O que diria Adam Smith sobre a nossa economia? - Luiz Felipe Pondé

preview_player
Показать описание
ME ACOMPANHEM NAS MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:

{Twitter} @lf_ponde

{ Instagram} @lf_ponde

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Velho, vc acabou de aumentar o seu número de inimigos.... mesmo estando certo....

alexvieira
Автор

Boa tarde Pondé!
Eu sou funcionária pública já faz um bom tempo e concordo contigo. Minha área não é direito. Infelizmente as pessoas só pensam na estabilidade, e o trabalho fica em último plano. É a realidade atual.

adrianafurtado
Автор

Bem dito. Por outro lado, essa estabilidade do serviço público não é incondicional, a CF prevê situações em que mesmo o servidor estável poderá perder seu cargo. Uma dessas possibilidades é a avaliação de desempenho/produtividade, ou seja, aquele servidor público estável e improdutivo pode sim perder seu cargo. Penso que, nesse ponto, bastava uma administração pública mais preocupada com a produtividade e disposta a fazer valer o que prevê a carta magna. Penso que dificilmente algum governante terá coragem de comprar essa briga. Por outro lado, acredito que uma certa estabilidade seja indispensável a algumas funções públicas. Imagine só, sem essa estabilidade todo o pessoal da Lava-Jato já estaria compondo os índices de desemprego no Brasil.

andrevictorfreitas
Автор

Gotas de sensatez surgem da mente de um pensador "paralelo". Parabéns Pondé! O diagnóstico é bem conhecido, a causa raiz idem, a comparação com Adam Smith foi uma isca de clique, mas o conjunto foi razoável e, sim, a carreira no judiciário é uma bolha de estabilidade, é o sonho que os pais classe medianos depositam em seus filhos, são suas fichas douradas do sucesso. Acredito que agora fique mais fácil encontrar congruências sensatas em relação às gorduras do orçamento, talvez fique mais claro, à quem servem os privilégios. A questão agora é, se não seria este, o resultado de um dos pilares do conservadorismo? Quem faria o papel da oposição? A própria direita?

spectromankenobi
Автор

Certa vez vi uma passagem que dizia o seguinte: "Os gênios norte-americanos fazem grandes produtos que revolucionam a história da humanidade, os gênios brasileiros estudam para concurso público."

ruamopedro
Автор

Eu nunca vi alguém dizer que quer fazer concurso pra ajudar o país.
Sempre dizem querer a tal estabilidade.

ilmarserrettibarbosa
Автор

A iniciativa privada no Brasil é uma verdadeira aventura. Como ser empreendedor num país onde as leis mudam de um dia para outro com cargas tributárias absurdas, leis trabalhistas bizarras, economia oscilante como uma montanha russa e uma verdadeira novela burocrática para abrir ou fechar uma empresa? Tudo isso contribui para o indivíduo procurar a melhor forma de ter uma vida estável. Como dizia Tom Jobim: "O Brasil não é para principiantes."

willisonrodriguess
Автор

Do que adianta ter gente jovem com idéias velhas?. 😂😂😂😂

anacro
Автор

Sou professor, e para receber 3 salários mínimos, tenho que trabalhar por 3 turnos. Eu não preciso dizer mais nada. ¬¬...

marcossousa
Автор

Pondé se esqueceu de algo que ele mesmo sempre diz: a vida prática se impõe. Para a maioria das pessoas no Brasil, qualquer ideologia ou romantismo sucumbe à força avassaladora das contas a pagar. Sendo assim, não adianta querer ir para o mercado, melhorar o país, produzir riquezas ou ficar rico, quando esse país é instável e sempre imprevisível quanto à economia. Em um país assim, com pouco emprego e salários baixos, onde nunca se sabe como será amanhã, a estabilidade desponta como um oásis, como um paraíso, preferível até mesmo à corrida por fortuna, o que nesse país de burocracia imensa e carga tributária exorbitante, é sempre uma corrida às cegas com altíssima chance de fracasso.

maisrapidoquealuz
Автор

Concordo plenamente que é um vexame o fato de todos quererem ser servidor público. Sou advogado e adoraria ser bem sucedido na advocacia privada e como docente. Entretanto o Brasil não tem mercado, poucas pessoas possuem poder compra e condições de pagar honorários, isso contribui para os monopólios e oligopólios, tão visível na advocacia.

marcelolucasro
Автор

Ao olhar para o Brasil Adam Smith diria:

"Vish"

rafinhad
Автор

Moro em Brasília e a INDÚSTRIA do concurso público é algo assim sem precedente! Jovens amigos meus não almejam serem ricos! Almejam serem estáveis com 10mil e pronto.... Morreu.
É triste.

