Gestão Visual Lean Manufacturing

preview_player
Показать описание
O que é gestão visual?
Gestão Visual é aquilo que vemos todos os dias, ao nosso redor. Como você sabe quando você pode prosseguir com segurança por meio de uma interseção? Como você sabe o quão rápido você pode dirigir em um trecho de rodovia? Como você sabe o quão rápido você está indo ou quanto combustível você deixou?

Nesses casos, temos semáforos vermelhos, amarelos e verdes. Nós temos sinais de limite de velocidade e instrumentos em nosso painel que contam o quão rápido nós estamos indo e quanto mais combustível temos. De fato, os carros de hoje são um ótimo exemplo de como usamos várias camadas de informação. Ao nível mais alto, seu painel informa a velocidade, o nível de combustível e a rotação do motor.

Diz para você se está se o câmbio está para a frente, neutro ou reverso. No entanto, em muitos carros novos, existem vários níveis adicionais de informações disponíveis. Se eu pressionar o botão de informações no meu carro, vejo coisas como a pressão do ar em meus pneus, porcentagem da vida restante no meu óleo, velocidade média, quilometragem de combustível, etc. Preciso ver esse nível de informação diariamente? Não! É útil ter essa informação disponível periodicamente? Certamente é!

Então, como tomamos esses mesmos conceitos e os aplicamos às nossas organizações de forma a oferecer o maior valor? Usamos placas de gerenciamento visual – exibições simples de informações. As placas de gestão visual, as principais ferramentas de comunicação em um ambiente lean, destinam-se a fornecer informações.

Existem vários tipos diferentes de placas de gestão visual, incluindo placas para melhoria contínua, status do projeto e ferramentas de análise de equipamento.

Como desenvolver a Gestão Visual?
Ao desenvolver um quadro de gerenciamento visual para uma configuração de fabricação, precisamos nos concentrar na simplicidade. Normalmente, o foco é descrever informações vitais e exibi-las para que a informação seja:

Consistente: todas as placas em toda a organização são semelhantes com uma variação mínima somente conforme os processos exigem.
Fácil de entender: todos os níveis da organização usam este sistema para ter uma sensação rápida da saúde de um processo, linha ou célula.
Visível à distância de um metro: isso fornece um olhar rápido mesmo a distância quanto à saúde do processo, linha ou célula.
Cor verde para bater ou superar uma meta. Vermelho para uma falta. Este é um indicador de “aprovação / falha” para evitar o uso de amarelo.
Métricas para um quadro de gerenciamento visual

Pessoas: segurança (qualquer lesão), absenteísmo
Qualidade: sucata, defeitos e re-trabalho
Cronograma: no prazo ou não
Custo: geralmente a produtividade, mas também pode ser a eficiência
5S: torne o 5S mensurável e atualize as condições diárias
O que mostrar em seus quadros de gestão visual?
Vamos quebrar isso em alguns passos lógicos. Pense em um empregado, convidado, fornecedor ou visitante corporativo que entra em suas instalações para sua respectiva área de “trabalho“. Que informações eles precisam ver? Claro, a resposta depende da sua indústria e do que é importante em suas instalações, mas deixe-me apresentar algumas ideias que você pode considerar.

Quais os valores da empresa?
À medida que entramos pela primeira vez em uma instalação, deve haver alguns pontos de dados de alto nível que nos ajudarão a entender o que são nossos valores da empresa e do site e como estamos atuando neles.

A maioria das empresas deve se concentrar em pessoas, qualidade, horário e custo. Dado que essas coisas são importantes para a maioria de nós, esperamos ver indicações de alto nível sobre a posição da organização sobre elas. Essas indicações não devem ser muito intensas em dados neste nível do sistema de gestão visual. Geralmente, uma simples indicação verde / vermelha é apropriada.
Рекомендации по теме