COMO ESCOLHER O DISJUNTOR – CURVA B, C OU D?

preview_player
Показать описание
Como saber qual curva de disjuntor devo escolher para minha instalação? Quer saber a resposta? Então se liga.
_________________________________________________
Link para baixar a planilha de cálculo da corrente de curto circuito:

_________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

_________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

__________________________________________________
Normalmente o que ouvimos como referência para a escolha de um disjuntor é a seguinte analogia:

Curva B para circuitos resistivos como fornos e chuveiros.
Curva C para motores
Curva D para grandes transformadores e motores.

Essa análise faz algum sentido, já que para circuitos resistivos a minha corrente de partida não é mais alta do que a nominal, então o curva B atenderia, pois sua corrente de atuação em curto é de 3 a 5 vezes a corrente nominal.

Já para motores que tem corrente de partida muitas vezes maior do que a nominal um curva B poderia atuar entendendo esta corrente de partida como um curto circuito, coisa que não aconteceria com um curva C, já que a corrente de atuação em curto neste caso é de 5 a 10 vezes a nominal.

Para o curva D a análise é a mesma. Se acorrente de partida for ainda mais alta, a ponto de fazer um curva C atuar, certamente isso não aconteceria com um curva D, pois a atuação em curto circuito é para correntes de 10 a 20 vezes o valor da corrente nominal.
Mas então como escolher qual disjuntor usar?

Através da corrente de curto circuito. Isso mesmo, para determinar a curva de um disjuntor precisamos saber a corrente de curto circuito e para isso vamos disponibilizar novamente uma planilha gratuita para que você possa fazer os cálculos e escolher a curva do seu disjuntor.
Se quiser entender e aprender a usar a planilha, eu deixei um card de um vídeo que fizemos especificamente sobre ela.

Nossa dica é a seguinte. Depois de calculada a corrente de curto circuito, precisamos saber o valor de Ik/In, ou seja, vamos dividir a corrente de curto circuito pelo valor da corrente nominal para encontrar um número.

Se este número estiver entre 3 e 5, o disjuntor escolhido deve ser curva B, se estiver entre 5 e 10, escolhemos o curva C e se estiver entre 10 e 20, escolhemos o curva D.
Vamos ver exemplos com valores de corrente e analisar as curvas de disjuntores, lembrando que estamos analisando disjuntores segundo a NM 60898 que trata do que conhecemos como mini disjuntores.

Vamos imaginar uma corrente de curto circuito de 100A para um circuito de chuveiro que tem um disjuntor de 32A. Se fizermos Ik/In temos 100/32 que nos dá um valor de 3,125, portanto entre 3 e 5 e escolhemos então o curva B. Eu sei que vocês devem estar achando uma corrente de curto de 100A muito baixa, porém isso é perfeitamente possível em circuitos muito longos.

Agora vamos imaginar para o mesmo circuito uma corrente de curto de 250A. 250/32 nos dá um valor de 7,81, valor que está entre 5 e 10, portanto o disjuntor mais indicado seria o curva C.

Agora, ainda para o mesmo circuito, vamos imaginar uma corrente de curto de 500A. 500/32 nos dá 15,63, valor que está entre 10 e 20, agora o mais indicado seria um curva D.

Sabendo que a dificuldade de acesso a disjuntores curva D é muito comum, tenho certeza de que a pergunta que está em sua cabeça agora é a seguinte. Posso usar curva C onde o mais indicado seria D? A resposta é sim, pois o disjuntor curva C também atuaria para uma corrente de curto de 500A como no nosso terceiro exemplo.

O que eu não posso fazer é usar um curva C onde preciso de um B ou um D onde preciso de um C, pois o que é curto circuito para um, pode ser sobrecarga para o outro e o tempo de atuação muda.

Podemos resumir que em uma residência, tranquilamente o disjuntor curva C atenderá para todos os circuitos. Mas para ter certeza absoluta utilize a planilha que disponibilizamos e faça seus cálculos. Esta é a maneira que o canal Eletricity encontrou para sempre levar conhecimento aos nossos inscritos.

