ENTENDA DEFINITIVAMENTE AS CLASSIFICAÇÕES DOS CAFÉS (ABIC e SCA/BSCA)

preview_player
Показать описание
Esse vídeo vai complementar o vídeo que postei aqui de como encontrar bons cafés no mercado. A classificação dos cafés irá te guiar nesse objetivo de melhorar seus cafés em casa. Com esse combo tenho certeza que a partir de hoje você terá todas as ferramentas para adquirir ótimos cafés com segurança da qualidade deles.
.
🎥 Vídeos mencionados:
.
.
.

.
.
.
⚒️ Equipamentos que uso no preparo dos cafés:
.
.
.
.
.
📘📚 LIVROS SOBRE CAFÉ:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Espero que tenham gostado! Até breve!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Próximo de 70 anos e só agora estou sabendo tudo de bom sobre café.
Deus te abençoe por todos esclarecimentos e conhecimento.
👋👋👋👋👋👋👋👋

jairgoncalves
Автор

Resumindo: o brasileiro toma o pior café do mercado, porém o Brasil produz os melhores cafés do mundo.

rodrigoalmeida
Автор

Obrigado pelo esclarecimento, somente agora com mais de 69.anos de idade estou apreciando melhores cafés, seu vídeo foi excelente.

JAONO
Автор

O vídeo é tão bom quanto um café gourmet, refinado e especial. ☕️

KLEBERLEONARDORAMOSRIBEIRO
Автор

Só tomo café gourmet há uns 7 anos. É um caminho sem volta

danielletakahashi
Автор

Adorei! Muito didático... e, olha, eu nem sou pirada por café, mas acho elegante saber sobre o assunto...rs

elli-ib
Автор

Olá, Gabriel. Muito elogiosa sua iniciativa de esclarecer ao público consumidor sobre o significado dos selos Pureza e Qualidade. Todavia, há um pequeno equívoco em sua interpretação sobre o significado dos referidos selos. O Selo Pureza, criado pela ABIC em 1989, tem como objetivo garantir ao consumidor, através de testes laboratoriais, que aquele produto foi elaborado utilizando exclusivamente cem por cento café como matéria prima, a despeito da variedade, isto é, tanto faz se arabica e/ou robusta (conilon). Isso significa que o produto que estampa o Selo Pureza não contêm a adição de matérias primas de origem vegetal distinta em sua elaboração. Para utilizar o Selo Pureza a ABIC exige que o produto apresente o limite máximo de 1% de impurezas intrínsecas, isto é, da mesma origem, tais como cascas, coco (cereja seca não beneficiada), marinheiros (grãos no pergaminho) e de impurezas extrínsecas, isto é, paus, pedras, torrões, etc., provenientes colheita das cerejas que entram em contato com o solo através da apanha conhecida como varrição, em sua composição. Note que o objetivo do Selo Pureza é bem diferente do Selo Qualidade, criado posteriormente no Sindicafé, em São Paulo, e colocado em prática à partir de 2004 pela ABIC. Diferente do Selo Pureza, o Selo Qualidade atesta, como diz o nome, a quantidade do café que o consumidor está levando pra casa. Um dos parâmetros principais adotados para avaliação é a análise sensorial do produto. Essa análise é realizada por grupos avaliadores especialmente treinados para isso. Segue o link abaixo para consulta:


Ambos os selos têm como objetivo oferecer ao consumidor uma orientação clara sobre o café que ele está adquirindo. No caso específico do Selo Qualidade, por se tratar de segredo industrial, os grupos avaliadores não tem acesso aos grãos que compõe o blend, portanto, torna-se impossível saber-se de fato sua respectiva graduação in natura, prevalecendo apenas a análise sensorial do produto final embalado para consumo. Por esse motivo, torna-se mero exercício de adivinhação supor a classificação dos grãos que foram utilizados em cada um deles, ou mesmo depreciar qualquer um deles apenas por achismo. Isso reforça a importância do trabalho realizado por esses grupos avaliadores, formados por profissionais treinados na função de atestar a qualidade do café que está sendo consumido no país. Como eu sei disso? Eu fui um dos caras que participou ativamente da elaboração do Selo Qualidade.

Quanto ao produto definido como Especial, trata-se, presumo eu, de um blend elaborado com cafés originados de várias regiões e de terroirs distintos, razão pela qual está sendo apresentado dessa forma. Suponho tratar-se de produto de qualidade. Só isso explica a permissão que a empresa tem para estampar em sua embalagem o Selo Qualidade na categoria Superiores, não acha?

RP-velu
Автор

Eu estava tomando café gourmet, mas com o valor que está o café está nas alturas, sendo assim eu comprei um da marca evolutto superior, e é gostoso.

alinerochaaline
Автор

SELO KOSHER
É um documento emitido paraatestar que o processo industrial de determinada empresa, em determinada linha de produção, obedece às normas específicas dieta Judaica Ortodoxa

VanderlanAlcântaradeSouza
Автор

Nem é só questão de gosto, mas sim saúde também. Aqui na minha casa, carvão moído, nunca mais...

lucasgama
Автор

Muitas informações boas e foi direto ao ponto ! Ótimo vídeo

eloapelomundo
Автор

Muito intessante, eu não sabia sobre a classe de café especial. Olhando a etiqueta do café que consumo tem essa marca BSCA, o danado é muito bom.
Quando tomo café comum na minha mãe tenho que disfarçar a cara feia pq esses cafés tem uma mistura de tantos sabores que até enjoa, em casa não volto mais para essas marcas populares.

kuruminlinux
Автор

Muito obrigada pela explicação completa! Também agradeço a recomendação dos três corações, vou experimentar...

laurahelena
Автор

Entrei na onda de experimentar alguns cafés de todas as categorias. É simplesmente um caminho sem volta.

rrluiz_felipe
Автор

Valeu me ajudou muito eu só bebia o tradicional

mariajosedinizmacedo
Автор

Bacana Gabriel... Sabia dos selos superior.. gourmet etc.. não tinha me atentado que tambem tinha aqueles detalhes de sustentável, orgânico etc.... Aqui onde eu moro nos mercados quase sempre encontro o Gourmet tres corações cerrado mineiro.. gosto muito de usar ele na cafeteira italiana.. muito pratico por ja ser moido.. as vezes na correria não da tempo e tal ai vai logo o moido pra italiana e fica muito bom. 1+ 🥇

boraladeuno
Автор

Parabéns, Gabriel!
Mais um vídeo top!

betamarques
Автор

Existe esse sul de minas em cápsulas da tres corações ou semelhante?

williamdavid
Автор

Parabéns pelo vídeo Gabriel! Esse três corações é maravilhoso.
Depois se puder falar de um vídeo de uma pesquisadora que levou o café comum e um gourmet ao laboratório para analisar e o resultado foi que o gourmet também continha várias “impurezas”.

DiegoCaria
Автор

Cheguei agora aqui nesse mundo pq estou querendo tomar café sem açúcar comecei a tomar com adoçante porem ja me falaram que tem bons cafés que eu conseguiria tomar sem adoçante a pergunta é vc poderia me indicar alguns e parabéns pelo bom conteúdo!!!

JoaoPaulo-pkzn
join shbcf.ru