ESTUDO INDICA QUE A MATÉRIA ESCURA NÃO EXISTE !

preview_player
Показать описание
Você já provavelmente já ouviu falar da Matéria Escura:
um componente cósmico que não interage com a luz, característica que lhe deu o nome, seria o responsável por evitar que as Galáxias fossem despedaçadas durante o processo de expansão do Universo e, pelas estimativas, representaria 80% da Matéria do Universo.

Bem, ela pode não existir !!

Um grupo internacional de cientistas publicou uma pesquisa afirmando que uma hipótese alternativa à da matéria escura consegue prever com mais precisão um fenômeno galáctico que parece desafiar as regras clássicas da gravidade.

os astrofísicos dizem que isso reforça a hipótese - chamada de dinâmica newtoniana modificada (MOND), ou "gravidade modificada" - que poderia explicar porque as Galáxias parecem não obedecer à gravidade.

Por décadas, os cientistas registraram mais atração gravitacional no espaço do que acreditavam que deveria existir já que não há matéria visível ou conhecida suficiente para explicar este fato.

Daí surgiu a ideia de que a maior parte da matéria do universo conhecido é na verdade feito de ingrediente que não interage com a luz, tornando-o invisível e indetectável - mas que esse material é responsável por grande parte da atração gravitacional entre as galáxias.

Essa é a teoria predominante há quase 50 anos.

A teoria MOND, apresentada pelo físico Mordehai Milgrom no início dos anos 1980, diz que essa atração gravitacional existe porque as regras da gravidade são ligeiramente alteradas.

Em vez de atribuir o excesso de atração gravitacional a uma matéria escura invisível e indetectável,

A MOND sugere que a gravidade em baixas acelerações é mais forte do que seria previsto por um entendimento newtoniano puro.

Além disso, a MOND fez uma previsão ousada: os movimentos internos de um objeto no cosmos não deveriam depender apenas da massa do próprio objeto, mas também da atração gravitacional de todas as outras massas no universo - chamado de "efeito de campo externo" (EFE).

Milgrom disse que as descobertas, se confirmadas de forma robusta, seriam "a prova cabal de que as galáxias são governadas por dinâmicas modificadas em vez de obedecer às leis de Newton e da relatividade geral".

A equipe de astrofísicos e astrônomos inclui colaboradores do Reino Unido, Itália e Estados Unidos que publicaram o estudo recentemente no The Astrophysical Journal.

Eles dizem que detectaram este efeito de campo externo em mais de 150 galáxias estudadas.

"O efeito de campo externo é uma assinatura única de MOND que não ocorre na gravidade de Newton-Einstein", disse um dos pesquisadores.

"Isso não tem analogia na teoria convencional com a matéria escura. A detecção desse efeito é um verdadeiro incômodo."

"Tenho trabalhado com a hipótese de que a matéria escura existe, então esse resultado realmente me surpreendeu", disse um dos autores do trabalho. "Inicialmente, eu estava relutante em interpretar nossos próprios resultados em favor da MOND.

Mas agora não posso negar o fato de que os resultados, como estão, apoiam claramente a hipótese em vez da hipótese da matéria escura."

O grupo analisou 153 curvas de rotação de galáxias de disco como parte de seu estudo.

As galáxias foram selecionadas do banco de dados Spitzer Photometry and Accurate Rotation Curves (SPARC).

Os cientistas disseram que deduziram a EFE observando que as galáxias em campos externos fortes diminuíram (ou exibiram curvas de rotação decrescentes) com mais frequência do que as galáxias em campos externos mais fracos - conforme previsto apenas pelo MOND.

O melhor exemplo é representado pela galáxia Girassol (NGC 5055) cuja curva de rotação bem medida mostra um comportamento de declínio moderado em distâncias radiais maiores e pode ser modelado com precisão apenas com um efeito de campo externo.

Um dos Cientistas disse que estava cético com os resultados a princípio "porque o efeito de campo externo nas curvas de rotação deve ser muito pequeno. Passamos meses verificando várias sistemáticas. No final, ficou claro que tínhamos uma detecção real e sólida".

o ceticismo faz parte do processo científico e entende a relutância de muitos cientistas em considerar o MOND como uma possibilidade.

