USO DISJUNTOR CURVA C EM TODOS OS CIRCUITOS – EXISTE ALGUM RISCO?

preview_player
Показать описание
Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

__________________________________________________
Será que eu posso desprezar por completo as curvas dos disjuntores? Será que seguir apenas regas básicas com os tipos mais comuns de curvas é o suficiente?

Com certeza você já deve ter visto vídeos sobre curvas de disjuntores, inclusive aqui no canal. Geralmente, nestes vídeos os disjuntores são classificados de seguinte maneira em relação às curvas.

Curva B:
Um disjuntor curva B tem corrente de ruptura entre 3 e 5 vezes a corrente nominal e são usados, normalmente para cargas resistivas, que tem corrente de partida baixa.

Curva C:
Um disjuntor curva C tem corrente de ruptura entre 5 e 10 vezes a corrente nominal e são usados em circuitos onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral.

Curva D:
Um disjuntor curva D tem corrente de ruptura entre 10 e 20 vezes a corrente nominal e são usados em circuitos onde a corrente de partida é muito acentuada, como em grandes motores e grandes transformadores.

Até aqui tudo bem, é uma maneira de dar certo direcionamento aos disjuntores. Se analisarmos as curvas B, C e D notamos claramente que a indicação de um curva B para cargas resistivas está relacionada com o fato de termos baixas correntes de partida. É como um chuveiro ou forno elétrico. Como nestes casos, qualquer variação na tensão resulta em variação da corrente proporcionalmente, ou seja, quanto maior a tensão, maior a corrente, se eu estiver com um chuveiro de 25A de corrente, usando um disjuntor curva B de 32A, a atuação instantânea seria em 96A. Eu não consigo pensar em um motivo para que o disjuntor do meu chuveiro não atue nestas condições.

Já no caso do curva C para cargas com correntes de partidas elevadas, também faz todo o sentido. Por exemplo, se eu tenho um motor com corrente de partida 6 vezes maior que a nominal, é bem provável que um disjuntor curva B atue instantaneamente, impedindo o funcionamento, coisa que não aconteceria com o curva C.

Para o curva D, o raciocínio é quase o mesmo do curva C. Se minha carga tem corrente de partida 12 vezes maior que a nominal e não quero que o disjuntor atue na partida, preciso usar o curva D, pois, neste caso certamente um curva C ou B atuariam.

Muito bem, será que só isso é o suficiente para determinar a curva de um disjuntor? Será que existe um outro fator a ser observado? A resposta é sim. É preciso analisar a corrente de curto circuito.
Os condutores elétricos que conhecemos tem além de resistência elétrica, uma parcela de reatância indutiva a interação entre estes dois componentes resulta no que conhecemos como impedância que é dada em ohms.

Para ser bem simples, o curto ocorre quando eu não tenho carga, então tenho a tensão do circuito sobre uma série de a impedâncias. São elas:

Impedância dos cabos do meu circuito até o QDC,
Impedância dos cabos do meu QCD até meu medidor,
Impedância dos cabos do meu medidor até meu Trafo,

A corrente de curto seria obtida com a divisão da tensão do circuito por essas impedâncias e quanto mais longo o circuito maior a impedância, consequentemente, mais baixas as correntes de curto. Em resumo, um curto no seu padrão de entrada tem maior intensidade do que um curto em um circuito na tomada de sua casa.

Se eu tiver correntes de curto circuito muito baixas e usar um disjuntor curva C é possível que o tempo de atuação maior, prejudique os condutores do meu circuito.

Muito bem pessoal, mostramos que a corrente de curto circuito faz muita diferença e é de extrema importância na determinação da curva do disjuntor. Então podemos acrescentar ao curva B a utilização em circuitos longos com correntes de curto de baixa intensidade.

Até a próxima.

💡 Se liga na #eletricity 💡
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*

Planilha de Cálculos Elétricos:

Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:

eletricityeletrica
Автор

Não desmerecendo os outros canais e os profissionais que dedicam o seu tempo a nos ensinar. O canal ELETRICITY é diferenciado.

