Autismo em meninas: quais são os sinais?

preview_player
Показать описание

Por muitos anos achava-se que o espectro autista era restrito somente aos genes masculinos. 🧬

Hoje já se sabe que isso não é verdade, mas por que mesmo assim meninas continuam passando tantos anos, ou até a vida inteira, sem diagnóstico? 🤔

Será que os sinais de autismo nas garotas são diferentes? Vamos conversar um pouquinho sobre isso no vídeo de hoje! Corre para assistir!

E já dou um spoiler, o próximo vídeo tem a ver com esse assunto também! Mandem nos comentários quais vocês acham que será o tema! 👇

*****

Livros:

*****

Facebook: mayragaiato
Instagram: @mayragaiato

*****

Eu sou Mayra Gaiato, psicóloga especializada em Autismo Infantil.

Criei esse canal para levar às conteúdo conteúdo sobre Autismo e outras questões importantes sobre o desenvolvimento infantil para mais pessoas.

Me especializo em diversas formas de intervenção e tratamento para autismo, pois cada criança precisa de uma abordagem individualizada que pode envolver várias técnicas.

Sou Mestre em Análise do Comportamento pela PUC e tenho especialização em Neurociência pela Faculdade de Medicina da USP.

Fiz cursos e intensivos acadêmicos em diferentes metodologias de tratamento pra autismo fora do Brasil em lugares como a Universidade de Estocolmo, Els for Autism na Flórida, aprimoramento no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute na Califórnia. Possuo também Pós-Graduação em "Infant Parent Health", pela Universidade de Massachusetts em Boston.

Nossas clínicas ficam em São Paulo onde nosso time multidisciplinar, composto por profissionais com formação em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e neurologia, atende crianças e familiares para traçar o melhor plano de desenvolvimento para cada criança. As terapias podem envolver aplicação de testes específicos como: atendimento feito por especialistas no consultório, atendimento domiciliar, acompanhamento na escola e coaching parental.

Ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham acesso a essas informações! Beijos e muito obrigada!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Me descreveu. Chorei muito com esse vídeo. Me descobri autista com 34 anos. Toda vida fui feita de trouxa por outras meninas. Nunca me encaixei. Tenho depressão.

paraisodoslimekids
Автор

Eu era desse mesmo jeitinho aí, tudo que a doutora citou. Fui chamada de burra a infância toda pq tinha dificuldade de aprender e de compreender algumas coisas.

julianesantos
Автор

Minha filha sofre muito, fica excluída chora bastante se compara diz que ninguém quer ser amiga dela, estou aguardando consulta com o neuropediatra

KatrianeSilva-tw
Автор

Eu tenho uma menina autista de 7anos, foi bem difícil conseguir um diagnóstico pois infelizmente grande parte dos médicos estão despreparado para diagnosticar meninas autista, isso é bem triste

marysilvasilva
Автор

Meu Deus será q sou autistas...
Tenho 34anos e muita coisa explicaria minha vida com essas informações..

paulovlogs
Автор

Vou contar o meu relato, talvez alguma família esteja passando pelo mesmo agora.

Tenho uma filha que está sendo acompanha por uma equipe multidiciplinar desde dos dois anos de idade.

Minha filha com dois anos, não falava quase nada. Não interagia conosco e nem com outros, nada de olhar nos olhos, chorava muito e o que consideravamos o mais dificil, ela era muito hiperativa. Lembro que na primeira consulta eu falei para neuro, que o meu sonho era minha filha fazer uma festa quando eu chegava em casa do trabalho, pq ela ignorava,

Acontece que com o tempo ela foi melhorando em alguns aspectos. A fala melhorou e a interação também, curiosamente isso aconteceu na época da pandemia de 2020. Percebi a dúvida dos profissionais em diagnosticar o que ela tem, pq segundo eles ela transita entre caracterista do espectro e caracteristicas do tdah.

Em 2021, novo lockdown e agora ela tomando uma medicação para melhorar a hiperatividade, ela teve novamente um pico de evolução, monstrando que a hiperatividade no caso dela, atrapalhava e muito seu entendimento das coisas. Hoje ela fala praticamente tudo, demonstra compreender a maioria das coisa e interagem mais conosco e com outras crianças.

