E o Resto é História: Revolta de Varsóvia: a grande tragédia de 1944

preview_player
Показать описание
No Verão de 1944, com o aproximar das tropas soviéticas de Varsóvia, estalou uma revolta da resistência polaca contra o regime nazi. Tal como em 1939, os polacos acabaram sós, cercados e derrotados.

O “E o Resto é História” é um programa da Rádio Observador, onde Rui Ramos e João Miguel Tavares pretendem tirar o pó à História, tornando-a aquilo que merece ser: fascinante, apaixonante, discutível e polémica.

Todos os episódios:

Siga-nos em:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom, o esforço de dar a saber a História dos «bastidores»...Saudações amigas.

marialauragomesmadeira
Автор

Eu sei que o programa tem que durar, mas a resposta à pergunta inicial é bastante rápida:
A URSS (que é o mesmo que dizer Estaline) já tinha decidido invadir, ocupar, e controlar politicamente todos os países que conseguisse. Daí que, já depois do massacre de Katyn, quando os Soviéticos viram os Polacos a lutar contra os Alemães, aproveitaram para dar algum descanso às tropas, enquanto que aqueles se matavam uns aos outros.
Assim, quando entraram em Varsóvia, os Soviéticos não tiveram que lutar contra o pleno do dispositivo alemão, nem tão pouco tiveram que dazer outra limpeza étnica aos polacos, pois muitos deles já tinham morrido nesses combates.

powerverde
Автор

Não esquecer o etnocidio sofrido pelos alemães nos antigos territórios prussianos. Sobretudo Gdansk.
Foram milhões de refugiados corridos de um lado para o outro na Europa Central e Europa do Leste... A Polónia foi um palco privilegiado.