5 Coisas que Irritam MUITO as Pessoas Autistas

preview_player
Показать описание
5 coisas que irritam muito as pessoas autistas.
Deixe de ser a única pessoa irritada com as coisas! Ao seguir os passos de autistas, você vai descobrir 5 maneiras de lidar com os principais problemas do dia a dia.

Talvez você não saiba, mas os estímulos ansiogênicos para a maioria da população pode ser ainda mais estressante para as pessoas autistas. Inclusive, certos ruídos e sensações podem deixar uma pessoa com autismo irritada sem saber o motivo. Então, ao saber o que os próprios autistas consideram irritante, você vai poder facilitar a inclusão.

As pessoas autistas sofrem frequentemente de complicações emocionais, principalmente devido à ansiedade e à exaustão. Neste video, você vai aprender 5 coisas que as pessoas autistas consideram muito irritantes:

1. Sair da rotina alimentar;
2. Falta de previsibilidade na espera;
3. Mentiras brancas e falta de transparência;
4. Armadilhas sociais;
5. Interrupções abruptas.

Além disso, você vai aprender um pouco mais acerca dos sintomas e do processamento mental das pessoas autistas. Assim, você terá uma ideia melhor sobre como facilitar a vida dos seus queridos neurodivergentes.

#autismoleve #autismoadulto #autismonaotemcara

_______

- Quadro das emoções:

- Baixe no Telegram o pdf para fazer a sua contabilidade energética:

0:00 Introdução
2:26 Sensibilidade alimentar.
3:55 Tempo de espera.
5:52 Falta de transparência.
10:00 Armadilhas sociais.
12:08 Interrupções abruptas.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Se você quiser conhecer o mais novo e completo livro sobre o espectro autista, é só clicar no link abaixo:

Nele você vai encontrar dois capítulos escritos por mim e mais 50 outros textos produzidos por especialistas da área.

Os meus capítulos são:
1. Espectro Feminino - as meninas estão voando abaixo do nosso radar.
2. Momento Eureka - a descoberta da evitação extrema de demanda.
Espero que goste!


Outra obra que recomento é o Autismo ao longo da vida. Vale conferir:

E, claro, venha acompanhar as nossas conversas no Instagram!


Grande abraço 🤗

lygia.pereira
Автор

Eu tenho 34 anos, solteiro (nunca me relacionei com ninguém) vivo com a minha mãe, e, quando vêm meus irmãos, cunhados e sobrinhos, eu tenho que me fechar no quarto, parar o wue eu estou fazendo, botar os tampões de ouvido e cobrir a cabeça com 2 travesseiros, senão eu não consigo pensar, com o barulho de tanta gente falando alto e ao mesmo tempo. Eu tenho o estômago fraco, eu acho, nunca pude comer maçã com casca, pois não conseguia digerir e tinha dores muito fortes! Também não posso comer pimentão, pepino, melancia, que causam muito desconforto, azia e gases. O intestino sempre foi muito preso ou muito solto, sendo raras as vezes em que funciona direitinho. Eu praticamente só saio de casa para o trabalho e aos sábados de manhã para comprar ração para as minhas gatas, sempre na mesma lojinha. É bastante estressante se eu não conseguir comprar ração a tempo e tiver que ir ao supermercado à tarde ou no domingo, pois a lojinha está fechada. Quando criança, eu sempre dormia de lado, sobre o ombro direito, de modo a tocar as pernas e os braços na parede, que era geladinha e me dava uma sensação boa. Ainda na infância e adolescência, eu fazia muito xixi na cama, sendo a última vez aos 14 anos. Até por volta dos 9 anos, era praticamente diário, depois foi ficando menos frequente até que parei. Eu já sabia ler com 5 anos de idade, mas sempre tive dificuldade com a caligrafia e a gramática de forma geral. Abandonei a escola na 5ª série, depois de sofrer muito bullying, estresse com a morte do meu pai e uma certa implicância, perseguição de algumas professoras. Após esse período, passei uns 4 anos sem sair de casa. Só fui em duas festas na minha vida, dois casamentos, o de uma prima mais velha quando eu tinha uns 8 anos, o outro da mãe de um amigo quando eu tinha 27. Não gostei da agitação, muito túmulo, muita gente falando alto, músicas altas e luzes fortes. Achei muito estressante e não sei como as pessoas aguentam e gostam disso. Eu gosto um pouco de música, mas só de ouvir de fones de ouvido, daí se forem as que eu mais gosto, eu ouço bem alto. Eu gosto das coisas muito bem limpas e organizadas, mas ultimamente eu não tenho tido esse zelo com as minhas coisas, apenas no trabalho. Eu quero muito ir embora de casa, mas eu me sinto muito cansado e não encontro tempo para procurar uma casa para alugar, além de que o aluguel está extremamente caro na região! Acho que eu escrevi tudo isso para eu mesmo ler... obrigado pelo espaço!

seuvagem
Автор

Me incomodo ao extremo com as mentiras e desonestidade das pessoas.

