Autismo e hiperfoco - com Tiago Abreu

preview_player
Показать описание
Uma conversa (não editada) entre dois aspies sobre hiperfoco
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Amo ver esses vídeos, sou Autista em nível 1 de suporte e amo nos ver representados da forma como realmente somos, diferentes! Tbm tenho híperfocos diferentes, já tive de cozinha, pesquisa científica e agora estou em costura histórica e por experiência própria digo que continua ao longo da vida, não só por mim, mas pelo meu pai tbm, ele é Asperger e não teve tratamento, tem o hiperfoco em abelhas desde criança…

MariaEduardaMoraisRibeiro
Автор

É maravilhoso ver essa conversa rsrs
Meu filho tem 6 anos e é autista leve, atualmente o hiper foco dele é carros hotwheels! Ele amanhece falando nisso e dorme falando tb, 90% da conversa diária dele é sobre isso hahaha.
Mas ele muda de época em época os interesses!

lostgirl
Автор

Tive várias fases diferentes de hiperfoco: eucaliptos e torres elétricas na infância, as Grandes Navegações aos 10-11 anos, plantas medicinais aos 12-13, cinema clássico desde a adolescência e jardinagem nos últimos 3 anos. Hoje percebo claramente as duas em comum: área de Humanas e Natureza.

renan.csmaia
Автор

Eu tenho TEA recém diagnosticado por um neuro e psicólogo há 2 meses. Ainda não caiu direito a ficha, mas me identifico muito com os autistas, especialmente por ser um cara anti-social, com estereotipias e hiperfoco. Minha infância e adolescência foram sofríveis por causa da dificuldade de interação social. Tinha dificuldade na fala. Era muito bullying que eu sofria. Falavam que eu era doido e retardado. Apanhei muito por isso. Todavia, consegui me superar. Eu me formei, consegui ser advogado e passei nos concursos sem saber do meu TEA. Na minha infância, o meu hiperfoco era times de futebol e construir cidades com peças de monta-tudo e lego. Hoje sou professor de direito do Instituto Federal há 6 anos e meio. O meu hiperfoco são teorias jusfilosóficas e técnicas de pesquisa. Eu me lembro que durante o meu mestrado fiquei 4 meses sem sair de casa, totalmente obcecado e hiperfocado pela análise do discurso crítico, que é uma técnica de pesquisa que usei na minha dissertação.

pabloflorentinofroescouto
Автор

O hiperfoco do Chimura é falar: "definitivamente"
Brincadeira a parte. Parabéns pelo papo legal.

ramirorodrigues
Автор

Eu descobri o autismo por causa do meu hiper foco pq comecei a pesquisar sobre o assunto e aí percebi que eu possuia as características do espectro...
Já tive vários "temas" de hiper foco...mas tenho um tema em especial que trago desde muito pequena que são as artes plásticas... então fiz disso minha profissão...sou artista plástica e faço todo tipo de arte que vc possa imaginar (aprendo a fazer a arte só de olhar alguém fazendo ou por uma imagem de algo já pronto eu sei reproduzir mesmo sem ter visto o método de criação que foi utilizado)...tenho meu ateliê e é meu cantinho preferido... trabalhar em casa sozinha com o que amo é a melhor coisa da vida...hahaha

michellydesouza
Автор

Hiperfoco musical é Mesmo depois de 500 anos você lembra letra, melodia como se tivesse ouvido ontem.

MrGaidzak
Автор

Voces sao inteligentissimos.Que conversa boa e interessante.Parabens aos dois !!

isabellaazevedo
Автор

Tenho filho com autismo funcional de 5 anos, esperançosa de ver vcs e suas carreiras. 😍 Os hiperfocos dele são: Carros antigos, principalmente fuscas e combes, animais em principal cavalos e vacas e pessoas, adora saber seus nomes e ser notado por elas, principalmente adultos rsrs.

