FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT

preview_player
Показать описание
--------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nesse vídeo descobrimos que Mateus tem o brio que o Clóvis de Barros Filho fala .

manoelbarbosa
Автор

Depois de ler as 3 primeiras páginas que o Clóvis de Barros Filho recomendou, realmente compreendi o quão acéfalo sou. Reli as 3 páginas, diversas vezes e custei pra entender. Daí, resolvi ver esse vídeo e me senti humilhado, diante de tanto conhecimento vindo de um só ser humano, nesse caso, o Mateus Salvadori.

Aprender é doloroso, mas também, fascinante!

Guixteroficial
Автор

amo como ele resume toda a ética kantiana em um vídeo - oq explode sua cabeça - e depois termina de boa com um "até mais :)" kkk

PaulaArchivess
Автор

Um comentário ao vídeo. Normalmente associam a Lei Moral ao imperativo categórico, mas isso é uma associação no mínimo incompleta. O Imperativo Categórico compõe a Lei Moral, mas a Lei, para ser Lei, precisa trazer o dever e a consequência para o descumprimento (ou cumprimento do dever). O imperativo categórico apenas traz o dever, mas não a consequência, que em outros lugares da obra de Kant será entendido como "Justiça retributiva" ou "Lei de Talião".
Essa Lei de Talião não é uma lei de conteúdo empírico como consta no Velho Testamento (um olho por um olho, um dente por um dente), mas em Kant ela também não tem conteúdo empírico, e se refere a uma punição que cause o mesmo dano à dignidade (ou à liberdade, ou à igualdade) que se quis causar com o descumprimento do imperativo. Por exemplo, no caso dos criminosos (que descumprem exteriormente o imperativo categórico), a sanção é um impedimento temporário de exercício da liberdade, ou seja, a prisão (que por si só causa dano à dignidade do sujeito).
Via de regra, pode-se ter três tipos de postura com relação ao imperativo categórico: promoção desinteressada (da dignidade, igualdade e autonomia), indiferença (ou seja, viver a vida apenas em função de imperativos hipotéticos), e violação (ou seja, ações positivas contra o dever do imperativo).
No primeiro caso a Lei Moral manda recompensar. No último caso a Lei Moral manda punir. O no segundo caso a Lei Moral não prescreve nada, nem recompensar, nem punir, mas o sujeito é excluído dos benefícios que poderiam advir da promoção do imperativo.
Quem ler isso pode pensar que é impossível agir com desinteresse se já sabemos de antemão da recompensa e da punição. Mas isso apenas denota um conflito de interesses que impede que identifiquemos uma ação genuinamente moral, mas não uma incompatibilidade com a moralidade. A Lei precisa recompensar aqueles que agem sem ter em vista uma recompensa, porque senão ela não cumpre a sua finalidade.

ragamor
Автор

Estou lendo este livro, já passei da metade, mas acho que voltarei no início e começar de novo. Valeu professor!

joilsonj
Автор

Excelente o vídeo e sua explicação, Mateus! Obrigado e parabéns pela sua didática.

PabloNikolais
Автор

PARABÉNS MATEUS, ALTAMENTE RELEVANTE SUA SÍNTESE DA FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES. OBRIGADA...

marinasantos
Автор

Simplesmente sensacional!! Parabéns, suas aulas são incríveis e de ótima compreensão, me salvou muito. Tudo de bom e todo sucesso do mundo pra ti.

jessicristina
Автор

Tchê que paz te escutar, guri te desejo tudo de maravilhoso em tua jornada como professor em tempos tão nebulosos. Grata 🙏🏻🥰

elizangilawalerko
Автор

Ler Kant é dificil, releio mas de 10x o mesmo paragrafo e varias vz, volto a capitulos anteriores, pra que eu possa ter certeza que é isso que o autor quer dizer .

iranildesilva
Автор

Parabéns professor! Vídeo muito esclarecedor sobre o assunto. Esse final foi incrível, muito lúcido. Estava fazendo a leitura desse livro com amigos e estávamos nos debrucando em entender esse conceito, quase sem sucesso. Mas a partir desse vídeo podemos continuar estudando a obra deste grande autor.

Um abraço de Belem/Pa

tambemnaosei
Автор

Parabéns, Mateus! Faz um bom tempo que não acompanho seus vídeos. Meu interesse em Kant partiu de um estudo para conceituar a Dignidade da Pessoa Humana (há um vídeo sobre isso no meu canal).

E a Fundamentação da Metafísica dos Costumes causou uma grande reflexão, ao passo que tive uma imediata identificação pela ética/moral kantiana.

Estou lendo agora os Prolegômenos, obra que serve de prefácio à Crítica da Razão Pura. Até o final do ano, quero concluir estas duas. Em 5 anos, todas as críticas. E, até meus 70 anos (hahaha) fazer um texto (artigo, livro, tese etc.) envolvendo Moral e Direito sob a ótica kantiana.

Ficarei de olho nos próximos vídeos e de outros sobre Kant, que porventura deixei passar batido.

Obrigado!

diegopereiradasilva
Автор

parabéns ! um semestre ensinado em 10 min.Grato!!!

MarceloSouza-sriy
Автор

Concordo!!
Boa vontade, pureza da intenção!!!!❤

lurdessantana
Автор

Muito obrigada moço pelo vídeo apesar de particularmente não gostar da filosofia Kantiana. Me ajudou a fazer um trabalho .

magavasconcelos
Автор

Muito fluidica sua explicação, obrigada!

TatianaGuerra
Автор

Mateus, parabéns pelo vídeo e pelas explicações. Aprendi bastante, muito obrigada!

immogermania
Автор

Excelente leitura, excelente explicação!

charlesandrade
Автор

Showzaço Irmãozão Guerreiro Parabéns Pelo Trabalho Excelente E Coragem, ...

arielsabao
Автор

Faz um vídeo sobre os conceitos de Saber e Poder em FOUCAULT

patrickguedes