AnaPaula-nj
Автор

Descobri que sou autista, e isso foi libertador, agora entendi o pq odeio sons e gente gritando falando alto, ter que socializar excessos de toques, gente suada, cheiros, não sou fácil de lidar, mas estou grata a Deus por saber aos 40 anos que sou diferente, e DEUS me ama do jeito que eu sou e isso basta. 😊

andreia.segredolacrado
Автор

A falta de transparência e as indiretas são os que mais me irritam, não consigo nem conviver muito com pessoas assim🙄

robertabrites
Автор

O que mais me irrita são os barulhos: gente que fala alto demais, pessoas que gritam de repente (às vezes pra chamar outra pessoa, mas muito perto de mim), a mania de muita gente de ouvir os áudios do celular sem fone de ouvido ou de colocar campainhas e alarmes muito altos, pessoas conversando em bibliotecas (!!!), enfim, os barulhos mais evitáveis possíveis — eu posso suportar muito bem uma criança berrando porque se machucou ou o barulho de uma britadeira em uma obra, mas me irrita absurdamente que eu tenha que participar da conversa ao telefone de alguém que eu sequer conheço...

fabrizacb
Автор

Para mim, basicamente qualquer coisa que saia do planejado me causa uma imensa dificuldade de readaptar. Não é que eu não consiga-o fazer. Pelo contrário. Mas é muito desgastante e me drena muita energia. Antes de ter o diagnóstico no espectro, eu achava que era uma pessoa mimada e difícil. Talvez difícil sim, mas hoje sei qual a razão disso.

patrulha
Автор

1. Sensibilidade alimentar
2. Tempo de espera
3. Falta de transparência dos outros.
4. Armadilhas sociais (ter q intereragir sem querer)
5. Interrupção abrupta

RENATASOLE
Автор

Quando passa um carro ou moto com o escapamento sem silenciador, eu não apenas levo susto, eu preciso desesperadamente tampar os ouvidos e as vezes até me encolho. Aquilo fica ecoando e preciso de um tempo pra recuperar.

FierLux
Автор

Dra. Lygia, eu tenho um imenso, imenso desconforto sempre que "ia" a supermercado, pois quando eu parava em alguma secao e ficava escolhendo um produto, eu achava a pior coisa do mundo quando pessoas chegavam perto de mim, escolhendo produtos na mesma secao "perto de mim" (que incomoda muito) ou ate um pouco mais afastadas, mas ainda dentro do meu campo de visão :-(

webgpu
Автор

Durante a festa de aniversário do meu filho, eu estava sentada no sofá quando um menino de 4 anos (da sala do meu filho) deitou no sofá e colocou a cabeça dele no meu colo. E eu fiz cafuné na cabeça dele, e ele ficou ali numa boa (eu pensei… pq ele estava tranquilo) a mãe chegou e ficou brava demais comigo… tirou o menino, brigou comigo, disse que ele estava apavorado 😮 o menino era autista não verbal e eu não sabia… mas vou ser bem sincera, eu olhei nos olhos do menino e ele não estava nada apavorado, ficou tenso depois com o chilique materno.

tatianatoledo
Автор

Eu sou autista, diagnosticado desde os 6 anos, hoje com 40. Mesmo nada disto sendo novidade pra mim, consegui ver o filme da minha vida enquanto você ia falando! E parabéns seu jeito de falar ajuda muito a compreender o que tu diz!

cronnosli
Автор

Já passei e estou passando por tudo isso e mais um pouco. O mundo desabando na minha cabeça e uma enorme sensação de impotência. Não sei mais o que fazer além de entregar nas mãos de Deus e confiar que Ele vai me ajudar a superar tudo isso.

neiltondossantos
Автор

Eu sempre levei um livro pra recepção.. um Crochê.. um bordado.. Às vezes até para eventos familiares..

ateliedasfadas
Автор

Não tenho diagnóstico, mas me identifico muito com tudo isso, não só desse vídeo. Seus vídeos parecem está me descrevendo e descrevendo meu filho. Sempre levo um livro para ler, não suporto atrasos; sempre dizem que sou sincera e objetiva de mais; não gosto de alimentos gelados, tudo tem que ser muito quente, detesto cenoura e beterraba cozida; fico desesperada perto de quem fala alto ou com pessoas arrastando móveis, fechando janelas com barulhos agudos; tenho dificuldade de dizer "não" e fico muito incomodada quando me sinto pressionada, inclusive porque não gosto de eventos sociais, apenas com alguns pessoas que eu seleciono.

martaalves
Автор

Todas essas 5 coisas me irritam profundamente. Para mim o barulho é o pior de todos, e bem do jeito que você explicou😮

sandramarapadilha
Автор

Fui diagnosticada com Autismo recentemente aos 41 anos, foi libertador, pois agora entendo o porquê que sou chamada de antissocial, não gosto de excesso de toque, cheiros me irritam, barulhos me estressam principalmente pessoas mastigando perto de mim (de boca fechada), odeio mudança de rotina, a minha seletividade alimentar, a minha agitação dependendo do que estiver acontecendo, o fato de não conseguir assistir certos filmes e ou séries....entre outros ... incluindo o que foi citado no vídeo e não citei aqui.

isabelanicacio
Автор

Sou esposa de autista, tia de autistas e tenho amigas autistas e posso dizer seguramente algo que deveria estar entre esses 5 itens: são super resistentes a mudanças pelo fato de serem muito dados à rotina.

silvanalima
Автор

O que me irrita profundamente: outro ser humano respirando perto de mim.

AmonWolf-uc
Автор

Eu fiz um escândalo na sala de espera da clínica odontológica pq esperei por duas horas, perdi a razão, depois que enchi as recepcionistas de desaforos, sair no carro rasgando. Depois disso a clínica mudou o formato de hora marcada para ordem de chegada.

petynhobispo