Melhor ser bonito do que inteligente

preview_player
Показать описание


Você faz ideia do quanto nos baseamos em informações superficiais sobre outras pessoas, como a aparência delas, para fazermos julgamentos rápidos? Temos uma série de atalhos mentais que nem sempre são úteis ou "justos" com as pessoas. Um deles é o efeito de Halo, onde uma característica como beleza faz com que julguemos com a mesma régua outras que não tem nenhuma relação com isso. No vídeo de hoje, Atila Iamarino explica sobre como beleza, atratividade e até a altura das pessoas pode influenciar muito mais do que pensamos, das oportunidades de vida a sentenças mais brandas por crimes.

Roteiro e apresentação:
Atila Iamarino - Twitter @oatila
- Instagram @oatila

Direção e Produção:
Paloma Sato

Composição de Imagens, Animação e Thumb:
Giulia Donadio: Instagram: @giulia_donadio

Composição de Imagens, Edição e Thumb:
Dener Yukio: Instagram: @dyukio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"parabens pra voce que é um feio ou uma feia de sucesso! o merito nao só é todo seu, como o jogo foi todo contra"

AnaVedoy
Автор

Quem é feio já sabe disso há muito tempo. E quem é baixinho também. Agora eu que nasci feio e baixinho, já sabia antes de aprender a andar.

VictorPenachio
Автор

Quem trabalha em shopping sabe que beleza é o maior diferencial na hora de preencher a vaga.

diercioferreira
Автор

aquela velha frase "nasci jogando no hard" é provada cientificamente

opaocomqueijo
Автор

"Não basta apenas saber, precisa parecer que sabe"

Emanoelpereiradocarmo
Автор

Nunca vi um vídeo motivar tanto ir pra academia e me alimentar bem

fellipemarques
Автор

O jeito é correr atrás de concurso, já que o fator aparência (ainda) não é um critério seletivo

rodrigosilvamartins
Автор

"Parabens pra você que é um feio ou uma feia de sucesso! O mérito não só é todo seu, como o jogo foi todo contra."

marcospdc
Автор

"Nossa ele(a) fez isso? Mas ele(a) era tao bonito(a)!" Quantas vezes nao escutamos essas palavras, na ilusao de atrelar virtude a algum bonito..

ViniciusGantus
Автор

Sou ex obeso, e hoje em dia sou bodybuilder, em 6 anos eu vi o tratamento das pessoas mudando conforme eu fui mudando, é gritante, e em tudo e todos os lugares, as menores interações sociais já são afetadas pela aparência, cuidem-se não só pela aparência mais pela saúde, o retorno é muito bom!

marcusmonteiro
Автор

O Átila comprova o que a gente já sabia intuitivamente

vinymosquito
Автор

"O que importa é o que a pessoa é por dentro!" Confia...

maurolima
Автор

"Parabéns! para você que é um feio ou uma feia de sucesso, o mérito
não só é todo seu com o jogo foi todo contra".

hebertpantro
Автор

Uma discussão que fica subentendida é: temos um padrão de beleza, então grupos étnicos que em média estão mais distantes desse padrão são menos favorecidos. Mais um ponto para a desigualdade racial.

cassiolima
Автор

Não basta ser pobre, ter nascido feio piora ainda mais a situação.

robsonag
Автор

'se tu estiver afim de uma mulher,
é só ir lá e falar com ela,
sempre funciona comigo"!
Henry Cavill

gabrielmonticelli
Автор

eu acrescentaria um fator a mais: quanto mais extrovertido e comunicável você é, mais chances de sucesso você terá. Uma pessoa que é tímida e introvertida terá menos chances de ter sucesso na vida, digo isso por experiência própria, sendo tímido e introvertido.

cxm
Автор

Um exemplo do poder da beleza é que na internet pessoas bonitas que viralizam quando viram "influenciadoras digitais" e mostram que não dominam algum assunto ou não possuem esperteza em alguma coisa e erram feio, caso você queira corrigir ou ressaltar alguma coisa você terá que lidar com fãs dessa pessoa defendendo a honra e a inteligência dela com garras e dentes
E de graça!!!

renatalumia
Автор

Eu torci pro final entrar um elemento (que é mais social) que faltou: o racismo
Basta uma análise simples de que esse padrão de beleza e que inspira confiança é um padrão caucasiano para pensar o quanto pessoas negras são atingidas por isso

anasouzapereira
Автор

Eu já fui menosprezada como advogada por uma pessoa antes de um atendimento. Eu não estava no meu habitual. Meu cabelo não estava escovado e eu estava sem maquiagem no dia. A pessoa disse: "Ah, você que é a advogada? Achei que fosse a secretária". Não há nada de errado na profissão de secretária, mas a cliente me disse isso em tom completamente pejorativo. Clientes já questionaram minhas habilidades por ser mulher, nova, nordestina e de baixa estatura. Já fui menosprezada inúmeras vezes por advogados e outros homens em posições de destaque em reuniões de negócios e/ou audiências. O posicionamento arrojado nestes casos precisa ser muito mais evidente para que a profissional mulher receba o mínimo de respeito. Inclusive passei por isso hoje em perícia em um local de trabalho onde claramente o advogado não sabia metade das palavras tecnicas que eu utilizava com o perito. E mesmo assim tirou sarro da minha cara várias vezes. Fui obrigada a pedir que me respeitasse como profissional durante a visita pericial. Nestes casos que vivenciei, eu entendo que já parte para o preconceito mesmo. Ao mesmo tempo, já tive posicionamentos diferentes por estar bem maquiada, cabelo bem comportado, etc. Dá pra perceber na hora quando a pessoa recepciona sua imagem com confiança a depender de como você aparenta. Honestamente, é bem decepcionante ser julgada pela minha aparência em detrimento à minha expertise, ao qual me orgulho de dizer que sou especialista. Basicamente, se você não tem um rostinho bonito, sua inteligência ou experiência não servem pra muita coisa.

mendesadvocaciaprevidenciaria