Qual é o melhor motor para Trike?

preview_player
Показать описание
Gosto do meu conhecimento,dei certo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Há alguns anos um amigo meu tinha um trike, o único em nossa região. Não era desses modernos, era simples, básico, porém voava bem. Era um modelo biblace e sempre que ele ia voar me chamava de companhia, e eu obviamente ia e voava junto, sempre de carona, pois não tinha curso pra pilotar.
Então, num agradável final de semana ele me convidou novamente, e lá fomos nós para o aeroporto de terra recém feito a uns oito km da cidade, na zona rural. Montamos o Trike e ficamos sobrevoando a região. Só estávamos nós curtindo a aeronave e aquele bonito fim de tarde, que ficava ainda mais bonito visto de cima.
Algumas vezes meu amigo decolava solo, e quando ele dava um tempo, eu pegava o trike e treinava umas taxiadas sozinho, sempre dando mais velocidade a ponto de tirá-lo do chão e em seguida pousá-lo novamente.
Conforme eu ia ganhando confiança eu arriscava e subia cada vez mais a aeronave, talvez perto de dois metros de altura, enquanto meu amigo descansava sob umas árvores que ficavam a beira do aeroporto, no início dele.
Numa dessas que eu subi mais do que deveria, não sei por que cargas d'água o Trike virou indo a toda velocidade em direção à cerca de madeira que separava a pista de terra do restante da propriedade rural. Em questão de segundos eu tive que decidir entre colidir contra os mourões da cerca e me machucar todo, talvez com consequência pior, além dos danos ao trike, ou simplesmente acelerar e decolar.
Não sei se imbecilmente, mas a segunda decisão foi a que eu tomei. Pisei fundo e decolei passando por cima da cerca e ganhando o céu, enquanto meu amigo se agitava desesperadamente lá embaixo, ficando cada vez menor, parecendo um bonequinho playmobil...
Conforme o Trike ganhava altura eu suava igual tampa de chaleira, e aqueles balanços característicos, tipo pêndulo, me deixavam mais agoniado ainda. Tive que me controlar muito para tentar manter a calma e não entrar em pânico, embora por dentro eu estivesse quase me desesperando com a real possibilidade de morrer caso não conseguisse pousar o Trike. Acho que nem piscar eu piscava. Nenhum dos três olhos, literalmente.
Mesmo nunca tendo feito sequer uma hora de aula de piloto de Trike, seja teórica ou prática, quando de carona eu sempre procurava por curiosidade observar os comandos que meu amigo dava na aeronave e a maneira que ela reagia a eles. Acredito que isso me valeu muito naquele dia. Acredito não: tenho certeza.
Eu não tive confiança nem coragem de ficar voando sozinho, obviamente, e assim que ganhei altura voei até o fim da pista e fiz a volta já descendo visando o pouso. Infelizmente pela inexperiência e nervosismo não consegui alinhar o trike na pista, e acabei chegando um pouco na diagonal dela, bem lento, com a menor potência e velocidade controlável possível.
Como eu estava bem no fim da pista, e por ela ser uma parte menos usada ainda que todo o restante do aeroporto, havia no chão muitas daquelas chamadas costelinhas, ou valetinhas, provocadas pelas enxurradas das chuvas, aí, por causa delas, quando toquei o chão o Trike começou a pular igual touro de rodeio, enquanto ao mesmo tempo eu enterrava o pé no freio.
Por eu estar freando forte e não estar muito rápido, mesmo aterrissando um pouco na diagonal eu sabia que iria conseguir parar a máquina antes dela chegar do outro lado da pista, onde havia a cerca. Só que antes disso, devido aos solavancos meu pé escapou da bequilha fazendo com que a roda virasse e o Trike desse uma meia capotada.
Eu fiquei pendurado pelo cinto, tentando me soltar enquanto meu amigo vinha correndo desesperado imaginando o pior.
No fim das quantas, a aeronave teve apenas um leve amassado naquela barra que fica acima da asa (não lembro o nome dela), sem nenhum dano mais sério na estrutura, na asa, na hélice ou no motor, e eu tive apenas uma leve torção na mão, no pé e no ombro devido o tranco quando o Trike embicou.
Meu amigo até hoje não consegue entender como eu consegui pousar o Trike em razoável segurança sem nunca ter feito sequer meia hora de aula de pilotagem.
Sinceramente, eu não sei se isso se repetisse eu conseguiria ter o mesmo sucesso no pouso novamente. Acredito que a calma que consegui manter foi Deus que me deu pra que eu saísse com vida daquela situação mais que crítica. Portanto, se estou vivo hoje agradeço antes de tudo a Ele por ter me dado aquele livramento. E pense num livramento!
Algum tempo depois meu amigo se mudou para outra cidade e vendeu o Trike por lá. Desde então não mais voei, embora ainda goste e muito desse tipo de aeronave. Pena que não tenho condições de comprar uma pra mim. Mas pelo menos hoje sei por que os pássaros cantam...
Fica aqui essa minha história, verídica diga-se de passagem, para todos os fãs de Trike, que assim como eu, amam as emoções que esse esporte nos proporciona.
A propósito, o que vcs fariam se estivessem no meu lugar, passando pela mesma enrascada? Cá pra nós... Será que essa situação dramática que vivi com final feliz ajudaria a me qualificar como um piloto nota dez caso eu fizesse um curso? Eu penso que sim, e vcs, que acham?
Dizem aí nos comentários!
Um abraço a todos os apaixonados por ultraleves e aos comandantes de plantão!!

