexos e acabei aqui. Ótimo vídeo, inclusive.
Obrigada, de nada!

drycintilante.
Автор

Me identifiquei muito, afetou minha infância/adolescência no colégio principalmente e agora no trabalho fora o transtorno e baixa autoestima no dia a dia

JOSEMAR_ARAUJO
Автор

Sou advogada e TDAH. Só quem passa sabe como é difícil conviver com isso. Às vezes dá vontade de chorar pelo fato de as tarefas nunca terem fim. Sou muito organizada, estou sempre com agenda, mas tem dias que passo o dia todo na frente do computador em extrema improdutividade.

lucianegoulart
Автор

É tão difícil isso, já passei por várias situações constrangedoras, no trabalho com pessoas, isso é ruim, demais, a falta de atenção e não é por queres, já fui muito humilhada em uma empresa por erra um serviço, mas não foi por querer, não ! E dificul

_cassiassena_
Автор

Acredito que tenho isso. Porque tem afetado muito minha vida, não consigo prestar atenção em uma conversa longa, normalmente finjo que estou entendendo a conversa mas minha cabeça está longe. Aprendi a ler bem tarde porque não conseguia aprender como meus colegas... passei muita vergonha é chamada de burra.
Melhorei um pouco depois de adulta. Porém ainda tenho algumas dificuldades. Sou muitoooo desatenta pra tudo. Também nos serviços domésticos quando começo não termino, antes de terminar deixo e faço outro, acabo passando quase o dia inteiro para terminar o que comecei. Enfim...

raylaniadias
Автор

É importante falar com a família.
Tenho isso, foi muito difícil p mim, pois sofria muito bullying em casa, a ponto de odiar minha família, debochavam, diziam que eu vivia no mundo da lua. Cantavam uma música para mim " Eu vivo sempre no mundo da lua ... " até que descobri, tratei e hoje tenho o déficit d atenção sobre controle.
Mas, afastei-me das pessoas por conta disso.

stellarezende
Автор

Sempre sofri disso. Hoje com 31anos estou pior. Quando eu era criança, eu tirava só notas ruins nas provas, teve dias que a prova era de consulta, eu consultava no livro td errado pelo fato de não conseguir entender, mesmo lendo diversas vezes. Hoje com 31 anos de idade estou tendo muitas dificuldades no trabalho por conta disso. Eu não consigo enxergar as coisas q estão na minha frente, horrível demais!! Só Jesus..

jefersonbarreto
Автор

Todos os sintomas bateram comigo, não tenho planos pro futuro, tenho dificuldade pra estudar, preguiça pra pensar nas obrigações do dia a dia, me dou mal no relacionamento familiar e amoroso, quando observo algo, me distraio fácilmente com qualquer outra coisa ou pensamentos negativos sobre algo.. Achava que tudo isso era preguiça, mas tô vendo que é algo mais sério que pode trazer danos pra mim

MarcosVinicios-kire
Автор

Eu com 12 anos de idade tenho todos os sitomas. Mas minha família nunca pensebeu isso. Eu que tive que crescer para enteder porque eu era assim. agora depois da pandemia vou para um psicólogo para me cuidar

frgd
Автор

Estou feliz por ter encontrado este assunto, o qual eu não conhecia. Me identifiquei com o arquétipo sugerido no vídeo para quem sofre de TDAH. Desde o ensino fundamental e médio vivi me esforçando ao máximo para passar nas matérias. Viajava durante as aulas e as exatas já foram responsáveis por reprovação do ano letivo. Sempre fui estabanado e tinha dificuldade para atentar aos detalhes. Memória fraca, esquecia de tudo, e quantas vezes as pessoas me falavam que já tinha falado sobre "aquele" assunto. 2 relacionamentos perdidos, muitas páginas lidas e relidas e agora novamente tentando fazer a faculdade... Me sinto estagnado. Às vezes tenho ápice no ânimo para vencer na vida, porém rapidamente desisto de tudo. Faço planos mirabolantes, porém logo vão por água abaixo... Esse sou eu... Estou lutando contra isso. No último ano percebi uma melhora grande em minhas emoções e até corporal após passar a exercer atividades físicas e melhorar a minha alimentação. Porém nos últimos 7 meses, após ter conseguido inclusive banir o açúcar da minha dieta, voltei a minha vida de excessos alimentares e atividades físicas esporádicas... Resultado, Memória péssima, baixa estima e dificuldade em me concentrar. Estarei voltando a melhorar alimentação e praticar exercícios. Estarei postando os resultados no meu canal do YouTube Jota Azeredo e em meu o J.azrd.

JonatasAzeredo
Автор

Fui uma criança que cresci tendo dificuldade na escola, dava muito trabalho, com muita luta consegui terminar o ensino médio, cheguei a começar uma faculdade que larguei logo no início, sempre ouvi que eu era vagabundo, não queria nada com a vida, hoje tenho 32 anos e vivo com as mesmas dificuldades, me manter em um trabalho é uma luta e as vezes me sinto incompreendido, não consigo explicar o porquê isso acontece comigo, eu tenho os dois lados tenho um grave problema de atenção e hiperatividade com impulsividade. Já me perguntaram muitas vezes o que eu queria ser quando crescesse, eu cresci e até hoje não sei responder essa pergunta. Mas eu vou me tratar! Vou lutar por mim. Obrigado pela grande explicação Dra.

Soteropolispanico