Liberalismo | Adam Smith | Somos movidos pelo interesse?

preview_player
Показать описание
ESTUDE COM O CURSO QUE PARECE UMA SÉRIE!

SOBRE a AULA:
Neste vídeo, o professor Daniel Gomes de Carvalho pergunta: o que nos move? Em sua obra As Paixões e os Interesses (que deixamos como sugestão de leitura), Albert O. Hirschman analisa a formação da linguagem política do liberalismo econômico clássico (cujas raízes, evidentemente, são bem anteriores a Adam Smith), segundo a qual a busca pela satisfação dos interesses individuais (uma paixão não pérfida) seria promotora de um maior bem-estar (douceur, segundo Montesquieu) para o conjunto da sociedade. Enquanto muitos pensadores antigos acreditavam que os interesses seriam valores deletérios, uma das originalidades do liberalismo é valorizar a busca individual dos interesses como algo que pode engendrar o bem como ("vícios privados que criam benefícios públicos", na formulação de Mandeville).

Nesse sentido, por exemplo, Montesquieu e Sir James Steuart acreditavam que a expansão do livre comércio ajudaria a evitar guerras e promover a liberdade política: o comércio, ao ligar as nações pelos laços do interesse, seria um caminho para o aperfeiçoamento comum. Nas palavras de outro liberal, Benjamin Constant:

"A guerra é anterior ao comércio; pois a guerra e o comércio nada mais são do que dois meios diferentes de atingir o mesmo fim: o de possuir o que se deseja. O comércio não é mais que uma homenagem prestada à força do possuidor pelo aspirante à posse. E uma tentativa de obter por acordo aquilo que não se deseja mais conquistar pela violência. Um homem que fosse sempre o mais forte nunca teria a ideia do comércio. A experiência – provando que a guerra, isto é, o emprego da força contra a força de outrem, o expõe a resistências e malogros diversos – que o leva recorrer ao comércio, ou seja, a um meio mais brando e mais seguro de interessar o adversário em consentir no que convém à sua causa. A guerra é o impulso, o comércio é o cálculo. Mas, por isso mesmo, deve haver um momento em que o comércio substitui a guerra. Nós chegamos a esse momento".

QUER MAIS AULAS?

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá, queridos alunos
Fico muito feliz com o engajamento nos comentários, mas também fico preocupado com os anacronismos - anacronismo, para quem não conhece o termo, significa colocar no passado conceitos do presente. Projetar em Adam Smith o debate sobre a crise de 1929 é bastante complicado (independente da sua posição), posto que o mundo e os problemas da época eram outros. O liberalismo é uma doutrina ampla, rica e complexa, que eu estudo bastante; reduzir o liberalismo à dicotomia "mais estado X menos estado" é reduzir a riqueza desse pensamento.
Aliás, sabia que muitos dos maiores historiadores da filosofia/pensamento não consideram Adam Smith liberal? É o caso do professor de Cambridge J. Pocock (deste autor, ver livro O Momento Maquiaveliano, que ainda não tem tradução em português); para Pocock, Smith liga-se muito mais ao pensamento republicano. Pessoalmente (e humildemente), eu discordo do Pocock e concordo mais com a visão de estudiosos como Isaak Kramnick ou, para citar um excelente brasileiro, José Guilherme Merquior, para os quais Smith encontra-se dentro da tradição liberal (Keynes também, segundo este último, é liberal, embora portador do que ele chama de um "liberalismo social"). Cito ainda, como na descrição do vídeo, o livro As Paixões e os Interesses, de Albert O. Hirschman.
Assim, deixo os autores acima citados como sugestões de leitura sobre liberalismo e história do pensamento moderno. Por favor, cuidado com o que se divulga por aí sobre os pensadores: se está simples demais, provavelmente está errado. Cuidado com as opiniões rápidas, fáceis e binárias
Abração e bons estudos!
Daniel

SeLigaEnemeVestibulares
Автор

Sou estudante de direito e jamais achei que poderia ser tao necessário estudar a filosofia e sociologia afundo, e como esta imersão é prazerosa e necessária ao conhecimento jurídico e social, aahhh e não poderia deixar de agradecer ao excelentíssimo trabalho que nos traz com sua didáticas, que são extremamente eficazes.