danielacosta
Автор

Amigo, recentemente... digo há mais ou menos 1 semana descobrimos que nosso garoto de 5 anos é autista. Chorei muito, fiquei muito preocupado, angustiado, mas agora tudo veio a clarear mais. De início veio o medo, por não saber lhe dar com a situação, logo, muitas coisas se encaixaram no perfil. Mas hoje, com alguns vídeos seus que estou assistindo... estou descobrindo muitos atalhos e formas de ajudá-lo. Quero aproveitar pra pra agradecer muito por esse apoio e ensinamentos com esses conteúdos bem elaborados e de quem vivencia na prática. Parabéns mesmo, de coração. Hoje, estou bem mais tranquilo sobre muitas coisas em relação ao meu filho. Que deus te ilumine cada dia mais para que vc possa está ajudando mais pessoas. Grande abraço.👍🏼👍🏼👍🏼

cledsonmarquesdasilvamarqu
Автор

Eu mudo o meu hiperfoco várias vezes: músicas, países, línguas, até pessoas. Eles mudam toda vez que esgoto por completo aquele determinado assunto e muita das vezes esgoto o assunto muito rápido, porque eu quero sabe de tudo sobre aquilo.

victorhugopaulasousa
Автор

Estou me identificando muito em alguns aspectos como hiperfocos. Eu sempre tive isso. Meu maior hiperfoco que se tornou profissão é design. Comecei aos 13 anos e hoje tenho 27.

Mas, eu já tive muitos hiperfocos, como costura, miçangas, documentários de vários assuntos variados, séries e filmes, histórias sobre crimes, teologia.

Nunca parei para analisar que era um hiperfoco. Hoje conhecendo o assunto, vejo que tenho isso. Esses pequenos hiperfocos duraram um período, cada um com um tempo específico.

Lembro que eu ficava o dia inteiro, fazendo a determinada coisa. Seja estudar a bíblia, costurar uma mochila do zero e não sossegar até terminar (até machuquei o dedo neste dia) etc..

lettdesigner
Автор

Maravilhoso vocês dois juntos nesse vídeo. Sou psicóloga e gosto muito de atender crianças. E fazer diagnóstico na infância é uma alegria pra mim, pois faz muita diferença para o desenvolvimento da criança e melhora a comunicação e afeto familiar. E frequentemente após o diagnóstico da criança vem o diagnóstico de outro familiar.
Parabéns por compartilhar com tanta clareza as vivências atípicas.

anamariaferreiradearaujo
Автор

Tenho síndrome de Asperger, meu hiper foco e o autismo acho muito fascinante, porém quando começo a falar as pessoas dizem que eu estou sendo chato etc, ent muitas vezes acabo me auto regulando e ficando apenas no pensamento pq tenho noção que esse assunto não agrada muitas pessoas ao meu redor

douglasjunio
Автор

Ah, por mim vocês poderiam seguir um bate papo assim por umas 10 horas seguidas. O assunto e a descontração foi mil!

thorbrnaarea
Автор

Meu hiperfoco é inglês. Eu amo ler livros de gramática, estudo todos os dias desde 14 anos (tenho 19 agora), desde os 10 anos eu era facinado e queria entender o q estava sendo dito em inglês (ou até antes na vdd)...Hj eu sou avançado, na escola era muito elogiado pela pronúncia e já me indicaram até pra um intercâmbio (mas não deu certo pela idade na época)... Qqlr serie o filme q eu assisto SEMPRE em Ingles...E eu tbm falo sozinho comigo em inglês o dia todo se eu ficar sozinho! Enfim... Eu sou muito focado nisso. Amo!

rodrigo
Автор

Queria ouvir o podcast. Atualmente estou fazendo uma avaliação neuropsicológica, pois estou investigando a possibilidade de autismo nível 1 (não consigo aceitar usar um termo quando descubro que ele era "errado" ou "antigo", no caso Síndrome de Asperger) em mim, fiquei anos sofrendo, mas agora por causa da possibilidade levantada pelo meu pai, que é pedagogo e teve alguns alunos com autismo recentemente, sinto que estou fazendo uma releitura sobre eu mesmo. Estou gostando muito dos vídeos porque me diz muito sobre autismo. Estou há dias só falando e estudando sobre autismo haha.

Автор

Meninos que delícia ver vcs meu filho tem 3 anos e estamos sofrendo com hioerfoco em ventilador espero que ele mude assim como vcs mudaram obg pelo vídeo

SuzanaLatarula-twsd
Автор

Ouvindo vcs percebo que o hiperfoco é muito positivo para a qualidade do trabalho, já que há uma profundidade ao invés do conhecimento superficial. As empresas vão começar a perceber isso.

mscriafilmes
Автор

Que bom escutar vcs. Contem mais sobre a infância de vcs!

ivonegarciabarbosa