Ela é bem independentes, vai ao banheiro sozinha, se veste sozinha, é muito prestativa em ajudar, demostra ser inteligente, mas tem um atraso visivel se comparado a criança da mesma idade. Hoje ela tem quase 5 anos, acho que as vezes pensamos que ela talvez nao seja autista, seja TDAH. Porém eu já li muito sobre o assunto e confesso que acho muito dificil darem o diagnostico dela, pq mesmo tendo as esteriotipias, ecoalia, seletividade alimentar e ter dificuldade de manter o olhar por muito tempo me fazem crer que ela é uma autista leve, que se tiver o acompanhamento correto pode ter uma vida mais próxima do "normal". Esse ano deve sair o diagnistico, mas confesso que no caso das meninas e muito complicado mesmo, pq os meninos são muito esteriotipados.

matheusgomes
Автор

Me vê em todas as suas palavras que a Dra falou. Nunca tive amizades, sempre ficava sozinha e com dificuldades de concentração... Nunca procurei ajuda médica pra ter um diagnóstico, mais uma pessoa que convive próximo a mim, ela fala Sara acho que vc é autista, sempre se isola das pessoas, vive aí em seu mundo ... essas coisas. Hj vejo que realmente nunca fui igual as outras meninas. Tenho 34 anos e nunca procurei ajuda médica, mesmo sofrendo com problemas de depressão.... quem passou ou passa por essa situação deve imaginar o quanto ainda sofro vivendo sem procurar ajuda 😓

tayprime
Автор

Meus sinais na infância eram gritantes, sofri até agora que estou com 46 anos sem saber meu diagnóstico. Já fui abusada sexualmente e realmente agente não o que vai acontecer mesmo e não acredita quando acontece. Já fui passada pra trás financeiramente muitas vezes e perdi muito $$$, quando falo muito é muito mesmo inclusive um carro . Recentemente me mudei para Portugal e com isso meu filho que até então fazia tratamento para transtorno bipolar no qual recebeu esse diagnóstico aos 6 anos de idade sem nunca ter tido uma crise, mas a minha mãe havia recebido esse diagnóstico em 2002 errado também, porque só agora recentemente soube que minha mãe é autista do nível 1, até diagnóstico de retardo mental leve minha mãe teve, porque nessa época era assim que fala . Ela morava comigo e eu cuidava . Ou seja por causa de um diagnóstico errado, todos os outros tratamentos foram afetados . Sendo assim meu filho tomou por mais de quinze anos remédios fortes para uma doença errada. Aqui em Portugal infelizmente o autista não tem prioridade em nada . Estou reaprendendo a ser mãe, reaprendendo a me descobrir . É muito doloroso lembrar o quanto já sofri por ter sido tão inocente tantas vezes . Cuidem de suas filhas, hoje tenho dois filhos autistas e sou imensamente grata por isso, Porque o Pai Celestial é maravilhoso e nos deu esses anjos por nos ver como filhas especiais .

raquelcandido
Автор

E assim foi minha infancia, adolescencia e ninguem percebeu nada...sofro muito por nao ter amigos e por minhas manias de organizar e limpar...eu morta de cansada e nao consigo parar, ate na hora da refeiçao eu saio da mesa 100x para fazer outra coisa. Relacionamento abusivo ainda vivo nele, lutando para sair disso e sempre ajudando meu filho que é autista moderado a severo nao verbal.

paulavartuli
Автор

Descobri que minha filha é autista com 11 anos

Me ajudou a prof dela falou que ela era autista pq ela via falando para todo mundo que era autista e em casa era a mesma coisa e ficava falando sempre isso, logo fui procurar videos para ver se ela era mesmo e ela era fiquei feliz pq nunca ninguém da família era autista ❤ muito obrigada

Ester_cookie
Автор

Sofri abuso na infância e sempre justifiquei minhas atitudes a este trauma mas, hj n sei mais, me vício nas coisas ou pessoas, ficava dias sem comer na adolescência pois me sentia melhor com o estômago vazio e fiquei bem abaixo do peso, tive problemas de relacionamentos desde a infância, no ensino médio meu apelido era Amanco como em um comercial aonde a palavra se repetia 2 vezes( Amanco Amanco) pois eu sempre repetia a última palavra de uma frases, sempre sou sem noção na hora de conversar oq me faz ficar extremamente introvertida no local de trabalho e o que sempre me ajudou foi o foco e a obsessão com as demais funções do cargo, quando eu fico nervosa/ansiosa gosto de escutar música e rodar, faço por horas e me julgo muito por isso, eu sei que é irracional e estranho, hj em casa, fecho a porta e rodo, preciso de listas para a rotina de escovar os dentes até fazer as atividades da faculdade e quando eu n faço me perco em tudo. Tenho vergonha de ser assim, não vergonha de talvez ser autista mas, eu sou um combo de problemas, provável q eu seja hipocondríaca sla. Só minha família sabe que sou assim, na rua eu sou normal, meio esquisita mas, geralmente competente.