davidferraz
Автор

O individuo para mim é movido por necessidade ou por paixão. A pessoa se levanta todos os dias para trabalhar basicamente por necessidade de estabelecer uma troca que lhe seja favorável, ou seja, eu trabalho, você paga pelo meu trabalho, assim você tem o que precisa e eu tenho o que preciso para sobreviver. Assim resolvo minha necessidade, que para exemplificar poderia ser apenas comprar comida para sanar a fome diária. Ou ele se move por paixão. Exemplificando: eu irei trabalhar na profissão que amo para me divertir e assim não ter uma vida tediosa. No primeiro exemplo o individuo tem interesse em se manter vivo, no segundo tem interesse em se manter feliz. Portanto para mim Smith está correto, o homem é movido por interesse. Porém só entendo que isto não deve ser entendido como apenas um interesse ruim. Há várias facetas de interesse que modelam as motivações humanas.

adrynotaveira
Автор

"Se não há ambição, não há desenvolvimento, se não há desenvolvimento não há futuro"

-EU

Sergio-iqgt
Автор

Eu precisava ver esse vídeo!
Enquanto vc prover ela sempre irá te amar.

waldineiwill
Автор

Adam Smith foi um dos maiores filósofo da humanidade, suas contribuições de liberalismo econômico são intrínseca do ser humano

marluslima
Автор

O interesse próprio, sem sombra de dúvidas, é a força motriz que rege a sociedade!
Aliás, desde a ‘revolução agrícola’, como bem critica Yuval Harari, no capítulo 2, da obra Sapiens - uma breve história da humanidade... ;)

parquetman
Автор

Melhor explicação que ja ouvi até hoje. Tenho certeza q vai ficar gravada na memória.

dyanneferreira
Автор

Acredito que todos somos movidos pelo interesse de certa maneira. Um exemplo disto é a própria busca por conhecimento, justamente pelo interesse de nos tornarmos pessoas melhores e bem sucedidas.

larissaramos
Автор

Se pensar bem todos nós estamos sempre querendo algo, e em nós isso dar nossa coisas no nosso tempo sem algo em troca não aceitamos, e bem isso isso mesmo, a sociedade é por natureza liberal

leandrofalcao
Автор

O egoísmo faz pensar sempre vc como prioridade

juhnunes
Автор

Prof! Grave um vídeo sobre Norberto Bobbio!

danielleverao
Автор

Ótimo video, Dan ❤️
Mas to com saudade dos vídeos de geografia, cadê o Thiago?

Gaby-ejru
Автор

Viva o interesse, realmente somos movidos sim pelo interesse !

guinhomedeiros
Автор

Mas como seria o comportamento desse interesse ? Iniciado com melhor comportamento pessoal ? Coletivo ? Seria movido apenas pelo interesse material ? Agregando valores familiares e sociais ?

juniorguimaraes
Автор

Muito bom o video nesse formato Marcelo taz do castelo ratimbum

avelinooliveira
Автор

Resumindo: liberalismo é vida e socialismo é morte!

andersonandre
Автор

no curso de economia a apropriação indevida de Smith é corriqueira por de mais. o auto interesse, tão citado na Riqueza das Nações é interpretado como o homem que não vê nada além de seu próprio interesse.. O que pela teoria smithiana não é verdade, uma vez que ele elabora o agente smithiano simpático em sua obra que dispendeu mais trabalho, a teoria dos sentimentos morais. O indivíduo que sente o 'fellow feeling'. É muito louco pensar que essa má interpretação, por falta de estudo ou por má vontade, condicionou boa parte das teorias econômicas ao agente que não tá nem ai pra nada.. A máxima neoclássica do indivíduo racional que quer o mundo pra si.. Bom vídeo mano!! Ainda bem que ainda há pessoas interessadas em tirar o próximo da ignorância!!! por auto interesse E simpatia =)

jpmorciani
Автор

vídeo incrível
apesar de eu ser Marxista e tudo mais, esse video ficou ótimo
parabéns

victorhugosouza
Автор

Todo ser humano é egoísta por natureza (o que não é uma coisa ruim). Todo ser humano age sempre buscando a felicidade, preservação da sua própria vida e a diminuição do desconforto.
Mesmo quando vc faz uma caridade, é um ato egoísta pelo simples fato de que vc tá buscando a sua felicidade ajudando o próximo. Ou seja, vc lucrou (mesmo que não financeiramente) com o ato de caridade.
Isso favorece as duas partes. Por isso nem todo egoísmo é ruim.

JosiasFontesAlves