A METAMORFOSE, DE FRANZ KAFKA

preview_player
Показать описание

Sobre o livro:
Além de tradução inédita feita por Petê Rissatti, essa nova edição traz 93 ilustrações exclusivas, por meio das quais o artista e escritor Lourenço Mutarelli interpreta o processo de transformação de Gregor. Inclui-se, por fim, um ensaio de Flavio Ricardo Vassoler, doutor em literatura comparada, sobre a contemporaneidade de Franz Kafka.

---

O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do YouTube. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais. Texto e edição: Isabella Lubrano.

Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
_

_

ENDEREÇO PARA ENTREGAS OU CARTAS:

A/C Isabella Lubrano
Av. Paulista 1754, 9º andar
São Paulo / SP
CEP 01310-920
_

Ler Antes de Morrer nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Uma bela metáfora. Apesar de nos auto-intitularmos tolerantes, sempre vamos ceder ao desejo de matar os insetos. Bom dia.

victormoreno
Автор

"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Abraham Weintraub deu por si na cama transformado num gigantesco kibe"
(Franz Kafta)

Math
Автор

Não consigo deixar de pensar que a transformação de Gregor Sansa é uma metáfora para as pessoas que ficam doentes: os demenciados, enfermos mentais, sequelados de derrames, portadores de paralisia cerebral ou mesmo aqueles que simplesmente se tornaram idosos. A angústia e o desconforto das famílias não acontece por falta de amor. Pelo contrário, sofrem mais aqueles que mais amam mais e os que mais se envolvem. Esse sofrimento se manifesta de uma forma particular em cada um dos familiares. Os que se sentem imbuídos na missão de "cuidar do inseto" muitas das vezes se tornam prisioneiros dessa condição. Os que se afastam, são julgados duramente pelo restante da família, que cobra manifestações de sofrimento de todos. Os esqueletos no armário são expostos e remexidos. Daí, o sentimento ambíguo de tristeza e alívio quando o inseto morre. Sempre há quem diga: "Ele descansou. Estava sofrendo muito". Será que é isso mesmo que ele pensava?
Por essa análise da tragédia humana, considero que esta é uma obra magnífica.

CesarSubieta
Автор

Eu li esse livro agora ( literalmente) e simplesmente acabou comigo ! Um nó na garganta e muitas lágrimas ! Mostrando que muitas vezes que você só é útil para as pessoas enquanto você pode dar algo que beneficie a elas. 💔

veruzaariana
Автор

Pra mim, esse livro é a metáfora perfeita da depressão.

comentariosgenericos
Автор

Li esse livro ontem, e não tenho como descrever a forma como esse livro mexeu comigo.
De início me identifiquei com o personagem principal, e diante de seu desfecho trágico, porém justo, me peguei refletindo como seria minha vida se em algum momento eu não conseguisse mais propiciar a minha família o que hoje consigo com grande esforço e cansaço .
Me questionei se todas as coisas que fiz com a melhor das intenções seriam esquecidas, e eu seria me tornaria unicamente um ser desprezível que traria desconforto aos mesmos que tanto ajudo .
Esse livro é necessário .
Grata a minha amiga que me indicou .

rauennaoliveira
Автор

A metamorfose foi o único livro que me deu um enorme nó na garganta após a leitura. Livro fantástico!!

gabrielnascimento
Автор

Kafka mostra bem a natureza humana. Como metáfora contemporânea poderíamos refletir na transformação das relações familiares quando alguém se torna dependente químico, por exemplo.

lidiaandrade
Автор

Uma doença, uma deficiência ou tantas outras situações podem nos fazer de uma hora pra outra nos sentirmos um bicho repugnante, no qual as pessoas passarão a nos evitar.

denisa
Автор

as resenhas da Isa sempre atingem seu objetivo, porque depois de assistir, eu fico morrendo de vontade de ler.
💗

yasmimfreire
Автор

Baixei o PDF do livro e fui ler antes de dormir, terminei a algumas horas... São 3 da manhã e não consigo mais dormir, que vazio no coração inexplicável, esse livro te joga no chão e penetra sua alma

HideOnBushIra
Автор

A impressão que tive ao ler o livro é que as pessoas só se importarão com os seus problemas até um certo limite, e esse limite chega quando os seus problemas passam a afeta-las. O gerente de Gregor "se importou" com ele até ver que o estado de Gregor afetaria a empresa. A familia se importou com ele até começar a afetar a situação financeira. Bom, como só tenho 16 anos talvez a minha perspectiva sobre o livro mude com o tempo e eu entenda ele melhor kkkk.

