Luta Antimanicomial: o que é e qual o cenário atual do Brasil? | BdF Explica

preview_player
Показать описание
No Brasil, o 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Defendendo que cuidado se faz em liberdade, os movimentos que lutam pelos direitos das pessoas com sofrimento mental tomaram corpo no país a partir da década de 1970. Foram formados, em sua maioria, por trabalhadores e sindicalistas, pessoas que passaram por internações psiquiátricas e seus familiares organizados.

Nesse mesmo dia 18 de maio, mas do ano de 1987, um encontro de trabalhadores da saúde mental aconteceu na cidade paulista de Bauru. Foi ali que se definiu a data como um dia nacional de lutas e que se discutiram as bases de uma proposta de reforma no sistema psiquiátrico brasileiro.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"O adoecimento mental de uma pessoa não é uma coisa inerente que ela carrega dentro do corpo, mas fruto de processos sociais e da interação dela com o mundo." Minorias oprimidas são também adoecidas mentalmente! Excelente vídeo!

RobertoLyrio
Автор

Ótimo programa . Parabéns para toda a equipe

douglasmansur
Автор

Olá! Pessoal, este vídeo é super relevante! Só tenho uma sugestão: evitem que a música comprometa a audição do narrador.

anacouto
Автор

Eles estão de olho no grande mercado gerado pela criação de clínicas psiquiátricas !

bartolomeusousa
Автор

Não adianta reclamar dos atiradores de escolas depois...

lugarespecial
Автор

Mas os hospitais psiquiátricos são necessários para atender a demanda de pessoas que necessitam de urgência no atendimento de caso de saude mental

danielcoelhovergara
Автор

Parabéns pelo vídeo e abraço de BH MG!

fernandoperdigaoalvesventu
Автор

Eu sou a favor dos manicômios, porque é necessário para tratar de pessoas doentes mentais, é até para o bem delas, fazer um tratamento psiquiátrico para ter uma melhora significativa, agora ninguém tem o direito de agredir ou maltratar ninguém, então um hospício sem torturas é ótimo, todo mundo merece respeito, e psicofobia é crime também

LuizSantana-by
Автор

Pessoas com problemas mentais que colocam em risco a vida dos outros devem SIM ser afastadas da sociedade. Este vídeo é uma aberração!

SauloNY
Автор

Sou a favor de que toda pessoa com qualquer tipo de deficiência intelectual seja tratada em sociedade, convivendo normalmente e socializando com outras pessoas sem isolamento, pois é preciso o convívio social para que possa ter uma.vida normal.
Mas agora me diz como.irao reestabelecer o convívio social de um usuário de drogas, em sociedade sem isolamento, pois se em cada esquina tem uma biqueira ou um bar, é quase que impossível, nao tem como comparar uma coisa com a outra são duas coisas totalmente diferente, ou seja um precisa de isolamento e reabilitação em isolamento, ja o outro precisa estar em convívio social para ter uma vida normal.

alexoiveira
Автор

Esse vídeo deturpa o verdadeiro sentido da luta antimanicomial. A casos de emergência de saúde mental que requer internação sim. São casos aonde o paciente precisa de uma atenção personalizada.

Se depender dessa narrativa ideologizada o Champinha vai pra rua. E no caso do Champinha, a psiquiatra dele foi clara: se ele sair, ele faz de novo.

danielcoelhovergara
Автор

Pessoas com transtornos mentais devem ser internadas em clínicas sérias, que tratem o doente com humanidade.

Quem não pode cuidar? A família aceita? O Champinha vai pra rua?

claudiapr
Автор

Essa forma de lei antimanicomial é ideológica. As comunidades terapêuticas são uma opção para realizar justamente a reinserção de pacientes na sociedade

danielcoelhovergara