Alessandro-jvtc
Автор

Por isso que, pra mim é o melhor canal de eletricidade do YouTube.

celsojose
Автор

Sou engenheiro eletricista e professor de técnico e profissionalizante... sempre me perguntam ou citam canais que assistem sobre eletricidade... esse vídeo é mais um dos porquês que sempre digo Eletricity... outro nível... muito muito muito acima

elisales
Автор

5:45 Caraca :-O :-O Esse é exatamente o som de curtos circuitos de subestações de energia elétrica

LeonardoMaldonado
Автор

Gostei da explicação. Em circuitos mais longos o curva B é melhor. Pena que já comprei tudo C. Mas na minha obra os cabos são de 5 metros somente. Acho que vai dar boa

pousadaleao
Автор

O grande problema é que muitas marcas de disjuntores simplesmente não fabricam em curva B, a exemplo da Enerbras, que só possui disjuntores curva C.

Jhonmais
Автор

Isso não é um canal é um bom curso de elétrica de graça, os conteúdos desse canal que eles ensina acho que poucos cursos de nome no segmento dão.
👏👏

neiltongouveia
Автор

Que aula é essa?
6mesdsde curso FC
4mesesde de curso residencial e predial
8mrses de elétrica indi
E hoje que vim a aprender isso.

alessandrooliveira
Автор

3 segundos com um barulho desse eu já estaria longe com medo rsrs. Esse teste deixou claríssimo o tempo de reação dos disjuntores. Excelente vídeo, muito bem explicado.

romariogoncalves
Автор

Até hoje aos meus 38 anos, nao entendo como um individuo da deslike para vídeo desse canal, entre outros vídeos de outros canais, se não quer apoiar fica fora animal, mas não atrapalha.otimo vídeo e cada vez mais trazendo conhecimento para nossa área.obrigado ao canal por nos ajudar dividindo seus conhecimentos.

adrianolima
Автор

Infelizmente muitas pessoas que não têm habilitação necessaria para fazer a execuçao de uma instalação, acha que simplesmente colocando qualquer disjuntor em um circuito vai funcionar normalmente. Esse tipo de instalação vejo muito em construçoes novas(que não tem planta) visto que muitas vezes não se sabe exatamente o que irá ser utilizado em circuito "x". ou "y"... E com isso se faz um mal dimensionamento a instalação levando a dans não só a instalação como também a tudo que nela está ligado. Por isso devemos valorizar todo esforço que fazemos(profissionais) cobrando sempre um valor nos serviços a altura de nossa atenção e comprometimento que temos em executar instalações seguras e confiáveis. Gostei da forma como foi apresentado no vídeo o porquê de se fazer do modo correto o uso de disjuntores. Obrigado

JoseLopes-ucqo
Автор

Essa informação não chega ao consumidor. Ele compra o que tem lá, nem sabe disso. Bom saber! Até eu que sou eletricista, aprendo! Fico bem grato!

charlesmaverick-imnd
Автор

A importância de estudar com esses professores, pois em algumas escolas técnicas não ensinam isso, só gastamos dinheiro.

rogeriomoreira
Автор

Nem na faculdade eu aprendi isso, Parabéns Adoniran! O canal é top.

paulorangel
Автор

Só no canal eletricity temos o privilégio de ter informações tão precisa . Disso nunca tive dúvida. Agora verdade seja dita. O disjuntor curva ( B ) é artigo raríssimo, na maioria dos comercio e também em casa especializada na venda de matérias elétricos. Tu só encontra o curva ( C ) . Aqui em Porto Alegre eu só conseguir comprar, direto da Siemens via agente autorizado. Lamentável.

mariosilva
Автор

Nem SENAI tem uma aula como essa. Parabéns e obrigado! 👏👏👏👏👏

dehsantanao
Автор

Os grandes lojistas de material elétrico não estão fazendo mais pedidos de disjuntores curva B.

capponi
Автор

Excelente. Meus parabéns.

Há duas semanas perdi um tempo enorme explicando isto para o pessoal que cuida da iluminação das ruas da nossa empresa.

Com este vídeo vou complementar aquela explicação.

Obrigado

ricardoschoen
Автор

Já pedi em outros comentários e volto a pedir, vídeo sobre cálculos de ICC para dimensionamento de disjuntores e cabos.

marcelocarvalhovaladares
visit shbcf.ru