Autismo e a Misofonia - Por Que os Autistas se Irritam mais com Barulhos?

preview_player
Показать описание
O que é misofonia e por que os autistas se irritam mais com barulho?
Algumas pessoas sofrem muito quando escutam os outros mastigando, fungando ou bocejando. Essa forte sensibilidade pode fazê-las perderem a cabeça.
E, apesar, dessa condição não ser exclusiva de pessoas autistas, ela é bastante relatada pode quem se reconhece no espectro.
Neste vídeo, nós vamos falar sobre o que é a misofonia, sobre as causa mais frequentes de incômodo e sobre o que pode ser feito para amenizar o sofrimento.

#misofonia #autismoadulto #autismoleve

_______

0:30 - O que significa Misofonia?
1:05 - Como saber se você tem Misofonia?
2:04 - Por que o problema pode afetar mais as pessoas autistas?
3:32 - Consequências da desregulação emocional provocada por barulhos.
4:30 - Relato de caso - Barb Cook.
8:40 - Três recursos para manejar a misofonia?

- Quadro das emoções:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu me incomodo com sons altos, muita gente falando, coisas ao mesmo tempo, tipo televisão e rádio, celular, dá curto rs. Latido, choro de cachorro quase me enlouquece. Tem dias que estou mais sensível e incomoda a ponto de me fazer chorar.

naunsei
Автор

Os ruidos que as pessoas fazem, tem me levado ao isolamento, pra não deixar as pessoas ao meu redor chateadas!

megnegreiros
Автор

O áudio desse vídeo ativou minha misofonia :( Não sei se mais alguém percebeu, mas ela faz um chiado para falar

lineavieira
Автор

Lygia, todos os vídeos do canal estão me ajudando de uma maneira incrível, mas esse... Eu tive até que comentar, pois parece que foi feito para mim. Há anos eu já sabia que tinha problemas com barulhos, e na minha casa as brigas eram constantes por conta disso. Eu chegava a ir me esconder no banheiro dos restaurantes porque não suportava tanta gente mascando e falando ao mesmo tempo, eu chorava e puxava meus cabelos. Quando algum barulho me incomoda, chega a doer fisicamente, além de me dar crises de raiva, coisas que eu nem sei explicar, é terrível, só isso que posso dizer. Essa sensibilidade aos sons foi a primeira coisa que me chamou atenção para a possibilidade de TEA, e foi se somando com as minhas dificuldades sociais, meus interesses restritos, meus movimentos secretos, minhas disfunções executivas (apesar da inteligência que tantas pessoas gostavam de pontuar, eu não conseguia me manter como uma "adulta deveria"), até que depois de muita, MAS MUITA LUTA MESMO, eu tenho o laudo. Ainda falta o diagnóstico, mas está a caminho. Eu assisti compulsivamente os vídeos aqui do canal, e de outros, além de pesquisar textos e artigos em tudo que foi canto. Não sei nem o motivo de começar a escrever do nada aqui e agora, mas sinto que precisava, sei lá. É que esse vídeo foi uma lembrança de como tudo começou, com essa palavra que me chamou atenção, que eu pesquisei anos atrás... Misofonia. Eu não era, e não sou "louca", eu sou autista. E tenho misofonia, entre outras coisas aí

dudamosseline
Автор

Sou diagnosticada e eu tenho misofonia forte, ao ponto de nunca ter conseguido dormir com a minha irmã por conta de barulhos que ela fazia e ter raiva sem sentido do meu pai justamente pelo mesmo motivo. E eu nunca entendia o porquê. Não falava pra ninguém sobre isso, porque tinha medo da reprovação ou de tão compreenderem, hoje em dia minha família sabe o motivo.

FabiWolf
Автор

Quando vi o titulo do video eu não consegui nem acreditar em meus olhos... Tanta pouca coisa que há sobre essa síndrome! E finalmente ver a misofonia diretamente relacionada ao aspectro me faz tão aliviada. Tenho misofonia desde os 8 anos, época em que só usava as mesmas peças de roupa por dias porque não gostava de textura das outras e me recusava a usar sutiã ou meia que não fossem de uma marca específica (sem aquela pontinha de dentro). Com o tempo me adaptei com as roupas, mas o som de pessoas mastigando ou minhas irmãs respirando/roncando me irritavam profundamente - e daí foi só para pior - e quando finalmente descobri a misofonia tudo se encaixou (eu tinha 13 anosl. Agora, já com 19, eu meio que redescobri o que eu sabia sobre o autismo e venho suspeitando que eu me encaixo nesse perfil. Ainda não fiz o diagnóstico mas estou torcendo para que me confirmem de fato, pois finalmente muita coisa se não a grande maioria dos aspectos da minha vida vão fazer mais sentido. Comecei a usar protetor auricular aos 16 só para dormir, mas agora uso o tempo inteiro, virou meu suporte emocional e me raz ficar mais tranquila durante o dia, ao contrário dos fones de ouvido que por mais baixo que eu colocasse o volume sempre me deixavam sobrecarregada/overwhelmed.