SmowK
Автор

Caro Pondé, eu concordo e discordo com vc. Concordo que esse negócio de concurso público precisa parar. Mas discordo de vc criticar quem procura fazer concurso, pois no Brasil não existe opção. Eu tentei virar empreendedor, coisa simples, apenas uma Lan House, catei um empréstimo e comprei os PCs e fiz uma mini Lan com apenas 10 máquinas, pq eu não queria fazer Concurso. Cometi o erro de abrir legalmente e tomei imposto que me quebrou, principalmente por causa do contador. E para foder de vez minha vida, fui assaltado mensalmente, tomando prejuízos infinitos. Até que finalmente os bandidos levaram todos os meus equipamentos, e eu to fodido até hoje. Me arrependo de ter tentado empreender. Esse país é inimigo dos empresários. Hoje eu tenho 30 anos, to endividado até a última, e não consigo me levantar..

UchihaOlavo
Автор

Sei que a análise do Pondé foi direcionada ao Poder Judiciário e aos estudantes de Direito que optam exclusivamente pela estabilidade de um concurso público. Gosto muito do Pondé, sou inscrita em seu canal e sempre acompanho seus pontos de vista, mas me pergunto se ele abriria mão de um cargo em uma Universidade (inclusive uma delas pública), como PUC e USP, para trabalhar numa Uni-esquina da vida, diante do cenário da educação privada no Brasil. O mercado de trabalho privado brasileiro é desumano! Os salários são muito baixos e as exigências são ilimitadas. Os empregados, que alguns insistem em chamar de 'colaboradores', vivem em estado de alerta, ansiosos e estressados, porque a qualquer momento o empregador pode ter a necessidade de demiti-los. Acho que por isso as pessoas optam por concursos públicos. Principalmente depois de uma certa idade, simplesmente, o mercado de trabalho é inexistente. Infelizmente, estamos muito longe de ter um mercado de trabalho digno que motive o trabalhador. Não por acaso, há essa avalanche de palestras motivacionais no mundo corporativo.

silviaaz
Автор

Muito raso! Colocar a culpa na população sem uma análise contextual profunda é no mínimo irresponsável. Só para iniciar a contra-argumentação, o setor privado paga salários vergonhosos para advogados, mas a discussão é mais complexa.

sidneysantos
Автор

Eu concordo! Porém sou um desses que estuda para concursos. Só que sou da engenharia. Passei em três recentemente para o Poder Judiciário - TJ SP, TRT RJ e TRT SP. E estou me preparando para o TCE MG na área de engenharia, confiante em mais uma aprovação. É verdade, busco excelente remuneração e estabilidade.
Só que tem uma coisa que não foi comentada pelo Pondé, em que lugar irei encontrar uma situação minimamente decente na iniciativa privada? Eu tentei por anos uma oportunidade, distribui vários currículos, fiz algumas entrevistas e nada. Geralmente já era eliminado no quesito experiência. Li em algum lugar (não me recordo) algo que me chamou atenção, um especialista dizendo que para conquistar a vaga, a indicação era mais importante do que a competência na maioria dos casos, dizia ele que era cerca de 70% indicação e 30% competência. Lembro que li isso e notei que refletia minha realidade. Pois observei as pessoas que conseguiram, alguns meus amigos (parte se formaram "colando" de mim na faculdade), tinham algo em comum, um "quem indica", eu não tenho. Reconheço que eles têm mais habilidade de relacionamento pessoal. Mas será que isso é tudo?!
Eu cansei de buscar uma oportunidade na iniciativa privada, daí olhei para a pública e achei até mais atraente. E o melhor, só depende de mim! Tinha certeza de que se eu estudasse, seria capaz de disputar a vaga em igualdade de condições contra qualquer um, independente da formação. E pelos resultados alcançados, provei que estava certo.
Quero dizer que nem sempre é culpa exclusivamente dessa mentalidade, citada pelo Pondé, dos jovens atuais, mas uma situação praticamente imposta pelo Governo. Vivemos em um país dominado pela esquerda, em que a iniciativa privada é sufocada e a pública é privilegiada. Oficialmente são 13 milhões de desempregados, há muito mais que isso na verdade. Se continuar desse jeito, o sistema vai ruir, não terá nem privado e nem público. Espero que o próximo governo dê uma nova direção, uma economia mais liberal, em que a iniciativa privada seja a privilegiada. Chega de benesses para pública.
Sou o tipo de pessoa que dançará conforme a música, não estudei tanto para viver com migalhas.

rodrigomelo
Автор

Os políticos brasileiros com seus gabinetes e trocentos funcionários, pago com dinheiro público!

mhiguelhorta
Автор

O que diria Adam Smith sobre nossos filósofos...se é que você me entende ?!

cleisonsouza
Автор

O Pondé não é servidor público? (meme do homem aranha apontando pro homem aranha)

Hsmhigor