Por que todo mundo está AMANDO o novo Debian 12?

preview_player
Показать описание

O Debian 12 "Bookworm" chegou causando muito alvoroço na comunidade Linux. Depois de quase 30 anos de existência, finalmente a distro, considerada por muitos uma das mais estáveis que existe, vai oferecer por padrão acesso a softwares (drivers e firmwares) de código fonte fechado, na intenção de facilitar a instalação e uso da distro.

Hoje vamos conferir o que o novo Debian tem a oferecer, fazer alguns benchmarks e comentar essa decisão tão impactante e, ao mesmo tempo, polêmica.

🥇 Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO" por nos ajudarem a continuar criando conteúdo.

‣ Felipe Duarte Ferreira

📎 Fontes e Links:

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru
Thumbnail: Adriel Filipe

#debian #linux #opensource #tecnologia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estou usando ele atualmente, e de longe para o meu uso, de programação, lives e estudo está literalmente perfeito! Muito estável e EXTREMAMENTE rápida.

nerddacadeira
Автор

Quando trampava com infra, sempre adotei o Debian como minha distro principal (tenho essa política desde o começo dos anos 2000), seja para desktop quanto para servidor. Especialmente para servidor, que eu limava todos os pacotes, instalava através da ISO mais básica (netinst) pra só deixar o básico do básico, e ir instalando só o que realmente ia precisar. Gerenciamento de rede, distribuição de IPs (DHCP), compartilhamento de conexão, proxy, servidor Samba... Enfim, eu sempre fui um cara mais "purista" nesse sentido. O que me incomodava muito era justamente esse fato de ter que instalar o sistema todo offline por que a maioria das máquinas que eu instalava não conseguia subir a interface de rede (Ethernet ou Wireless), justamente pelo motivo dos drivers delas serem proprietários (que ódio!). Aí tinha que caçar os drivers na internet, jogar num pendrive e instalar na unha por conta da bendita DFSG. Hoje estou fora da área (focado agora só em dev), mas fico feliz em saber que eles resolveram mitigar um pouco essa palhaçada. E vida longa ao Debian! 🙂

MatheusGelinski
Автор

Usei Debian por anos, no início dos anos 2000 e saí somente para o seu filhote Ubuntu que foi meu sistema principal de 2005 até o início desse ano de 2023 quando decidi retornar ao Debian na versão testing após algumas raivas que passei com o Ubuntu. Sinceramente, uma das melhores decisões tomadas, pois ganhei performance e principalmente estabilidade rodando num Dell G3. E juntamente com o Flapak ficou perfeito, já que definitivamente não gostei do Snap.
Antigamente eu era super ansioso por versões mais novas de kernel, Gnome e etc, pois realmente careciam de funcionalidades e compatibilidade, porém atualmente alcançaram um grau de maturidade tão grande que já não me importo mais em ter a penúltima ou antepenúltima versão.
Sinceramente, Debian 12 tá sensacional e a inclusão do firmware foi a cereja do bolo. Recomendo a todos.

jeffersonhenriquex
Автор

Acho que de longe o grande motivo pro "hype" pelo Debian 12 é o fato de podermos ver um projeto de comunidade crescendo e evoluindo livremente se tornando cada vez melhor pra pelo menos mostrar que ninguém é obrigado a aceitar qlr patacoada que digamos a Canonical ou Red Hat venha inventar se não quisermos.

gogogomes
Автор

Estou usando o Debian 12, antes usava o Debian 11, 10.... A nova versão está simplesmente muito rápida e estável. Quanto às novas versões de outros softwares, o flatpak tá aí pra isso.

luis.tenorio
Автор

No meu note velho (i7 de segunda geração), usado pra projetos paralelos, tenho o PopOS! num SSD e recentemente o Debian 12 em outro SSD. Ambos compartilham uma partição onde meus projetos estão armazenados. É visível que o debian 12 está mais rápido e responsivo que o PopOS, usando o mesmo padrão (vscode + python + golang + C# e extensões sincronizadas).

