lugares de encontro, palavras críticas - Eleonore Koch

preview_player
Показать описание
Espaço aberto, uma conversa sobre Eleonore Koch com Fernanda Pitta.
Mediação: Galciani Neves.

"lugares de encontro, palavras críticas"
Se admitirmos que a história de uma obra de arte também pode ser narrada a partir de uma espécie de coleção de todas as histórias e experiências já elaboradas sobre ela, podemos compreender que uma obra de arte é um território de percepção inesgotável, que uma obra de arte tem a capacidade infindável de desestabilizar conhecimentos e de se expandir a cada olhar lançado sobre ela e a cada fabulação que a atravessa.

Assim, textos, pesquisas, debates, ensaios, processos de mediação, organização de catálogos e curadoria de exposições são gestos que acrescentam percepções à complexidade de uma obra. Essas ideias norteiam a série "lugares de encontro, palavras críticas", promovida pela Almeida e Dale Galeria de Arte.

A série lugares de encontro, palavras críticas é composta por 4 conversas. Vamos mergulhar no corpo de trabalhos dos artistas Eleonore Koch, José Leonilson, Nelson Leirner e Hélio Oiticica, a partir dos olhares e dos exercícios críticos de Fernanda Pitta, Ricardo Resende, Moacir dos Anjos e Izabela Pucu. As conversas acontecerão, às 17 horas, no instagram da galeria, com mediação da professora e curadora Galciani Neves.

(Galciani Neves)

- - -

Galciani Neves é professora (FAAP e Universidade Federal do Ceará) e curadora-chefe do MuBE. Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É autora do livro “Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção” (Educ – SP e Fapesp, 2016). Coordena a Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake). Desenvolve projetos curatoriais, atividades relacionadas à crítica, acompanhamento de artistas.

Fernanda Pitta é curadora sênior na Pinacoteca do Estado de São Paulo e professora de história da arte na Escola da Cidade, em São Paulo. É doutora em História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Seus interesses de pesquisa têm como foco a discussão de paradigmas de arte nacional em contextos transnacionais, escrevendo também sobre arte moderna e contemporânea. Sua aproximação com a obra de Eleonore Koch resultou na curadoria da exposição Eleonore Koch: mundo ordenado, no Centro Universitário Maria Antonia, em 2009, e na elaboração da cronologia para a monografia sobre a obra da artista editada pela Cosac & Naify, em 2013, além de outros trabalhos.

Transmissão realizada dia 20 de julho de 2020 pelo instagram @almeidaedale.

Visite nosso site:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Acabei de descobrir o canal, muito interessado em assistir todos os vídeos!

oliverdeft
Автор

Parabéns pelo canal. Já estou seguindo. O único que encontrei atento à Arte de Lore Koch

Georgia.alves