Partículas poluentes de pneus de carros

preview_player
Показать описание
Os pneus de nossos veículos soltam partículas toda vez que estão em movimento. E essas partículas estão por toda parte. Como os microplásticos afetam nossa saúde e o meio ambiente? Pesquisadores suíços tentam entender esses riscos.

Toda vez que um carro ou caminhão acelera ou freia bruscamente, é muito provável que fragmentos minúsculos de pneus – geralmente de 2,5 a 40 micrômetros de tamanho – caiam e sejam então dispersos pela chuva ou pelo vento. Essas partículas acabam sendo depositadas principalmente no solo mais próximo. Elas também se misturam com o escoamento das rodovias e vão parar nos rios e mares. Fragmentos maiores podem deixar escapar substâncias químicas para o meio ambiente, enquanto os pedaços menores e a poeira ficam suspensos no ar e podem ser inalados pelos pulmões. 

O problema com as partículas de desgaste dos pneus é o mesmo dos pesticidas, diz Ursula Schneider Schüttel, presidente do Pro Natura, o mais antigo grupo de conservação da natureza da Suíça. "Essas partículas estão por toda parte no meio ambiente e não podemos controlar para onde estão indo", diz ela.

O pneu de um carro convencional perde quatro quilos de partículas durante sua vida útil. Estima-se que um total de 6 milhões de toneladas de partículas de pneus sejam liberadas todos os anos no mundo. Na Suíça, a abrasão de pneus é a maior fonte de microplástico no meio ambiente (8.900 toneladas por ano), de acordo com o Ministério suíço do Meio Ambiente. Nos últimos 30 anos, foram acumuladas 200 mil toneladas, a maioria no solo.

Embora as emissões provocadas pelo escapamento e pelas partículas liberadas durante a frenagem dos veículos tenham diminuído nos últimos anos, aquelas provocadas pelas partículas dos pneus têm aumentado – em função da tendência de carros maiores e mais potentes. Tanto as instâncias de regulação quanto os políticos vêm sendo pressionados para que sejam tomadas medidas frente a essa poluição microplástica. Agora já temos uma percepção muito melhor da escala e da complexidade do problema do desgaste dos pneus, embora pouco se saiba sobre suas implicações para a saúde e o meio ambiente. Pesquisadores na Suíça estão trabalhando para tentar entendê-las.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse era meu questionamento qd criança!

matadordeformigas