gabriellemarsicano
Автор

Agora que aprendi que a minha "frescura" tem nome, me sinto mais aliviada. Já passei por inúmeras situações constrangedoras por causa disso, e ando aprendendo a lidar melhor com o incomodo para evitar explosões. E de fato esses protetores auriculares salvam a vida e o humor do misofônico. Obrigada por compartilhar.

michelemoises
Автор

So de ter esses assobios no final das palavras quase morri aqui, pq asmr quase me mata 😢 obg por esse video ❤ perdao o.desabafo.

oliveira
Автор

Me descreve totalmente. Eu fico de mal humor na mesma hora. Em casa eu saio de perto ou peço pra quem estiver fazendo barulho sair. Na rua eu simplesmente saio de perto, não consigo me distrair. Me identifico muito com vários sinais do TEA e também com algumas comorbidades, depressão, ansiedade, toc e crises de pânico. Estou em busca de um diagnóstico, minha família acha desnecessário mas nada melhor do que ter a confirmação de um profissional. Obrigada pelos esclarecimentos.

alessandra.silva
Автор

Nossa, lygia, simmm. tem barulhos pra mim que são insuportáveis especificamente, e sons muito altos também. eu trabalho em casa e meu filho está sempre do lado brincando, cantando. tem dia que eu só queria me enfiar num buraco silencioso ahahahah eu evito ficar brigando pra não atrapalhar a experiencia de vida dele haahhaha mas as vezes peço pra falar mais baixo. e por incrível que pareça, ele tbm é super irritado com sons altos, conversas e tal. preciso ler esse livro das pessoas altamente sensíveis!!
eu falei aqui uma vez que tenho TAB e que me sentia muito próxima dos sintomas do autismo, mas o médico descartou essa possibilidade. mas estudando um pouco mais, vi que muitas dessas coisas tbm estão relacionadas a bipolaridade e esse lance de pessoas altamente sensíveis é a cereja do bolo pra mim kkkk tem gente que acha ruim receber diagnóstico, mas pra mim foi tão libertador saber dessas coisas pra poder procurar modos de ficar bem <3

amandycestv
Автор

Eu estou em busca de um diagnóstico, pois eu tenho os sintomas desde a infância e me encaixo em cada detalhe do autismo! Os seus vídeos me ajudam muito a ver isso, obrigado<3

Sunny-evyq
Автор

Nossa, eu tenho isso!😱 Meus pais sempre disseram que era chatice minha, exagero. Que isso é frescura! Minha mãe culpava meu pai por tentar fazer silêncio demais quando eu era recém nascido e por isso fiquei assim. Som alto me irrita muito, mas tanto que dava vontade de matar um vizinho meu(só pensava tá) nunca fiz nada de mal a ninguém. Pessoas mastigando com boca aberta, arrastar de chinelos, afff.... Até o tom da voz das pessoas quando sobem...nossa...acabo agindo por impulso de raiva.

JaNaCarvalhoOficial
Автор

Muita gente conversando ao mesmo tempo e música quando estou trabalhando me incomoda. Assim me mantenho distante. Na hora do descanso coloco protetor de ouvido. Barulhos isolados não tenho problema, acho lindo o barulho dos grilos, da cigarras, dos sapos, da chuva, dos passaros. Adoro. Gosto de música em volume baixinho.

rosanaalmeidabezerra
Автор

Eu tenho Misofonia! Meu pai tinha e um dos meus irmãos, também. Escutar alguém mastigando, mesmo de boca fechada, me dá desespero e fico a refeição inteira me controlando. As vezes chego a fingir que vou ao banheiro e saio dando um tempo para me acalmar. Se recebo pessoas para comer evito fazer batata frita, palitos de cenoura crua, etc. Barulhos de vizinhos falando alto, música super alta, reclamo e se preciso, chamo a polícia. O fone de ouvido é a melhor solução.

Divapsatya
Автор

Barulho demais me deixam irritada! Os agudos parece que estão enfiando agulhas nos ouvidos. Eu pensava que era normal pra todos, até receber diagnóstico de TEA

marciadenise
Автор

Mastigação, batuque, chaves, sacolinhas, tv muito alta, a geladeira, relógio rs já fiquei sem dormir na casa dos outros kkk; várias pessoas falando ao mesmo tempo
vários sons me irritam sinto até dor e só descobri agora com um pequeno vídeo no kw e estou aqui pesquisando kkk

livialima
Автор

Eu sou assim, infelizmente, porque eu não consigo nem disfarçar... eu me incomodo até com o som da sua boca no inicio do vídeo que pra mim é extremamente alto.

bmaixan
Автор

estou passando por isso na faculdade e não sei explicar aos professores. Alguns barulhos me incomodam demais e como não posso simplesmente sair da sala, então comecei a faltar as aulas sem dar explicações. Estou me descobrindo autista (sem laudo) na fase adulta com ajuda de psicólogas da faculdade, queria tanto permanecer focada estudando, mas é um tortura tantos sons diferentes incomodando o tempo todo sem parar.

raquel_leuqar
Автор

Me incomoda demais o barulho de criança gritando. E sou professora numa escola pública. Eu sobrevivio com abafadores. Acredito w tenho um pouco de autismo.

Автор

Tenho misofonia desde criança 😢
E luto por qualidade de vida
E tudo como vc descreveu
Surto só de pensar em perder os protetores auriculares😢

ritagomes