openSUSE Tumbleweed é show de performance!

preview_player
Показать описание

O openSUSE Tumbleweed é um das distros Linux Rolling Release com melhor desempenho que já testamos até o momento. Neste vídeo você vai conhecer mais sobre a versão com GNOME deste sistema Linux.

🥇 Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO" por nos ajudarem a continuar criando conteúdo:

‣ Memo

📎 𝗙𝗼𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝗟𝗶𝗻𝗸𝘀:

#linux #opensuse #opensuse #tecnologia #software
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nem vi o vídeo ainda, mas o Diolinux é uma lenda, o SuSe, depois o SuSE, depois o SUSE, depois o openSUSE, e seguimos para o Leap até o estado da arte, o Tumbleweed, que em si mesmo traz todo o legado de estabilidade, etc, etc, etc.

Se é que ainda tenho como contribuir com algo, depois de mais de 25 anos de contribuição com o projeto, fica aqui meu relato simples, direto e objetivo.

Até hoje, isso mesmo, depois de mais de 25 anos a usar o YaST, continuo a usar, ensinar e trabalhar com o sistema do camaleão, então caso tenha curiosidade, o sistema roda super bem aqui em casa em:

- raspberrypy
- iMac 12, 1
- Macbook Pro 2011
- Macbook White 2008
- Lenovo x220


Edu-Li-f-e, para introduzir a plataforma para meu filho de 2 anos

Ambiente de desenvolvimento
Plataforma de produção de podcast
Plataforma de produção e edição de vídeo
Servidor DLNA
Retrogames

São alguns exemplos de utilização atual do Tumbleweed aqui em casa.

espero ter contribuido com algo

Forte Abraço

Parabéns Dio

CarlosAlbertoGoogle
Автор

Usei o Tumbleweed por um bom tempo e nunca tive nenhum problema com ele, é um excelente sistema operacional. E obrigado por me apresentar às paródias musicais do Suse, aquilo é genial.

theviniso
Автор

Depois faz um vídeo sobre sistemas BSD...sempre ouvi falar nesses sistemas e sempre fiquei curioso pra saber como q funciona. Faz um vídeo, Dio! :)

okigukk
Автор

Excelente Vídeo sobre o OpenSUSE, minha distribuição favorita e base do RegataOS.

Realmente ele possui muitas opções avançadas tanto no instalador quanto no yast ( que me salvou diversas vezes quando a interface não iniciava)

Não esperava esse excelente desempenho nos testes. Fiquei muito surpreso.

krillAmorim
Автор

Dio, já vi você cometendo este erro em outros vídeos, então resolvi comentar, no intuito de contribuir. Quando você diz "feature killer", acredito que você gostaria de dizer "killer feature". Parece uma diferença pequena, mas muda completamente o significado. A primeira quer dizer "matadora de features" (ou seja, algo bastante negativo), enquanto a segunda significa "feature matadora" (aquela feature que faz a diferença). Deixo aqui meus parabéns pelo vídeo e um agradecimento. Após varias tentativas de migrar para Linux, só consegui ter sucesso após começar assistir a seus vídeos, algo que agora faço religiosamente. Um forte abraço!

jcarvalh
Автор

Obrigado por falar do SUSE que eu amo! sinto falta de boas avaliações do SUSE. É a minha distro de uso diário, testo muitas e sempre acabo voltando para ela. Não fico sem o YAST!

janiolos
Автор

Boa noite dio! Ontem instalei para ver como está o opensuse, depois de três da última vez que avaliei. Hoje, está muito bom com Opensuse Leap 15.4 que tenho instalado aqui. Melhor ainda, que está distro é a única que d suporte completo ao secure boot + TPM 2.0. Muito bom!!!

HeitorTech
Автор

Os benchmark foram uma ótima adição às reviews de distro!

edupazz
Автор

Estava ansioso para esse teste e fico muito satisfeito com o resultado desse sistema que me acompanhou durante a faculdade de computação. #openSUSE

jmarcos
Автор

Ainda em tempo, e como última contribuição, corretamente colocado e parabéns de novo, pois muitos confundem, o openSUSE não possui raizes no RedHat, apesar de partilharem o mesmo sistema de gerenciamento de pacotes. As raizes do openSUSE remontam a 1991 se não me falhe a memoria, com sendo ele a tradução do Slackware, que depois claro, adicionado o YaST e a construir todo uma comunidade e ecosistema ao redor do camaleão, ganhou força própria e seguiu sua trilha de sucesso até o dias de hoje.

