O QUE É A LUTA ANTIMANICOMIAL NO BRASIL?

preview_player
Показать описание
Você já ouviu falar no "holocausto brasileiro"? Sabe o que isso tem a ver com a luta antimanicomial no Brasil? Hoje vamos te explicar um pouco sobre tudo isso e sobre como as conquistas da luta antimanicomial vêm sendo ameaçadas.

AJUDE O MINUTOS PSÍQUICOS A ATINGIR MAIS PESSOAS :)

SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS!

CRÉDITOS
● Música: Future Rennaisance - Godmode

REFERÊNCIAS E INDICAÇÕES

#SUS #lutaantimanicomial
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ainda tem o documentário "Em nome da razão" de Hervécio Ratón sobre o manicômio de Barbacena.

wellingtonferreiradejesus
Автор

Eu tenho um amigo que tem Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno de Estresse pós Traumático Complexo e mais alguns... eu sei é muita coisa. Ele já sofreu muito em lugares assim infelizmente, ele também já sofreu bastante nas mãos de autoridades e olha que ele nunca agrediu ninguém.

harrisonlopes
Автор

É uma luta essencial! Minha mãe já ficou internada meses por conta de transtornos mentais então vi de perto o que é o descaso por parte tanto de alguns profissionais de saúde, quanto da própria sociedade. Era nítido ver como as pessoas achavam que minha mãe era só uma louca.. Parabéns pelo trabalho!

NeuroDescomplicada
Автор

Eu brinco e falo "de louco todo mundo tem um pouco", mas sei que quando a sociedade vê alguém como louca nem no mercado ela consegue se manter. Muitas vezes rotulada como "incapacitada".

kamillaasilva
Автор

Em minha última crise mais forte de esquizofrenia, minha família quis que eu fosse internada em um hospital psiquiátrico famoso aqui em Brasília DF. Eu não conseguia aceitar que estava doente, então eles acharam que seria melhor eu receber tratamento lá. Fiquei tão assustada com o local e as condições de lá que pedi pra eles não me deixarem lá e que eu aceitaria começar o tratamento com o psiquiatra só que eu pudesse continuar vivendo em casa com a família. Acho que isso me salvou. Muito obrigada pelo vídeo!

rosianegoncalvesdeoliveira
Автор

É triste saber que muitas pessoas sofreram durante o holocausto brasileiro 💔

Que descansem em paz.

Ótimo vídeo.

umagarotaaleatoria
Автор

Sensacional! Esse é um tema muito relevante!
Tenho um tio que foi diagnosticado com esquizofrenia e por um tempo permaneceu em manicômio. E esse é o maior trauma da vida dele. Só de mencionar o nome do lugar pra ele, dá pra ver as reações de irritabilidade, nervosismo e tristeza. Ele nunca relatou exatamente o que passou por lá, mas é notório o trauma. Imagino que, assim como ele, muitos outros apresentem reações semelhantes :(

isauravieira
Автор

Parabéns pelo vídeo! Ficou ótimo!! Esse tema é super importante. Agora falta assistir só "Um Estranho no Ninho", rsrsrs.

Ana.Garcia.
Автор

Vale destacar, entre as obras cinematográficas que citou, a notável produção brasileira de 2015 "Nise: O Coração da Loucura" e entre as instituições, "A Casa de Saúde Anchieta" (que funcionou durante 30 anos e ficou conhecida como "a casa dos horrores") em Santos, São Paulo. Ótimo vídeo.

carlosneto
Автор

Sou estudante de psicologia, me interesso bastante pela área da saúde mental, fiquei muito triste quando assisti o documentário, uma tristeza não poder fazer nada pelas pessoas que passaram pelo holocausto brasileiro, o que nos resta é lutar para que isso não ocorra mais, espero em minha carreira profissional contribuir pra Isso.

