Por que a Alemanha quer tanto os profissionais brasileiros?

preview_player
Показать описание
A Alemanha tem no Brasil um parceiro estratégico para resolver um problema antigo: a falta de mão de obra qualificada. Mas por que esse foco nos trabalhadores brasileiros? O que eles têm de tão especial?

Neste vídeo, você vai entender o contexto dessa busca incansável por profissionais de fora da União Europeia e saber se vale a pena o desafio de morar na Alemanha.

#trabalharnaalemanha #europa #imigração

Links úteis:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Aqui vão alguns links mencionados no vídeo que podem interessar:




DWBrasil
Автор

Profissionais qualificados e novos. É o sonho de todos os países ricos. Não gastam um centavo pra qualificar e recebem pessoas novas para pagarem impostos.

dinairtonrodrigues
Автор

Em 2019 eu era estudante de medicina. Meu marido morava na Holanda, perto da fronteira com Alemanha e minha faculdade estava começando um acordo com a Universidade RWTH em Aachen. Consegui fazer uma parte do internato (estágio curricular) no setor de ginecologia desse hospital. Tive que estudar alemão e passei na prova oficial do governo no nível B1 intermediário. Fiz tudo que eles solicitavam.

Cheguei lá, fui super mal tratada, a médica responsável pelos internos mal olhou para a minha cara, me entregou um papel e disse para entrar em uma sala. Não gastou 1 minuto para explicar como o servico funcionava ou o que eu deveria fazer. Uma residente da Romênia, por caridade, explicou superficialmente.


Todos falavam muito, muito rápido e quando eu não entendia, eles gritavam comigo e falavam ainda mais rápido. Até que com o tempo percebi que era intencional, quando eu estava presente, tentando entender, falavam mais rápido. Alguns eram bastante agressivos. Parece que ficavam pensando em o que fazer para humilhar. Até que enviei uma mensagem para a minha faculdade, como um pedido de socorro, dizendo que nao estava dando certo, ai a faculdade disse que se eu voltasse, teria que pagar todo o semestre denovo, ai resolvi ficar pois nao tinha o dinheiro, nesse meio tempo, a faculdade falou com essa preceptora do hospital e eles falaram que era para eu voltar ao Brasil. Sabe, essa foi a primeira vez que eu conheci maldade por maldade, pessoas extremamente arrogantes, eu fazia tudo que pediam da melhor forma possivel, mas o que eu nao entendia eles gritavam e hostilizavam.

Quando eu voltei para a faculdade no Brasil, eu perguntei o motivo de eu ter sido mandada de volta, a advogada da faculdade só respondeu: "Eles não foram com a sua cara". Procurei um advogado na Alemanha que disse que é muito comum a alemanha admitir profissionais do exterior e mandar de volta "os que eles não gostam ou nao aprendem tão rápido quanto eles querem". Ele disse que acontece muito com enfermeiras da espanha e portugal.

Esse é só um resumo do resumo, a minha esperiência foi um martírio. Talvez eles tratem melhor na área da tecnologia e outras áreas, não sei, mas na área da saúde, de todo coração, não recomendo. Pode até ter pessoas com experiencias menos negativas, mas acho um risco muito grande, fazer um investimento grande, se mudar, esperando ser excessã, ser bem tratado. Também conheço médico brasileiro com permissao para trabalhar na alemanha e alemão perfeito que trabalhou lá e desistiu, perguntei o motivo e escutei "porque ninguem merece".

Se você é mal tratado, sobre xenofobia, ou mesmo agressao verbal violenta, como foi meu caso, nada acontece com eles, é sua palavra contra a deles. Depois de formada, me mudei para a Holanda, onde recebi suporte psicológico para superar o trauma e graças a Deus a mentalidade aqui é bem diferente. Aqui é conhecido como os profissionais de saúde da Alemanha tratam subordinados, é um sistema enrijecido, militar, opressor. E eles te veem como um tampa buraco, descartável.

SorteSenna
Автор

A Alemanha não investiu um real sequer na formação desses profissionais, mas vai lucrar com o retorno que eles darão. Impressionante como a Europa externaliza todos os seus custos (e seus indesejados, quando estão sobrando para o equilibro da sociedade) enquanto "capta" todos os "excedentes" com valor.

anacris
Автор

Os enfermeiros brasileiros são maravilhosos. Cuidam da gente como se fosse parentes deles. Nunca tive nenhuma decepção!

ronivon
Автор

Morando há 6 anos nos EUA só digo uma coisa: Não há melhores médicos, dentistas e enfermeiros do que os brasileiros.

renemmedina
Автор

Brasileiro é raça adaptável. Mas ir pra fora pra ser maltrado não vale a pena digo com propridade.

camargorafael
Автор

Além do emprego, deveriam falar sobre como o povo alemão trata os estrangeiros, principalmente em relação a cor.

