Querem impedir o fim do Windows 10... pelo motivo errado

preview_player
Показать описание
Use o cupom DIOGARANTE para ter 200 reais de desconto em qualquer cursos (mesmo os que já estão em promoção)

O Public Interest Research Groups (PIRG), orgão sem fins lucrativos dos EUA e do Cadaná, criou uma pedição para entregar ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, um pedido de manutenção prologanda do Windows 10, alegando problemas relacionados a preservação de máquinas antigas e funcionais que deixarão de operar corretamente em 2025 com o fim do suporte do sistema operacional da gigante de Redmond, lançado ainda em 2015.

Neste vídeo vamos analisar os impactos desse pedido, e propor algumas soluções alternativas que visem responsabilidade e preservação de tecnologia no longo prazo, que, discutivelmente, seriam mais efetivas do que pedir para que a Microsoft dê manutenção num sistema "legado" em detrimento de versões mais recentes do Windows, como a versão 11 ou qualquer atualização futura.

🥇 Agradecimento a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO", por nos ajudarem a continuar criando conteúdo. Essas pessoas incríveis já nos ajudaram sendo membros nessa categoria:

‣ Felipe Duarte Ferreira
‣ Henrique Uebel
‣ Fernando Furtado
‣ Renata Vieira Florencio

📎 Fontes e Links:

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru
Thumbnail: Adriel Filipe

#windows #microsoft #software #linux #opensource
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Trabalho em um órgão público e neste ano encerrou o contrato do sistema que utilizamos baseado em Windows Server e aplicação nas estações que exigiam o Word. Na nova licitação especificamos que o sistema deveria ser baseado em banco de dados opensource e aplicação em Web com suporte a Windows, Linux, IOS e Android. Hoje nosso sistema roda em qualquer dispositivo e os usuários estão muito satisfeitos. Há testei num Chrome book e também funcionou.

andrec
Автор

"O porta-voz da Microsoft, Jerry Nixon, anunciou que o Windows 10 será a última versão do sistema operacional. Porém, não há motivos para os fãs do modelo se desesperarem: a Microsoft está desenvolvendo um novo modelo que começará com o Windows 10."

Direto do site da Forbes, de 2015. Lembro desse comercial até hoje. Para os que acreditaram, triste fim.

pponto
Автор

tem hospital que ainda roda windows xp e windows 7 com firewall fisico pra fazer o sistema de segurança acho que perder o suporte nao muda em nada se essas empresas e hospitais tiverem um setor de TI muito bem estruturado e não precisa ficar dependendo de suporte do microsoft

RockerGame
Автор

Se as empresas disponibilizassem os mesmos programas (visual) e drives pro linux que dispoem pra windows eu migraria. Mas infelizmente minha Canan e monitor nao funcionam direito.

_pordiasmelhores
Автор

Ja salvei um iMac de 2010, trocando o HD de 160GB por um SSD de 240GB da ADATA e instalei Ubuntu LTS. Tive de usar ventosas para remover o vidro da tela e chave de fendas especiais Torx. Esta funcionando. Dei o iMac pro meus pais.

marceloyon
Автор

Intel core i5 de terceira geração 8G de RAM e um SSD esse é o diferencial um SSD, rodam o Win 11, tranquilamente. A questão da faixa de corte para oitavava geração com certeza foi para aumentar a venda de hardware mais recente. Tem como fazer um bypass sobre a quantidade de ram, TPM e processador. Uso Linux mas tive que fazer no PC da minha afilhada que estava no Windows 7 até mês passado.

jeffersongo
Автор

olha como engenheiro de software e conhecedor da area, é praticamente inviável para boa parte dos sistemas empresariais mudar para linux, principalmente quando se trata de apps desktops, a maioria e escrita com APIs Windows que estão profundamente emaranhadas nas lógicas de negocio da aplicação, o que no final, não importa quão caro seja substituir todas as maquinas de uma empresa, vai ser mais barato do que mudar o software.

