O Arch Linux é tudo isso mesmo? - Review

preview_player
Показать описание

O Arch Linux é uma das mais populares distros Linux que existem, e tem várias características particulares que agradam usuários avançados e inevitavelmente afastam alguns novatos. Com algumas mudanças recentes, instalar o sistema ficou mais simples e padronizado, e hoje conseguimos analisar esse padrão, para que você saiba exatamente o que esperar depois de instalar, seja com GNOME, ou KDE.

Fizemos benchmarks para entender a performance do Arch em relação as suas versão KDE e GNOME, assim como em relação a outras distros, seja em ambiente profissional, seja para games.

📎 Fontes e Links:

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru

#linux #archlinux #kde #gnome #software
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Depois daquele seu vídeo do instalador eu me aventurei e dominei o Arch. Fiz o bluetooth e o adaptador de Wifi funcionarem. Foi desafiador e gratificante.

marianaestevao
Автор

O arch é aquela distro onde muita gente vem pelo meme e fica pela simplicidade
É um jeito diferente do usual de fazer as coisas, mas vejo que depois de vencer a curva de aprendizado conseguirmos ser até mais produtivos por estarmos em um fluxo de trabalho que nós mesmos desenvolvemos

oxdeadbeef
Автор

Dio sem querer te fazer sofrer nem nada mas seria interessante você fazer um novo vídeo sobre Gentoo, eu vi aquele seu antigo e achei interessante, mas vendo como você evoluiu como comunicador ao longo do tempo seria bacana um vídeo novo

Anomajulia
Автор

Eu gostava mesmo do Gentoo! É um sistema que tu "pega na mão e embala ele"! Configura como quiser! Quando eu me aposentar, vou ter tempo e vou comprar um computador novo e vou instalar o Gentoo stage 3 na veia! Por hora, como eu sou desenvolvedor, meu desktop é Ubuntu 22.04! Sempre atualizando para as LTS's! Ahhh! ADORO o KDE, ele é fantástico! Mas para o meu dia a dia, eu acho o Gnome mais prático! Faz parte né? kkk

raposadaarea
Автор

Gosto muito do Arch e tenho um carinho especial pois foi onde eu comecei a estudar mais linux apesar de usar linux desde a época do Kurumin. No entanto, por não ter mais tanto tempo disponível pra resolver os probleminhas que eventualmente ocorrem no Arch, migrei para o Manjaro e depois para o Big Linux.
Esse vídeo me fez ter recordações boas dos dias inteiros que passava instalando e reinstalando Arch e dando uma tunadinha no Fluxbox.

chaoscifer
Автор

Dionatan, como comentei no vídeo de instalação do Arch, como o Steam OS é baseado no Arch, acho que daria um vídeo legal fazer uma instalação limpa do Arch e "transformar" ele em um Steam OS, já iniciando no "modo big picture" e deixando o PC meio que um console, como era a idéia quando lançaram as "Steam Machines".

(Sim, provavelmente eu serei o inscrito que fica enchendo o saco com praticamente o mesmo comentário em vários vídeos😂😂😂)

"Você achou que eu estava brincando?"- Julius Rock

Lupeercioo
Автор

Muito bom ver vários videos sobre o Arch Linux.

alexduarte
Автор

Obrigado pelo apoio.. Instalei com archinstall mas com xfce... ficou show de bola... não teria conseguido sem ajuda. Valeu!

adrianopereira
Автор

Eu uso o Arch a bastante tempo e ele tem me servido muito bem, principalmente pq ele tem uma se não a maior biblioteca de aplicativos de todos, se não tiver no repositório padrão com certeza tem no AUR e tb é um sistema muito bom pra Games já q os drivers e atualizações chegam bem mais rápido pro sistema, isso é bom tb pq quem é Early Adopter e quer sempre estar usando as ultimas tecnologias

joaodattebayo
Автор

Estava mesmo em dúvida do desempenho do Arch em relação às suas derivações, ótimo vídeo. Seria daora um vídeo mais atualizado do FreeBSD, OpenBSD ou o Gentoo, vi que já tem vídeos no canal sobre os BSDs, mas são antigos e você como comunicador evoluiu muito e a qualidade dos vídeos aumentaram de lá pra cá, desde já agradeço. 👏🐧