EmanuelyASO
Автор

quando eu li esse livro eu nunca achei que eu fosse chorar no final dele. Eu fiquei com um nó na garganta no decorrer da história ele vai se transformando e tudo ao redor dele inclusive a vida da família já que Gregor sustentava todos e incrível a forma que e contada a história e quando ele morrer e notável o alívio da família que sofreram tanto com essa metamorfose esse livro de tão poucas páginas me fez chorar um bocado

MarianaGonçalves-rl
Автор

Esse livro acabou comigo. Impossível sair ileso dessa leitura.

Essa edição está um primor.

elizangelasilva
Автор

Isa, como vc mesmo disse, esse livro pode ter várias interpretações, várias metáforas, ou lido como uma simples história fantástica.
O início como a história é apresentada me impactou tanto que eu segui a leitura sem a capacidade de interpretar ou ler com olhos sociológicos. Li com olhos de piedade e cheguei a chorar em várias partes da narrativa, principalmente no fim.
Terminei o livro sem enxergar metáfora ou outra, apenas como um conto fantástico e MUITO triste.
E, romântico como eu sou, desapontado pelo desfecho que teve.

daniellacerda
Автор

Desde a primeira leitura que fiz desse livro, reforço que a metamorfose é, de fato, da família de Gregor. Eles mudam porque Gregor não lhes é mais útil. Legal você reforçar isso nesse segundo vídeo sobre o livro.

thymad
Автор

O que posso dizer desse livro? Kafka é um autor díficil de se compreender, creio que nunca li um livro tão sombrio que me causou muito raiva da maneira em que a sociedade trata o novo, o diferente. Ele se passa quando Gregor Samsa tem metamorfose e se torna um inseto monstruoso, o livro não nos conta o porque, ou como isso aconteceu, simplesmente aconteceu.

Ele sustentava sua familia e tinha orgulho disso, apenas, não de ser um filho ou irmão.

E a partir do momento em que ele não conseguia mais levantar, por causa de suas perninhas ( na minha cabeça eu imagino ele como uma centopeia) e a familia que o amava tanto, que era sustentada por ele, o desprezou, suas primeiras perguntas foram: O que vamos fazer? Não temos mais dinheiro? Estamos pobres?; eles nem se importaram com o estado físico de Gregor, muito pelo contrario, o desprezavam de tal forma que chegou um ponto que ele não comia e de tanta tristeza, com todos a sua volta dizendo que ele deveria morrer, se encostou em canto do quarto sujo e empoeirado e deu seu ultimo suspiro.

Conforme ia lendo só sentia desprezo pela famila, no começo eu até estava gostando da maneira que a irmã estava o tratando, mais depois, ela se tornou uma pessoa que eu não reconhecia, parecia que não entendia que seu irmão precisava de ajuda. Que ódio e quando ele morreu, foi como se ele desistisse de tudo, de lutar, de tentar fazer a familia entender que era ele; relacionei a história dele com a depressão, as pessoas não levam a sério, pensam que é brincadeira, confesso que também teria me assustado, mas daria o meu máximo para ajuda-lo, afinal todos nós temos que superar tristezas, magoas, decepções, não adianta, tem coisas na vida que temos que saber viver com elas, a morte, doenças entre outras.

Enfim, gostei do livro, ele abriu os meus olhos, para a pessoa que eu era, talvez sem perceber nos deprezamos alguém que precisa da nossa ajuda, é isso, todo livro tem uma lição de moral e eu amei essa, apaixonante, recomendo muito.

biamello
Автор

Após ler a pequena novela, o que me vem a mente, eu expresso em uma palavra : ingratidão. Usufruem do trabalho duro do pobre Samsa, que a única coisa que ele queria era dar uma vida confortável aos seus familiares. E no momento que ele mais precisa, o tratam como um objeto qualquer; que não tem mais serventia alguma. Bela novela para ler em uma tarde tranquila.

pr
Автор

O que mais me deixa feliz é já ter visto a resenha deste livro há 4 anos atrás, pois acompanho o canal há muito tempo, desde os meus 15 anos. Parabéns pelo trabalho, te admiro demais.

geovannasales
Автор

Li esse livro pela indicação aqui da Isa ( se eu não me engano foi o vídeo dos clássicos para lê em um dia). E desde o começo eu associei a história a depressão. Mesmo depois de assistir a resenha antiga não consegui dissociar essa visão. Obrigado pela indicação mais uma vez, é uma ótima história !!!

WilliamMDI