sthefanyroza
Автор

Vou fazer teste pra ver se não tenho TEA. Minha psiquiatra tem quase certeza que sim. Foi um choque quando ela disse isso, mas fez muito sentido.

Lineartes
Автор

Não consigo saber como agir socialmente, as vezes cometo erros sem perceber... trato os meninos da mesma forma que trato as meninas... porém... tenho a dificuldade em saber quais são as verdadeiras intenções deles.
Gosto de pessoas previsíveis, quando não são, fico em total alerta e desconforto.
Não tenho o interesse em iniciar conversas, mas quando finjo me interessar me causa exaustão mental e emocional... se eu fingir por muito tempo eu entro em crise e posso acabar chorando.
Minha intenção acaba sendo: não deixar pessoas magoadas ou com raiva.
Pessoas escandalosas me incomoda, cada interação dela é como uma facada. É como gritar comigo...
Também tenho uma disfunção emocional... oque atrapalha ainda mais.

mavxron
Автор

Nossa, esse vídeo descreveu minha infância perfeitamente. Muito doloroso ouvir a descrição, parecia que eu tava revivendo todo o bullying, todos os abusos que sofri por ter sido uma criança neuroatípica.

FabianaDeSouza
Автор

A doutora me descreveu quase totalmente. Eu tenho essa suspeita. Mas nunca soube a quem recorrer.
Tenho 30 anos e ainda hoje é complicado falar com alguém sobre. Por exemplo, tentei conversar com minha mãe, mas ela simplesmente disse para que eu parasse de buscar e ler a respeito pq estava ficando e agindo diferente.
É uma situação complicada pra mim.

katyalizza
Автор

Me sinto exatamente como este video diz, porém, meus pais nao me levam a serio, e acham que é apenas ansiedade, nada mais... mas, sinto que é algo mais sim, porem, nao tenho esse apoio neste sentido, eles me levam ao psiquiatra, psicologo, me ajudem, mas as vezes eles entram COMIGO, tenho 18 anos e nao me sinto confortavel em eles estarem lá.

vevis
Автор

Mayra, meu filho foi de 11 anos foi diagnosticado com autismo nível 1. Depois de ler sobre TEA, passei a observar alguns traços de TEA na minha filha de 19 anos. Ficaria muito grata se pudesse fazer algum vídeo sobre características de autismo em mulheres, adultas.

marciaksantos
Автор

e quando uma menina de 3 anos é extremamente brava? tudo que meu filho de 8 anos autista é ela esta sendo? não é fazer igual pq eles tem uma diferença de idade ela nao chegou a ver os comportamentos dele..

leticiasousamicro
Автор

Assinstindo ao vídeo pensei em várias alunas! Nossa não sabia que em meninas o autismo passava mais desapercebido!

tatianavieira
Автор

Sou assim...mas tento disfarçar até hoje, porque já sofri muito bulling, minha mãe levou no médico quando criança e disse que quando eu crescesse ia melhorar que era uma fase, eu comecei a falar cedo, aprendi a ler e escrever também muito cedo, aprendo as coisas com facilidade, mas tenho muitas outras dificuldades e até chorei só de lembrar... um exemplo: outro dia tive que passar na padaria, a caminho do trabalho, mas como não é o que costumo fazer, fiquei angustiada, ansiosa e com vontade de chorar... ainda assim fui caminhando quando cheguei perto eu travei e comecei a chorar no meio da rua, fiquei ali parada tentando me acalmar, passando as mãos nos braços e dizendo calma, calma, pronto, pronto, como o meu pai fazia comigo e respirando fundo, depois de uns minutos atravessei comprei o pão, cheguei no trabalho e chorei muito 😢 ainda bem que estava só e nem contei ao meu marido, porque fiquei com vergonha. Sem contar as vezes que me perco...

erikapsantos