toxic_zen
Автор

Dio, adoro seus vídeos, me influenciaram bastante de que Linux na minha opinião está se tornando cada vez mais superior ao Windows (Falta os números fazerem milagre para as desenvolvedoras de software e hardware olharem para o Linux). Já utilizei distros Linux algumas vezes e tentei tornar meu OS principal acompanhando seu canal mas nunca me dei bem pois sempre me ocorria algum conflito e eu quebrava a cabeça por horas. Quando me formei em TI, passamos brevemente sobre o Ubuntu mas apenas na parte de formatação, nada muito além disso e eu mesmo fui atrás estudar sobre o mundo open source dos pinguins. Hoje em dia até que sei me virar bem com as distros pois instalei em um notebook antigo o Mint por já ter XFCE e em dias que preciso me ausentar de casa fora o trabalho me ajuda bastante. A cada vídeo teu o desejo de voltar a tentar novamente aumenta, mas a ausência de algumas aplicações presentes apenas no Windows incompatíveis com Wine acabam com minha tentação kkk. Quem sabe no futuro não torno alguma distro meu OS principal para games e trabalho na gigantesca luta por qual distro escolher sendo que eu acho todas fantásticas ahauahuah. Você é uma inspiração para fazer as pessoas se apaixonarem no mundo open source dos pinguins e, se um dia eu conseguir, influenciarei também as pessoas.

VitorHugo-tzkg
Автор

Salvo, top o vídeo.

Se puder faz um vídeo do Slackware, distro das antigas.

georgefernando
Автор

DIo, ótimo video!! Poderia fazer um sobre o Endeavour OS?? vlww

trader
Автор

Ótimo vídeo. Nunca experimentei o Arch. Mas chegará o dia, quem sabe. Deixa eu primeiro dominar totalmente o Debian. 😄

marceloquerino
Автор

Essa ideia de faça você mesmo cada detalhe do seu jeito é legal mas eu prefiro já algo pronto e sem precisar mexer em muitas coisas, testei algumas distros e cheguei ao OpenSuse, que pra mim atualmente é a melhor e mais completa, vejo como um windows onde posso mexer em qualquer coisa pois tudo está sob o meu controle.

alanh.ribeiro
Автор

Ele pode não me amar, mas eu amo ele.

kevinlucasilva
Автор

Interessante. Achei personalizar o Arch muito mais simples que fazer o mesmo no Mint. Consegui um resultado muito bom, principalmente na minha interface KDE.

MauricioRicardoPinheiro
Автор

Recentemente eu vi uns canais gringos falando que o GNOME Web foi portado pro GTK4 e que a performance melhorou bastante, adoraria ver benchmarks seus medindo isso... Talvez depois que o GNOME 44 sair

gabriellasso
Автор

haha fazer o dlink 182 funcionar foi um bom aprendizado... tive que instalar header de kernel de versão específica para conseguir instalar... os fóruns só tinham respostas alternativas para debian e similares, que naturalmente não eram úteis

ofhuifd
Автор

Gostaria de saber mais sobre a estabilidade do Arch, pois apesar das distros rolling release terem uma fama de não serem muito focadas em estabilidade, por conta dos pacotes geralmente precisarem de mais tempo para debug e correções (vide Debian), ouvi falar que no Arch, cada pacote é compilado na própria máquina no ato da instalação, diferente do que ocorre nas outras distros, onde a gente geralmente baixa um pacote compilado para a arquitetura genérica x86-64.

Pode ser apenas uma suposição minha, mas, se for esse mesmo o caso, pode ser que mesmo utilizando as versões mais recentes dos pacotes, as aplicações executando no Arch estão muito menos sucetíveis a falhas de execução devido a uma compilação mais otimizada para aquele hardware específico.

Se eu estiver falando algo errado, peço que me corrijam, pois não entendo de computação em baixo nível, mas já vi a execução de aplicações compiladas na própria máquina funcionarem melhor do que as versões “genéricas” feitas para qualquer computador com cpu x86_64.

Se ele for estável nesse nível mesmo, irei dar uma chance de testar ele na minha workstation, e, quem sabe, adotar ele como sistema padrão.

OBS1: Atualmente utilizo o Debian, pois a estabilidade do sistema junto às aplicações é uma killer-feature para mim, anteriormente gostei muito da pegada de novidades do Fedora mas tive tantos bugs no meu workflow, que eu acabava sentindo como se estivesse usando um sistema beta mesmo sendo uma release comum.

OBS2: Eu sei que é possível baixar o código fonte e compilar a maior parte dos aplicativos em qualquer Linux, mas pelo que ouvi falar, isso é padrão na instalação de pacotes do Arch, o que me deixa curioso para saber se as aplicações realmente executam de maneira mais sólida nele e que talvez seja por isso que a Valve escolheu ele para ser a base do SteamOS

brunojsilva