CarlosAlbertoGoogle
Автор

Se me permite, parabéns pelo Review. Tumbleweed provavelmente é uma das melhores distros pra quem é programador ou desenvolvedor. Sempre usa kernel e pacotes bem novos. Duas dicas, pra quem quer usar pra jogos ou nada muito profissional existe a GECKO LINUX já vem com codecs e mais leve, tunada pra lazer. E por fim algo importante: NÃO se recomenda atualizar pacotes do modo tradicional. Pode quebrar o sistema. Recomenda se atualizar a versão completa via zypper dup. Se bem que quebrar o sistema não tem problema. Basta rebootar e usar um snapshot anterior pra tudo voltar ao normal

timfd.w.
Автор

O Tumbleweed é minha distro de preferência há alguns anos. Não lembro quando foi que comecei a usar o Tumbleweed mas eu sei que, pelo menos na minha máquina atual, essa instalação tem mais de um ano de idade, só para mostrar como é bem sólida essa distro. Nada quebra que não seja por minha culpa, afinal futucar é uma das formas que uso para aprender. Mesmo assim, nunca precisei formatar e reinstalar do zero e quero ver o quanto essa distro dura comigo. Não sou nem nunca fui distro hopper e, como eu gosto de usar o KDE Plasma, a única coisa que muda é a base do sistema, então me acomodei no openSUSE Tumbleweed. Demorou muito para o Dio fazer um vídeo a altura para o Tumbleweed. Aquela semana que ele passou com a distro + KDE Plasma foi um desastre, pior ainda que quando o Linus Sebastian instalou Pop!_OS no computador dele. Tumbleweed quebrado no computador do Dio e 100% estável e responsivo no meu, Pop quebrando no PC do Linus mas 100% estável e responsivo no do Dio. Claro que como sys admin eu tenho tempo e vontade de aprender o Tumbleweed.

ryuketsuekiofficial
Автор

Aconselho, mas também a ter paciência para aprender todo o mecanismo do faço produção musical e aulas de guitarra online e desde que o uso há cerca de 8 meses o openSUSE thumbleweed tive ZERO BUGS .... sistema de som pipewire, ...wine, yabridge para instalação de plugins nativos do windows e sem duvida para o mundo da produção audio (reaper) video (kdenlive) foto (gimp).... superior ao Manjaro (utilizei durante 3 anos e pouco) Mint cerca de ano e meio e Debian 2 anos.... distro mto pouco falada, mas muito profissional para mim ao nivel do Wndows e Mac OS

virgildanica
Автор

Dio, esse generic desktop é na vdd uma customização do IceWM, e logo depois que dá o boot pro desktop dessa edição aparece uma tela pra escolher qual desktop a mais você quer. Inclusive possui opções fora do trio Gnome, XFCE e KDE, como Mate, LXQt, Cinnamon e i3.

InfiniteForces
Автор

O Linux é perfeito, para quem não entendia nada de terminal e código de comando eu consegui fazer um servidor shoutcast para minha web rádio rodando o puppy Linux pelo pendrive.

ddd
Автор

Melhor distro! Uso há mais de 10 anos.

MrPdeh
Автор

Dio, excelente vídeo, abordagem concisa e clara!!! Agora que temos um novo líder, vale a pena vc fazer aquela imersão de uso no dia a dia, para ver como o Suse se comporta?

raphaelcrestani
Автор

Show, o SUSE está sensacional incluindo aí o YaST. Valeu Dio.

ajrleal
Автор

sempre gostei muito de utilizar o openSUSE, o que me fez deixar de usá-lo foi um bug que ele dava no meu desktop que constantemente fazia o sistema congelar e me forçava a reiniciar o computador, seja no meio de um jogo, ou até mesmo so de navegar na internet, fora também a velocidade de download dos pacotes ser absurdamente baixa, coisa que nunca entendi pois existem mirrors aqui mesmo no Brasil para baixar as coisas, mas sem dúvida é um sistema muito gostoso se usar; o "zypper" que vem com ele é um instalador de pacotes maravilhoso e muito amigável até mesmo para os iniciantes e na minha opinião é o melhor que já pude usar, achei que teria alguma menção a ele no vídeo, mas de boa. Parabéns pela análise!

sucesso
Автор

Para mim a melhor distro uso a versão Leap pela estabilidade, um detalhe interessante sobre o OpenSuse é o uso de tecnologias que estão se tornando padrão hoje no mundo Linux já são usadas a tempo no Opensuse como o BTFS... Poderia fazer um vídeo sobre a versão de servidor e comparar com o Debian e Ubuntu.

wesleyxb