E o Resto é História: Tarrafal, a pior prisão do Estado Novo

preview_player
Показать описание
Há 70 anos, a 26 de janeiro de 1954, foi encerrada a mais mortífera prisão do Estado Novo: o campo do Tarrafal, em Cabo Verde, inaugurado em 1936 e onde morreram 34 pessoas. Esta é a sua história.

0:00 Introdução
8:16 A criação da Colónia Penal do Tarrafal
21:08 Os presos do Tarrafal
31:06 A vida na colónia penal
47:57 As mortes e o encerramento do Tarrafal

O “E o Resto é História” é um programa da Rádio Observador, onde Rui Ramos e João Miguel Tavares pretendem tirar o pó à História, tornando-a aquilo que merece ser: fascinante, apaixonante, discutível e polémica.

Todos os episódios:

Siga-nos em:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou neto que a família sofreu com a morte do meu Avô no Tarrafal. Gostaria de falar sobre a vida dele e o seu glorioso feito e a luta para a instauração de uma democracia em Portugal!
António Sousa

agomes
Автор

O Tarrafal foi muitas vezes o meu paraiso de mergulhos e pesca submarina dadas as condições do mar e transparencia das águas. Gostava muito de lá ir.
Tive familiares a curtir o Tarrafal, antes de 1975 (PT) e depois de 1975 (CV) ... engraçado !

camloff
Автор

O Bento António Gonçalves foi meu bisavó, só que ele teve um único filho Gabriel Baptista Benholiel "Benta" que não consegui conhecer e reconhecer a paternidade porque na altura estava preso e acabou por morrer no Tarrafal sem conhecer seu único filho. A sua morte foi uma história triste de acordo com livro que pude ler! Tenho orgulho dessa pessoa que foi o Bento, Abraço de Cabo verde.

ceciliamonteiro
Автор

O local onde está situado o campo de concentração do Tarrafal situa-se no "Chão Bom" que na altura se chamava "Chão Bom de Mangue". Tendo um mangal perto, não é de estranhar a quantidade de mosquitos e de casos de paludismo.

Aferreira
Автор

Tive um vizinho de nome António Coimbra que esteve lá 16 anos, foi apanhado na revolta dos marinheiros em 1936, foi jornalista quando voltou

TransfairPt
Автор

Para o Mario Soares foi um acampamento de férias, com direito a criados e muitas mordomias.

skultvlad
Автор

O Beria quando o Estaline morreu libertou duma acentada 1, 5 milhão de prisioneiros nesses gulag

josegomes-gs
Автор

E o que foi feito aos pidescos e aos bufos da pide que enviaram tantos para o Tarrafal e outras prisões????

pedrofonseca
Автор

Faz falta, seriam zero os Socrates deste país...

JoseFrancisco-mbxw
Автор

Tarrafal faz falta para acabar com os criminosos, corruptos e traidores, era uma autêntica limpeza.

luissantos
Автор

..., pior que o Tarrafal, só o Golag e outros pelo mundo fora !!! o clima (calor e frio) era o castigo !!! entre o Tarrafal e os outros, eu preferiria o Tarrafal !!! por acaso, conheço a Colónia Penal de Malange !!! e não é nada do que fazem constar !!!

silviofernandes
Автор

Meu caro JMT, precisávamos de voltar a ter algo do género, para lá pôr muitos ladrões (ricos que desviam), traficantes e corruptos, que por cá continuam a andar e a viver à nossa conta . Eu sei que que me vai chamar de radical, mas é para o lado que dormo melhor. Lamento mas não pertenço aos fofinhos do seu sistema.
Proponho, que uma das ilhas chamadas desertas, service para isso, temo é que seja pequena demais para tanta escumalha 😂😂😂.
Já agora, muderem-se à 6 fª na SIC, só vos ficava bem, é só porque ainda consigo apreciar o programa 🤨.

MrFrebia
Автор

Mas havia espaço para todos eles os de agora...pena não a porem a e chulos dos dinheiros dos contribuintes....como conseguiram destruir um País que era uma maravilha...

franciscogomes