"Eu vim do mesmo lugar que os da comunidade de matéria escura", disse ele. "Dói pensar que poderíamos estar tão errados. Mas Milgrom predisse
descobri isso há mais de 30 anos com o MOND. Nenhuma outra teoria antecipou o comportamento observado. " Concluiu outro pesquisador.
#ModifiedGravity #DarkMatter #MOND

Fonte:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

SIGA O CIÊNCIA NEWS NO TWITTER 👇
@Ciencia_News1

SIGA O CIÊNCIA NEWS NO INSTAGRAM 👇
@ciencianews1

LEMBRE-SE

Você que gosta do Ciência News agora pode se tornar um Membro do Canal ! Espero que, se puderem e quiserem, seja uma experiência que aproxime você ainda mais da Ciência.

E para quem sempre quis contribuir com o Canal Ciência News e não dispõe de Cartão de Crédito, exigido pelo YouTube para se tornar Membro, cadastramos uma Chave no Pix:



Fique à vontade para ajudar quando e se puder, um abraço a todos !

CienciaNewsOficial
Автор

O seu canal tem um papel importantíssimo na divulgação científica!! 🥰

gigispace
Автор

Essa semana tá agitada. Equações de Einstein com energia no lugar de massa, matéria escura supostamente não existindo, anyons... 2021 tá prometendo.

helmygalindo
Автор

Muito bom vídeo, obrigado pelo seu trabalho.

viniciuscvj
Автор

Parecem nutricionistas: o alimento que hj "faz mal", amanhã, " fará bem", e vice versa! Esperando o "próximo estudo!!

joferbrasil
Автор

Mom pode ser um "bioma" intergaláctico?

josmarasilveira
Автор

Amo ciência Cosmologia e Astronomia Deivid

deividribeiro
Автор

Como diria o José Maria Trindade: poisé, a vida é assim mesmo.
Li isso nos sites Inovação Tecnológica e Sputnik Brasil. Recordo-me que o físico teórico Fran De Aquino desenvolveu explicações que deixam de lado a matéria escura. Interessante seria comparar as ideias do professor Aquino com as da MOND do Milgrom e Verlinde.
Grande abraço.

eterentreelos
Автор

Incrível, um universo de possibilidades

andresuyama
Автор

Vejo canal com 500 mil escrito com 1 milhão, mais a melhor explicação é esse canal. Tu é foda 👏👏👏

brunotorres
Автор

Tudo para aumentar o nosso intendimento do universo

adaocardosoneto
Автор

Menino! Assim meu cérebro buga!
Vou ter que assistir de novo até compreender!
Deixo um like pra você e compartilho!

Naoécasaderevista
Автор

É uma alternativa que não podemos despresar.

fraciscomiguel
Автор

universo conjunto de toda materia e energia que existe abraços e boas observaçoes.

almirm.m.
Автор

A ciência sempre refutando a própria ciência.☺

MsLuiz
Автор

Nossa!!!.... Se isso for verdade acho que muda a forma como se estudo sobre o Universo, pois a matéria escura é considerado um elemento que faz parte do Universo. Se de fato essas informações colhidas pelas estudos exaustivos dos modelos apontam fortemente evidências de que o nosso conhecimento sobre a matéria escura estava errada, então temos que ser humildes o suficiente pra admitir o fato. Creio que com a divulgação da descoberta fará que a comunidade faça também seu estudos sobre esse assunto pra comprovar a verdade, só quero ver como vai ser tratado daqui por diante esse assunto que nome ou nomes vai ser dado essa descoberta.... : ) Ótimo trabalho, sem isso talvez demoraria mais pra essas notícias chegarem até nós, ; )

charlesa.
Автор

Ciência isso!! Testando limites, criando discussões. Confirmando teorias 🧠🧠🧠

jeancarlosMHERCULES
Автор

Está passando do tempo de surgir outros gênios da cosmologia! Talvez estejamos nesse caminho!

marcospilao
Автор

Cara... se isso se mostrar verdadeiro (eu pelo menos achei q faz sentido, mas é óbvio q precisa de mais evidências) pode mudar mta coisa sobre como vemos o universo e a interação dos objetos nele contidos. Além de resultar em um Nobel de física.

thiagodelazari
Автор

Os cientistas são meio maluquinhos por Natureza, e esta confusão uma hora existe outra hora não existe a matéria escura, uma confusão que nem eles se intendem, de hipótese e possibilidade eu nasci, por suposição no ano 87 (obs. Kety L.)! Gratidão por estar a frente das notícias Astronômicas, salvo Playlist!☘️💖

luna.family.