Se este vídeo foi útil para você de alguma forma, compartilhe. Aproveite para verificar se está inscrito no canal. Não se esqueça também de deixar o seu like e nos seguir nas redes sociais Facebook, Instagram e Tik Tok.

Até a próxima!

💡 Se liga na #eletricity 💡
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Não tem melhor faculdade que esse canal.

joseafonsonogueira
Автор

Muito bom professor.
Isso mesmo, eu geralmente peço curva b pra circuitos de chuveiro, enfim resistivos, a curva C acho que retarda um pouco a proteção, tanto que a própria Lorenzetti já tem um b40.

ailanlopes
Автор

Melhor canal de eletricidade do YouTube!!! simples direto e altamente tecnico de forma compreensivel.

pagsmultiservicos
Автор

A aula muito interessante. As informações muito valiosas.
O mercado de disjuntores está muito louco. Usei como referencia um disjuntor monopolar de 10A curva C. Os que são menores são muito mais caros. Um disjuntor curva B de 10 A é o dobro ou um pouco mais. Um disjuntor para 10 A - curva C - 3 kA é um preço, o mesmo com curva B é o dobro e não tem a venda. Disjuntores com capacidade para 6 kA, mosca branca ou parcele a unidade em 24 vezes. É muito difícil convencer o cliente, está muito difícil encontrar os disjuntores. Em uma loja fui atendido pelo balconista, ele disse que não existe disjuntor curva B. Eu não falei nada, mas vou levar a foto de 4 disjuntores curva B que estão instalados em meu apto. O mercado só vende disjuntores curva C - 3 kA, preço aceitável só acima de 10 A, mono, bipolar ou tripolar é a mesma coisa. Não é um desabafo, é uma constatação que vejo no mercado.

livioparrini
Автор

Melhor canal de eletricidade do YouTube👏👏

guilhermehonorato
Автор

Adoniran vc tem algum vídeo falando sobre aterramento usando as ferragens de uma residência ou de um prédio???tem muitas controvérsias no YouTube por isso gostaria que o seu canal me tirasse essa duvida!

danielrayan
Автор

Bom dia.

O melhor vídeo que vi até hoje, sobre *Curvas de disjuntore*.
Parabéns professor, continue com seu projeto, nos ajuda muito.!!

edgelsonnascimento
Автор

Merece mais do que um like, te que dar um "Valeu".

alpha-
Автор

Sou fã dos cara q manja em elétrica !! Até tento entender, mas o cabeça q não entra nada !!! Negócio mesmo é forros p tudo q é lado !!!

campgesso
Автор

A última frase que vc falou foi a cereja do bolo. Isso é conhecimento de causa.👏👏👏👏 perfeita colocação.

LuizCarlos-ycxq
Автор

Excelente vídeo! Aula de altíssimo valor.

eng.wandeson
Автор

Excelente explicação, sempre um conteúdo de qualidade. 👏👏👏👏

alesantos
Автор

Gosto muito do canal, aprendo muito 👍

robsonsilva_sjc
Автор

Seria bom se tivesse um curso do Eletricity, só esses vídeos do YouTube já seria o suficiente, tudo junto numa plataforma.Meu orgulho seria ter e expor um certificado Eletricity.

andreteixeiraItadoAlto
Автор

Boa noite! gostei da explicação muito bem explicado

osvrfO
Автор

Obrigado por esclarecer dúvidas que eu tinha referente a este assunto. 👍

virgiliocarvalho
Автор

Mais uma grande aula
Muito obrigado
Seus vídeos são de muito
Vália

abnerrodrigues
Автор

Parabéns pela sua aula você é demais Parabéns

geraldoezquieldossantoseze
Автор

Eletricity simplemente o melhor e mais didático. Adoniram tá de parabéns.

gonzabarbosa
Автор

Onde eu moro Os eletricistas mandam comprar os disjuntores de 16A para iluminação e 25 para tomadas e não informam qual a curva (acho que eles nem sabem o que é isto)

branddo
join shbcf.ru