ARCABOUÇO OU CALABOUÇO FISCAL? | MANUAL DO BRASIL

preview_player
Показать описание
No dia 18 de abril o governo enviou para o Congresso a proposta do novo arcabouço fiscal que deve substituir o Teto de Gastos que estava em vigor desde o governo Temer, e que teve um papel absolutamente fundamental no controle das contas públicas.

O que parece muito simples para nós da população, que é gastar menos do que recebemos, para um governo de esquerda não é tão óbvio assim.

Um bom arcabouço fiscal é importante para criar regras e condições que forcem o governo a ser responsável quanto às suas despesas e para que o Brasil se faça previsível e confiável para investidores e credores.

Mas por que acabar com o Teto de Gastos? Considerando que o governo está aumentando ainda mais a carga tributária, que já é a maior do mundo, este tal de arcabouço fiscal vai ser bom ou ruim para o país? Assista ao vídeo e entenda!

COMENTE! Você acha que no Brasil se paga muito ou pouco imposto? Aceitaria pagar mais e ser mais roubado pelo governo?

SE INSCREVA NO CANAL!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse conteúdo é sempre claro e preciso! 👏

vanusamarques
Автор

NÃO ESTOU OTIMISTA, MUITO PELO CONTRÁRIO.
EM SE TRATANDO DE QUEM É O GOVERNO ACHO MAIS UM " CALA BOLSO DO POVO"

cibelecarone
Автор

Eu gostava mais do teto de gastos que foi aprovado na reforma política em 2016, do que o arcabouço fiscal que recentemente foi aprovado pela Câmara, pois ela previa que o governo só podia gastar de acordo com a inflação do ano anterior e, caso o presidente provocasse um déficit nas contas públicas, ou seja, gastasse mais do que arrecadasse, estava sujeita a penalidades como o impeachment, por exemplo, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

É uma pena que, além de não haver penalidades, o governo pode mesmo assim voltar a burlar sem sofrer qualquer sanção. A única coisa que me faz não criticar o Bolsonaro nesse ponto é que ele conseguiu diminuir a dívida bruta do país em 72%, sem contar que houve períodos que se registrou superávit nas contas públicas, vídeo muito bom.

alexandre
Автор

Resumindo volta aqui em 2024 pra ver o que vai dar pra mim não vai dar em nada o pais esta indo pro buraco imposto e mais impostos😢

rildavasconscelos
Автор

Tendo em vista que não penaliza o executivo por descumprir as regras não é bom

monteirofranco
Автор

Como sempre o debate do projeto do país fica circunscrito a se vai ter déficit ou não se vai ter aumento da dívida ou não, o q é qse completamente irrelevante pro desenvolvimento. EUA é deficitário qse todo ano, França, Inglaterra e diversos outros países desenvolvidos tb são deficitários qse todo ano, incluindo até msm a Finlândia, q tem uma carga tributária alta. Do outro lado, há diversos países subdesenvolvidos superavitários qse td ano e q continuam pobres. O Brasil só cresceu qse 3% do PIB em 2023 pq teve autorização para gasto, os crescimentos durante a vigência do "teto" foram ridículos, excetuando 2021 q foi recuperação do tombo da pandemia de 2020. O motivo é simples: nenhum país se desenvolve sem gasto público PESADO e bem aplicado. Se fosse esperar investimento do mercado, o Brasil não teria Vale, não teria Hidrelétrica, não teria portos, aeroportos, estradas, não teria Petrobras, não teria sequer agronegócio, q é bancando com crédito público altíssimo. A China é o q é hoje pq gastou 50% do PIB com anos em infraestrutura. Então esse arcabouço é um lixo, assim como o teto de gastos. Só q é mais racional somente. Se cumprir à risca o calabouço fiscal e suas metas, o país vai pro buraco.

Krav