WFSEntertainment
Автор

Idade até 35 anos e conhecimento da língua alemã. Aí matou 95% dos pretendentes...

kelso
Автор

Há 30 anos eu mandei carta pra embaixada pra tentar acompanhar a minha namorada na época e tentar conseguir estudar por lá. Recebi uma resposta negativa de que só me aceitariam com doutorado. Eu tinha por volta de 18 anos. Agora que a sociedade xenófoba deles está em colapso, desejo sinceramente que procurem botar os velhos de lá de volta pro trabalho. Países desenvolvidos sempre querendo explorar mão de obra barata e qualificada. Que paguem o preço do seu egoísmo.

fabionogueira
Автор

Não existe outro país como o Brasil no mundo, somos únicos! Temos que fazer do nosso país um lugar melhor, exigir dos políticos que façam seu trabalho direito e não enviar nossos jovens para fora.
Nós temos sol, calor, gente alegre, frutas e verduras frescas, belezas naturais, família por perto, falamos uma língua linda e etc.
Mais uma vez, devemos exigir dos nossos políticos que trabalhem em prol da população. Esse país tem jeito, gente!

carinawitte
Автор

Eu moro no Acre, um estado bem precário de tudo, no entanto concordo com o que foi falado sobre os enfermeiros, de fato eles são muito bem formados, inclusive aqui em meu estado. Trabalho em hospital e vejo muitos médicos formados na Bolívia, por exemplo, que são um verdadeiro desastre quanto a conduta e a segurança do paciente, se não fossem os enfermeiros muita gente morreria por negligencia e má conduta. É comum vê-los indo ao consultório médico para que os mesmos corrijam os ml das medicações, especialmente para crianças. Sem falar na sala de trauma ... prefiro nem dizer.

dympwfl
Автор

Não, obrigado. Vou continuar reabilitando os idosos brasileiros <3

FisioDaniloCruz
Автор

Não, obrigado. Vocês disseram que o governo quer imigrantes por carência de mão de obra, mas disseram semanas atrás que o povo não quer imigrantes por "roubarem os empregos deles" nessa crise.

mjfilho
Автор

Pra um país que tá tão desesperado por mão de obra qualificada assim, eles tão muito exigentes hein

DanielLavedoniodeLima_DLL
Автор

prefiro ficar no brasil, do que ser destratado na alemanha ou qualquer outro pais

zptjlcx
Автор

Olá, gostaria de um esclarecimento: como que as possibilidades dentro da União Europeia se esgotaram? Portugal , Espanha e Itália, estão passando por uma crise de falta de empregos enorme. Portugal tem muita gente formada em enfermagem precisando trabalhar. Eu vivo em Portugal. Todos os jovens querem ir para a Alemanha. Na Espanha, onde também vivo ( vivo na fronteira), ocorre o mesmo. Para mim soa um pouco estranho essa urgência por brasileiros. Para mim tem um que de exploração. Tenho amigas na alemanha que sofrem um certo tipo de exploração.. aliás a Europa toda gosta de estrangeiros para trabalharem em serviços pouco atraentes e mau remunerados. Quando precisamos do retorno social, recebemos xenofobia em troca. A Alemanha parece não estar fugindo a regra. Prefere empregados dispostos a fazerem qualquer negócio. Ou estou enganada?

bbsuuwf
Автор

Persisti muito, e hoje atuo efetivamente no campo da engenharia. No entanto, antes de conquistar essa posição, foi um processo bem longo, porque eles precisam de mão de obra qualificada para ser explorada em subempregos .Honestamente, percebo certa arrogância entre muitos alemães, que se consideram superiores aos demais europeus. Muitas vezes, no ambiente de trabalho, ouço críticas à capacidade intelectual de outras nacionalidades.

Sem esquecer a comunidade turca, grega e portuguesa, que contribuíram significativamente para a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. Mesmo após praticamente três gerações aqui, essas comunidades ainda enfrentam um doloroso preconceito.

Qualidade de vida é questionável tem Thüringen e Sachen extremistas no norte só chove e no sul um salário de 2.800 não é muito considerado o valor do aluguel.

Corre Bino que é cilada!!!

carolina
Автор

Moro na Alemanha já um bom tempo. Eu vi que está reportagem aborda alguns temas porém, existem outros temas que não foram abordados e por isso existem muitos comentários, críticas e polêmica sobre o tema. Nem todas as áreas existem oportunidades "justas", por exemplo, uma enfermeira graduada e com experiência no Brasil tem que submeter sua documentação para reconhecimento da sua formação. Ela espera que isso seja reconhecido como enfermeira (Krankenschwester) também aqui, mas de fato a Alemanha lhe dá um reconhecimento (Anerkennung) de "cuidadora" (Pflegerin). O mesmo acontece com outras áreas como professores, médicos, etc. Isto muda muito a motivação dos profissionais interessados em vir trabalhar aqui. Eu acho que a DW deveria fazer um vídeo explicando melhor sobre este tema

jmachado
Автор

Procuram-se brasileiros para serem mão de obra especializada e barata e sofrerem xenofobia.

beckman