O que é e como surgiu o STEAMPUNK

preview_player
Показать описание
Com a estreia de Pobres Criaturas, neste Nerdologia discutimos o que exatamente define o Steampunk, quais as influências desse movimento artístico e literário e como ele pode dialogar com a História?

FONTES

SAIBA MAIS

Apresentação e Roteiro:

Edição e Arte:

#nerdologia #jovemnerd #pobrescriaturas
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O gênero Punk é muito amplo e merece vários vídeos falando de cada um. Temos Stone Punk que se passa na idade da pedra, temos o período que se passa na renascença, Diesel Punk que e o período subsequente do Steam Punk, Tesla Punk que se dá com a tecnologia totalmente idealizada por Nicolas Tesla, Atom Punk que toda a tecnologia é baseada na energia do átomo, Rocket Punk era espacial, Rusty Punk uma sociedade baseada em Mad Max com o mundo sobrevivendo com os restos, Solar Punk esse cenário foi idealizado por brasileiros e a ideia e ser pro-ecologia, e uma vertente do Steam Punk que é o Jade Punk, é igual ao Steam mas se passa no extremo oriente. São muitas vertentes do gênero.

Paladino_Nerd
Автор

Acho que todo mundo está comentando da melhora estética dos videos, então deixa eu acrescentar MAIS UM ELOGIO ao Estúdio 42: o ritmo de edição. Os respiros, pausas e transições estão impecáveis, o timing melhorou DEMAIS e os vídeos ficaram muito mais compreensíveis, a gente digere melhor, sabe?? Enfim, só elogios 🎉🎉🎉

flavinhopombo
Автор

As engrenagens no steampunk são outro elemento definidor, porque, aqui, não é a eletrônica que manda (embora exista), mas a mecânica.

MarconiCBR
Автор

Fazia meses que não me interessava assim por um nerdologia

dom_oba
Автор

Parabéns Estúdio 42 (e Felipe tb)!
Corrigiram minha única crítica ao Nerdologia... o ritmo de edição.

Agora consigo ver sem ter que pausar pra ler e ficou bem mais didático (na minha humilde opinião)

wzeborges
Автор

Eu estou tão feliz que você escolheu The Liver Building daqui em Liverpool para mostrar o estilo dos edifícios vitorianos! Sou muito orgulhoso da minha cidade! Obrigado pelo vídeo, é muito útil para mim aprender o português! Sinto muito pelos meus errores. Valeu!

ScousePoliglot
Автор

Enfim uma menção a Verne, mas ele ainda merece um nerdologia próprio

bhendonqueiroz
Автор

Um autor brasileiro que é fera nesse tema é o Enéias Tavares, eu li A lição de anatomia do temível D. Louison e fiquei impactada. Enéias usa personagens já consagrados da literatura brasileira com novas abordagens em suas obras.

KeeraMoon
Автор

Só para complementar, uma obra que mostra essa questão do steampunk e o imperialismo inglês é o anime: One Piece.
Na obra, temos o governo mundial que domina o mundo (tal como imperio inglês) e quem luta contra o governo mundial é o exército revolucionário. Os membros do exército revolucionário tem seu traje toda estética steampunk.

VHFdeS
Автор

O Brasil tem uma produção legal no Steampunk, com várias antologias literárias e nomes de peso. Vale citar o autor e pesquisador Enéias Tavares, que além dos livros e quadrinhos de Brasiliana Steampunk, fez a série A Todo Vapor (Prime Vídeo).
Ainda tem a SteamCon, um evento que acontece em Paranapiacaba, que é uma cidade com arquitetura da "Era Vitoriana" e vários livros e quadrinhos dentro do gênero.

dnunes
Автор

Cara, maravilhoso ver isso, a três semanas começamos um RPG Steampunk numa mesa de teste, estamos trabalhando nela a uns dois anos e agora finalmente começamos nosso playtest. De longe, desde criança, a área da ficção que tenho maior paixão hahaha

endellemes
Автор

Agora falta o:
- atompunk
- dieselpunk
- cyberpunk
- solarpunk

yuricarvalho
Автор

Esse nerdologia tá uma obra prima, viu?

gabrielzinho
Автор

Galera, que vídeo incrível! Muito didático, para facilitar explicar esse termo aos meus amigos. Façam se possível também de Cyberpunk, ou Punk-gótico

StriderKaizen
Автор

Ok, esse nerdologia ficou fantástico. E gostei desse novo ritmo/estética dos vídeos. Muito bom! Parabéns para a equipe!

petruspetronio
Автор

Sempre curti muito esse universo steampunk, mas nunca imaginei como um debate a nossa atual realidade. Obrigado por enriquecer essa visão.

cesarlloret
Автор

Legal ver a temática steampunk ser tema por aqui, ela é bastante difundida no Brasil, com diversos livros, associações de interessados, encontros vitorianos etc. Sugestão: fale também sobre o Solarpunk, cuja primeira antologia de contos produzida em todo o mundo foi brasileira, publicada pela editora Draco e mais tarde traduzida para o inglês (por uma editora dos EUA) e para o italiano, algo raro na produção de FC nacional

marcadiabo
Автор

Como consumidor de Steampunk e Cyberpunk, dizem que o Brasil é um dos grandes expoentes do Steampunk atual. Aliás tem uma série legal de Steampunk Brasileiro na AMAZON, não espere efeitos maravilhosos, apenas uma obra com narrativa steampunk.

PaladinodoCerradooficial
Автор

Um gênero que, mesmo não tendo lido algum livro (ainda), me fascina por conta da estética e a história por trás dele. De obras que tenham alguma influência do Steam Punk, me vem em mente Fullmetal Alchemist, Fire Force e Bioshock

another_
Автор

Pra mim, o que torna o Steampunk um sub-gênero de ficção cientifica algo fascinante é a capacidade de, de maneira verossimil, imaginar um passado alternativo, onde a transição dos motores a vapor para os a combustão interna nunca aconteceu. Isso poderia se dar (provavelmente) por uma escassez do petróleo, que teria inviabilizado o processo. Algo muito visível na própria estética Steampunk pela auxência de um material tão comum no mundo moderno: o Plástico. Se o petróleo é raro, ou escasso, então o plástico também o será.
E se por um lado essa premissa do Steampunk me fascina, por outro, me incomoda como ele é mal-compreendido, seja pelo público, seja por autores, que focam demais na estética e ignoram a sua cientificidade, fazendo com que o Steampunk penda cada vez mais para a fantasia e essa excência se perca. O que eu quero dizer é que o que caracteriza o Steampunk como tal é essa idéia de passado alternativo onde as motores a combustâo externa, que podem funcionar com qualquer fonte de combustivel, nunca foram substituidos pelos a combustão interna, que demandam, cada um um tipo especifico, de combustivel. Passado esse que seria cientificamente possivel, se o Petróleo não fosse abundante, como era no inicio do século XX. Ao invéz disso, autores modernos imaginam todo tipo de sandice, como navios voadores movidos à vapor, que usam energia "mágica" pra funcionar e robôs com inteligência artificial movidos a "sei lá o que". E pra fechar, quem disse que tem que seguir uma estética vitoriana, ou ocidental, do final do século XIX? Porque não focar no elemento ficção científica e usar uma estética diferente, mas ainda dentro das limitações tecnológicas que definem o subgênero?
Os primeiros jogos da franquia Bioshock, apesar da presença forte de magia, meio que romperam com essa estética e são passados na 2ª metade da década de 1950, optando por um estilo mais Art Deco, que ainda era popular na época.

christianhjelmstrom