LIBERALISMO: conceito, características e pensadores | Resumo de Sociologia para o Enem | Fábio

preview_player
Показать описание

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS

/// SOBRE O VÍDEO
Nesta aula, o professor Fábio Luís Pereira fala sobre o pensamento liberal – também chamado liberalismo, uma doutrina política e econômica que tem por princípio a limitação do alcance do controle e regras do Estado.

Diversos termos como pensamento liberal, liberalismo, neoliberalismo, por exemplo, são recorrentes no palavreado sobre política e também sobre economia. O pensamento liberal, bem como suas influências e consequências, está presente em nosso dia a dia e, muitas vezes, sequer nos damos conta disso.

O termo liberal, quando usado na linguagem coloquial, geralmente é entendido como o oposto daquele/a que mantém uma posição/visão mais conservadora sobre aquele assunto em questão.

Ou seja, o senso comum acerca deste termo parte de seu entendimento como sinônimo/ representação de “mais liberdade” em relação a algo.

De fato, esta interpretação diz muito a respeito da própria perspectiva teórica que está por trás do pensamento liberal, já que este parte de reflexões específicas em torno da liberdade e da igualdade.

Importante destacar que o desenvolvimento do pensamento liberal coincide com o próprio desenvolvimento da sociedade capitalista. Este pensamento surgiu e se desenvolveu a partir dos interesses da classe burguesa que, por sua vez, ascendeu com o capitalismo.

Este foi um processo longo. Seu início ocorre a partir das Revoluções Inglesas do século XVII e também a Revolução Industrial do século XVII na Inglaterra, e se assenta principalmente com a Revolução Francesa do século XVIII.

Tendo em vista que estes marcos históricos estabelecem importantes mudanças na forma de entender e organizar a política e a economia da sociedade. Os ideais da Revolução Francesa: “liberdade, igualdade e fraternidade”, por exemplo, serviram de grande inspiração para o surgimento do chamado Estado Liberal.

O Estado Liberal, também conhecido como Estado Burguês, surge como a primeira manifestação do Estado-nação moderno e foi criado como alternativa ao absolutismo crescente na Europa durante os séculos XVII e XVIII.

Quando falamos de liberalismo podemos dividi-lo em duas vertentes principais: o liberalismo político e o liberalismo econômico. No entanto, é importante ter em vista que estas duas perspectivas estão diretamente relacionadas e não opõem-se entre si.

Um dos principais pensadores do pensamento liberal é o autor inglês John Locke, conhecido como “pai” do liberalismo político.

O liberalismo político parte da ideia de que os seres humanos têm direitos naturais tais como a vida, a liberdade e a propriedade, por exemplo. Sendo assim, a principal função do Estado é garantir que os direitos e liberdades individuais sejam preservados.

Outro nome de destaque no que diz respeito ao pensamento liberal é Adam Smith, considerado o “pai” do liberalismo econômico. O liberalismo econômico parte da ideia de não interferência do Estado na esfera econômica, por considerar que existe uma mão invisível que regula a economia.

Ou seja, as atividades econômicas se autorregulariam, sobretudo a partir da lei da oferta e demanda (lema: laissez-faire, laissez-passer).

Dúvidas? Deixa nos comentários. ;)

⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:00 Introdução
00:08 Conceito e influências do liberalismo
01:50 Características do liberalismo
03:12 Principais pensadores do liberalismo

🔴 ASSISTA TAMBÉM

+ MAQUIAVEL, O ESTADO MODERNO E A SUA CONCEITUAÇÃO

+ JOHN LOCKE E O CONTRATO SOCIAL (FILOSOFIA POLÍTICA)

+ GLOBALIZAÇÃO: ECONOMIA NEOLIBERAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA

❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/

/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!

Bora estudar com a gente?

🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Aula muito boa e assunto importantíssimo.

adelmoaraujocorrea
Автор

Assunto complicado e explicado de forma simples amei. Parabéns professor.

ghitamarcely
Автор

Ótimo vídeo e o conteúdo foi aplicado de forma muito didática!! Parabéns a equipe e ao docente! 🎉✨

BiancaSantos-crgd
Автор

Muito bom Professor! vc explicou muito bem em 6 minutos

zayne
Автор

Obrigada! Simples, mais me ajudou bastante. 😅

kfkyyjc
Автор

sabe muito fabio, ajudou bastante tmj otimo professor

levisouza
Автор

Voltou. Fiquei triste com o sumiço 😢. 🎉🎉🎉🎉

Ayakita
Автор

Que aula explicativa e esclarecedora!!! Obrigada professor pelo seu trabalho, Deus abençoe

Miyaa.im
Автор

Peguei rápido acho que só faltou uma data específica e alguns casos para chamar bem a atç.

DiogoHorcalino
Автор

Boa aula. Mas tenho algumas considerações: 1) A meu ver a questão indivíduo X coletivo é que o indivíduo é a "menor minoria" (desculpem a redundância) que pode existir numa sociedade e ele contra um coletivo de 2 pessoas, 10 ou 100 mil pessoas não tem força para lutar contra qualquer opressão que a ele possa ser imposta através dos aparelhos do Estado que a maioria coletiva possa controlar (pois nessa hipótese, venceria sempre a lei do mais forte); 2) Na questão da livre-iniciativa não se trata de um poder nas mãos dos empresários para fixar os preços da forma que bem entenderem, eles ate podem tentar, mas não será garantia de que conseguirão êxito, pois não podemos esquecer que a outra parte da sociedade (os consumidores) também exerce pressão sobre os empresários, daí porque na livre-iniciativa os monopólios (principalmente os monopolios estatais) nao são bem vistos, pois contra o Estado não há como lutar contra abusos de preços, quanto aos monopólios privados sempre haverá a possibilidade de surgir uma empresa concorrente com serviço/produto melhor.

JosivanMsa
Автор

Isso é a mesma coisa que estado liberal e neutralidade?

hahahhahhahahahahhahahaha
Автор

No finalzinho ele deu uma esquerdada como se o liberalismo econômico pregasse a desigualdade social, quando na verdade, ele apenas é realista e entende que pode acontecer naturalmente desigualdades, curioso que o Brasil desigual que foi mencionado, está a mais de 30 anos em gestões social democratas e não liberais.

andersonmoura
Автор

Até que ia bem, mas quando chegou no final, deu sua opinião política!!😅😅
Um verdadeiro educador é imparcial!

LucianoRLopes-yfql
Автор

pai do liberalismo é Adam Smith e não john locke

EndersonGilvan
Автор

Se eu ganhasse um real por cada "né?", terminaria o vídeo rico.

confissaobatista
Автор

só não achei valido i final da aula. O liberalismo prega justamente a ação do Estado am aeras de mazelas dentro da sociedade. Se a sociedade se encontra instável, a culpa não é do liberalismo, mas sim, da propria ineficácia do Estado. Reflexão falha, mas o video foi bom.

milana_ofic
Автор

Bem básica a explicação. Nota-se que ao fim do vídeo o "professor" tenta incutir à opinião do sujeito que assiste o vídeo, porém a própria explicação é muito básica para que se possa desenvolver um racionício mínimamente lógico de opinão, pois o dito "professor" apenas explicou o liberalismo em sua forma primitiva, ou seja, o momento que estava a se formar, e isto já se faz mais de 2 séculos, muita coisa ocorreu e muitas correntes liberais foram desenvolvidas. Acredito que ao final do vídeo o professor agiu com irônia, levando me a crêr até mesmo uma certa tentativa de negativar ou difamar o liberalismo, sendo que em sua posição de educador deveria ao menos trazer consigo a ética da liberdade de catedra.

Slath
Автор

Assunto extenso, explicação muito rapida, resumo meio preguiçoso

mellbetucci