marcosluiz
Автор

Falou pouco e explicou mto, suas considerações sobre o conjunto estão embasadas em suas experiências bem sucedidas, obrigado!

luizbispo
Автор

No mundo do voo ja ouvi falar que não se faz revisão para sanar problemas mas sim para preveni-los . Então sua visão se enquadra exatamente nisto. Prevenir que um possível acidente seja mais grave por causa de mais potencia seria burrice, logo... Sucesso !

Resistenciaterra
Автор

Cara bacana sou de catalão Goiás parabéns gotei do seu vídeo pessoa humilde bacana simples parabéns abraço

MarcosAlexandre-mc
Автор

Schow de bola meu amigo, admiro muito esse trabalho

AventurascomamigosdoZezao
Автор

Uma bela dica. Já assisti muitos vídeos sobre este tipo equipamento pra voar mas o seu comentário pra mim foi o mais interessante. Obrigado pela dica irmão do Sul.

enoquesantos
Автор

Muito bem planejado e distribuído motor e asa.

telmodasilveirareis
Автор

Show, raciocínio perfeito....segurança associada ao prazer. Abraço e bons vôos...

luisnicolay
Автор

Parabéns muito explicativo o Video, tirou muitas duvidas de muita gente

noelcampos
Автор

Certíssima sua analise de condição pessoal, local, condições de voo e analise de risco para eventuais panes. parabéns amigo, bons voos e vamu que vamuuu! Fábio por aqui.

querovoarlivre
Автор

Ai ta um complemento top, asa tamanho bom, motor potente e forte, pode subir um piloto de 120 quilos a 130 e voa tranquilo, ai ta top de mais meu amigo... só falta o painel de instrução gostei do projeto.

lionsimas
Автор

Fantástico, parabéns e obrigado por compartilhar!

ricardozarapa
Автор

Valeu, Leonardo! Obrigado pela apresentação da máquina e bons voos com segurança por aí.

rogeriolopes
Автор

Concordo contigo 👏👏👏 sou o Trovão do canal TrovãoTreze . Um abraço a todos do seu canal

Trovao
Автор

Você tá de parabéns com o seu canal, já acompanho tem algum tempo, chou de bola!!!

betoseidel
Автор

Sou apaixonada em trike meu sonho kķkk maravilha

MarcosAlexandre-mc
Автор

Só tem a agradecer por suas explicações.

silvanosrn
Автор

Hola" muy buenas noches hermano brasilleño, muchas por postar los vídeos, buena suerte y bueno trabajo.!!!
Un saludo desde Brasília DF Brasil" hásta otra oportunidad. 🇧🇷🇳🇱🇧🇷

evangelio
Автор

Bacana ...belo vídeo...obg pelas palavras...que Deus te conceda muitas alegrias neste esporte

vavagonzales
Автор

Parabéns Leonardo...Show de vídeo...Aquele quebra costelas aqui de Santa Maria, no coração do RS...Muito bom teu vídeo...Mereceu um super Like ...e ganhou mais inscrito também ...Sucesso a Você...

joaocardoso