ruthstephani
Автор

Aqui na minha cidade tem um hospital psiquiátrico e certa vez com um grupo de pessoas de uma igreja que eu estava visitando, fiz uma visita a esse lugar. Meu Deus! O lugar parece um cenário daqueles jogos pós apocalípticos, literalmente uma ruína.

mateuslima
Автор

Minha mãe sofre de transtorno mentais.
E a minha familia faz de tudo pra joga-la em manicômios.
Eu sei como realmente são as coisas em manicômios, sei que ainda há "holocaustos" no nosso país, mas mesmo assim não posso fazer nada enquanto o poder de decisão estiver nas mãos daqueles que desumanizam e ignoram os direitos da minha mãe.
A luta antimanicomial é algo que sinto falta nas propostas politicas atuais ( °~°)

mariavitoriaalmeida
Автор

Ótimo tema e ótimo vídeo! Um filme sobre o assunto -> O bicho de sete cabeças, reflete bem essa realidade.

julianalorrainy
Автор

Leiam "Holocausto Brasileiro". Livro pesadíssimo.

brunogentilmartins
Автор

Eu já visitei um manicômio na minha cidade, realmente é muito triste a situação dos pacientes, dá pena, eles pareciam abandonados, sem atividades pra melhorarem o convívio e voltar para suas famílias. A falta investimentos do governo pra que essa situação mude. Avante SUS!

segredosdamente
Автор

4:34 "Seus relacionamentos fortalecidos" Passou a reprise de uma nova na Globo que a personagem tinha vício em apostas e nas primeiras semanas não deixaram ela entrar em contato com a família

DionyBiguz
Автор

Minha família tem um histórico positivo com manicômios, nem por isso eu nego que há muitas problemáticas que precisavam ser resolvidas e é extremamente complicado saber se houve consentimento ou não na internação e se era realmente a única opção. Exceção não é regra, muito pelo contrário.

camilacruz
Автор

Não concordo com o fechamento dos hospitais psiquiátricos! Meu esposo é portador de Esquizofrenia Paranóide, quando ele entra em surto quer matar todos ao seu redor, não dorme, sai de casa durante a madrugada sem destino, ameaça pessoas na rua, em fim. Quando ele está em surto psicótico, meu único refúgio são os serviços de urgência dos hospitais psiquiátricos. Se eles fecharem como vai ficar minha situação, situação também de muitas pessoas? Eu não posso dormir ao lado de uma pessoa que diz o tempo todo que quer me matar

NN-fieh
Автор

Uma aluna minha estava internada em um hospital psiquiátrico supostamente sério e de boa qualidade, e ainda assim sofreu uma série de violações de direitos humanos. Como as aulas estavam sendo online por causa da pandemia, a escola enviou uma carta ao local solicitando que ela pudesse assistir as aulas, mas na maioria das vezes privavam ela de qualquer acesso a dispositivos móveis (no caso, os computadores do próprio local) e ela acabou assistindo pouquíssimas aulas. Por causa da pandemia, proibiram qualquer visita, e como ela é menor, a mãe se internou junto com ela para ela não ficar sozinha. A mãe também não podia ter acesso a nenhum dispositivo móvel, receber visitas ou qualquer item de fora do local (as duas reclamaram muito que a comida era ruim, e o pai não podia nem enviar um lanche ou coisa do tipo).
Ah, isso tudo porque a garota teve uma tentativa de suicídio.
Infelizmente, a garota largou os estudos - os meses que ela ficou perdendo aula impactaram muito na cabeça dela.

Felizmente as duas puderam sair de lá. E é um hospital psiquiatrico supostamente sério e bem conceituado. Imagina o que não ocorre em manicomios mesmo ou nessas "comunidades terapeuticas"?

carolingsanunes
Автор

Um canal desses com conteúdo tão bom e ainda tem gnt que fica usando frases como "todo mundo é um pouco assim", "é a pandemia, está deixando as pessoas assim" com o objetivo de amenizar a dor dos outros. Mas quando quer falar da dor própria, o mundo tem que parar

ejwiwsisi