henriqueluizsilvamota
Автор

Eu tenho um laptop que apesar de antigo, 7 anos aprox, me atende muito bem, é um I7 de sétima geração, 32GB de RAM e 1TB de SSD. O SO de fábrica é o Windows 10. Com o anúncio do fim do suporte em 2025 decidi instalar também o Mint, inclusive conheci este canal na busca de um entendimento melhor das distros de Linux, e sinceramente, depois que passei a usar o Mint raramente entro no Windows, para a minha necessidade está perfeito, sendo que cada dia aprendo e me encanto mais com essa distro do Linux.

daltongoncalves
Автор

Dio, sou funcionário público e o governo anterior aboliu o windows das repartições e instalou o Ubuntu no lugar. Foi onde conheci o Linux. Foi bom pra mim e foi melhor ainda para o país, pois a economia foi muito grande.

augustofarias
Автор

O duro de empresa são os ERPs que acabam tendo suporte só ao Windows. Na empresa uso Thunderbird e LibreOffice para mitigar o problema de licenciamento, mas o ERP é a pedra no sapato. Algum dia vou ver se consigo fazer alguma gambiarra para rodar via Wine.

rzvendramini
Автор

Boa noite, Diolinux. Tem uma versão do Windows 10 disponível no site da Microsoft, que é a Windows 10 Enterprise LTSC, ela vai até Janeiro de 2027. Eu comecei a usar hoje, o que gostei é que ela é bem minimalista se comparada com as outras versões. Estou conseguindo executar minhas demandas normalmente por ela. Mas o Windows tem um bom vizinho na Máquina, o Linux Mint. :)

petermammuhteocoletordecri
Автор

Tenho um ultrabook da Samsung de 2012 totalmente funcional com o window 10, excelente notebook, depois que troquei o HD por um SSD ficou super legal! Não tenho pretensão de troca-ló, me atende perfeitamente, ele é super leve, muito útil em viagens. Tenho dezenas de softwares instalados e muitos não existem em Linux. Eu uso linux em uma outra máquina desde que foi lançado.

edsoncefetpr
Автор

Eu gosto do Windows 10, como gostava do XP, eu tinha para o XP um aplicativo Geek que em meia dúzia de clickes e uma varredura corrigia todos os erros e eliminava todos os erros, spayware y vírus. Não sei se isso existe porque faz muito tempo que uso só Linux. Não necessitava antivírus bastava Windows defender. Era muito muito simples ter a máquina impecável. O 10 está limpo e bonitinho, simples e se adapta bem a toda a máquina, é muito estável.
É pena, eles podiam deixar dois sistemas, um para máquinas mais fortes e profissionais e outro para antigos, pessoais, assim uma distro mais flexível para tabletes, raspberrypi etc e tarefas domésticas. Acho ruim isso. Uma marca tão grande só com uma distro!?

decastro
Автор

Por isso gosto de criar webapps, independente do SO a gente consegue trabalhar precisando só de internet e um navegador que nem precisa estar tão atualizado.

wellingtonm.
Автор

Meu irmão acabou de falar que na empresa que ele trabalha ainda tem windows 7.

Igormboaes
Автор

Software Livre é a solução, tanto para a substituição do SO, quanto para os sistemas que dependem do Windows para funcionar.

sergiodemenezes
Автор

"Qual poderia ser uma solução mais robusta para evitar o descarte de tantos computadores?"
R: Linux :)

thallesgadelha
Автор

Não era o Windows 10 que seria "o último Windows" que depois não ia mais ter esses vercionamentos ou tô lembrando errado?

noriller
Автор

Existe uma dependência no uso do Windows que muitas vezes não se justifica. Muita gente (e digo isso para empresas também) que usa o Windows simplesmente porque acha que não há alternativa. Não é porque é o melhor sistema para determinada tarefa ou porque precisa de uma software que só funciona nele (casos em que se justifica o uso). Já vi muitas situações em que era possível sim substituir o Windows por um sistema Linux. Mas a Microsoft criou não só uma dependência muito grande do usuário ao sistema dela como também criou um senso comum de que se não puder usar Windows não tem como trabalhar.

GeovaniBritox
Автор

Mais a MaicoSofiti havia dito que W10 era o seu último windows então como quer que confiemos nesta ?

SiramSA