Plataforma TePI | Seminário Internacional Arte e Ecologia

preview_player
Показать описание
Seminário Internacional Arte e Ecologia - Políticas da Existência
Plataforma TePI
com Ailton Krenak e Andréia Duarte
Mediação: Ricardo Cabral

Uma conversa entre os dois aliados, criadores do TePI - Teatro e os povos indígenas, o líder indígena Ailton Krenak e a artista Andreia Duarte. A ideia é realizar um bate-papo sobre a criação do TePI, refletindo sobre o seu percurso, que está fundamentado na produção artística indígena, nos sentidos políticos ecológicos emanados pelas obras apresentadas e no necessário entendimento do lugar comum que é o planeta terra, espaço plural de todas existências.

Andreia Duarte é atriz, curadora e diretora artística. Morou cinco anos no Parque Indígena do Xingu com o povo Kamayura e, desde então, trabalha como aliada dos povos indígenas, completando vinte anos de realizações. É doutoranda na Universidade de São Paulo (USP/ECA) e diretora artística da Outra Margem, onde realiza diferentes curadorias e produções.

Ailton Krenak
Ailton Krenak é um dos maiores líderes políticos e intelectuais surgidos durante o grande despertar dos povos indígenas no Brasil, ocorrido a partir do final dos anos 1970. Também é pesquisador e escritor de textos publicados em coletâneas no Brasil e no exterior – entre eles, Ideias para adiar o fim do mundo, livro brasileiro mais vendido da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2019.

O objetivo do Seminário é fomentar o intercâmbio de pesquisas e processos artísticos, visando a uma atuação propositiva no Antropoceno. Para isso, reúne pesquisadores, artistas e sujeitos atuantes na sociedade de modo a refletir sobre estratégias de visibilização de questões urgentes ligadas ao meio ambiente e, mais especificamente, aos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas.. O propósito é a configuração de uma rede de estudos integrando saberes de diversas áreas, como o cinema, as artes visuais, o teatro e a performance em uma perspectiva transcultural e transdisciplinar e, em conjunto, refletir sobre modos de existência frente à destruição sistemática do meio ambiente e dos seres viventes.

Рекомендации по теме