GuionardoFurlan
Автор

Agora Dio, o assunto que movimenta os canais de Linux no momento, Red Hat e o codigo do RHEL, seria interessante ouvir de você e sua experiência sobre o tema.

dmnsonic
Автор

Ótimo vídeo, como sempre, Dio! Vou deixar aqui minha sugestação para os próximos vídeos que envolvem esses benchmarks: além de mostrar o melhor e o pior resultado, também mostrar o resultado médio excluindo a atual distro que está sendo usada de comparação. Por que digo isso? Vamos supor que existe um benchmark que o pior caso seja 30 pontos e o melhor seja 100, e que a distro atual fez um total de 70 pontos. Pode-se considerar uma nota que razoável, mas e se a média fosse 90 pontos? Aí na realidade ter 70 seria algo ruim por estar acontecendo algo estranho que em outras distros não está ocorrendo.

errodememoria
Автор

Eu estou testando o Debian 12 neste momento. E estou gostando bastante.
Como eu uso minhas máquinas majoritariamente pro trabalho; a estabilidade do Debian é muito bem vinda na minha vida.
Eu também não me importo de usar versões mais antigas dos pacotes; já que estabilidade é mais importante pra mim do que ter as últimas novidades em cada pacote instalado na minha máquina. Tanto é que eu continuo usando o Linux Mint 20.3 como minha distro principal. Justamente por já estar bem debugada e estável.
De 0 a 10; eu daria uma nota 9, 8 pra esta nova versão do Debian.

marcolessaoficial
Автор

Uso Debian desde o Lenny. Fiz o upgrade a pouco tempo, só alterando os espelhos do repo e fazendo alguns ajustes. Pra mim, uma das melhores adições não óbvias é o nv-coddec headers agora incluído nos repo, fazendo o NVENC funcionar facilmente com o OBS.

ailuros_
Автор

Estou usando o Debian 12.5 com Gnome em um desktop antigo (de 2011) e com Cinnamon em um notebook de 2008 e estou gostando muito. Realmente é muito estável. Custei um pouco a me adaptar ao instalador, que só consegui que funcionasse bem para mim na opção manual, e aí tive que aprender bastante sobre as opções disponíveis.

TheMrStone
Автор

Tenho um SSD sobrando na minha máquina e ele iria ganhar um FreeBSD esses dias… Mas acho que vou testar esse Debian aí e aproveitar as novidades! Já testei e usei o Debian há alguns anos. Mas deu muito trabalho justamente na questão de drivers 😅

maculan.
Автор

A primeira vez que instalei um sistema linux no meu computador tive uma experiência super desagradável pois o intuito de conhecelo ou achar que ja conhecia me fez instalar e por fim perder o sistema operacional anterior e uma dor de cabeça mas alguns anos depois permiti mais uma chance e fui testar o mint de inicio meu notebook mais antigo fui testando achei bom reconheceu os drivers tudo direito um acer aspire 5570z de 2006 então decidi instalar programas mas emulando muitos programas pelo wine tempo passou fui percebendo que não estava aprendendo a interagir com o sistema até que comecei a ficar pesquisar e conhecê-lo o sistema melhor até sair do mint e ir para o MX linux muito personalizável fui conhecendo até ir pouco mais a fundo no terminal até descobrir que não precisava trocar de distribuição para trocar de ambiente de trabalho e por ai conhecendo mais sai do mx fui para o Xubuntu muito bonita completo o ambiente que me fez optar independente da distribuição o xfce mas estava muito personalizado queria mais padrão e minimalista fui conhecendo mais sai do xubuntu fui para Debian que no início foi super difícil após a instalação pois antes de ter o sistema para uso considerável basico tem que ajustar os drivers e obter alguns programas que por mais que sejam livres tem certificados de chaves e repositório foi muito necessário esse grande impasse pois ja tinha até voltado para o xubuntu mas não me conformei eu voltei ao debian e uso até hoje eu acahava que linux e as distribuiçoes eram um bixo se sete cabeças mas eu estava apenas confortável ultilizando o que o outro sistema poderia me oferecer para o momento já testei varias distros linux para conhecelas explorar e valeu a pena, eu uso Debian.

leonidasbazzi
Автор

Ja uso Debian há uns 7 anos, esse 12 ta maravilhoso

marcossales
Автор

Estou usando e gostando bastante. Com essa imposição dos Snaps da Cannonical, essa versão do Debian se torna uma grande alternativa, além dessa versão vir bastante atualizada, desde o kernel ao Gnome 43 e integração do repositório Non-Free, é instalou e usou.

alexandrelessa
Автор

O D12 rodou de boa no meu notebook lenovo com chip wifi+bluetooth Intel AX210 de boa. Antes só o Mint reconhecia esse chip. Estou gostando muito do D12+KDE. Perfeito.

wagner.albuquerque
Автор

Estou usando ele em meu note e estou gostando bastante, instalei com o KDE Plasma, o desempenho está melhor que esperava e achei bastante opção para deixar com o visual que quero, desde opções de telas de autenticação a gerenciamento do comportamento de janelas, fontes, etc.
Acho que vale a pena usa-lo sim!!!

LuiTinoco
Автор

Muito bom vídeo Dio. Eu testei o Debian 12 Cinnamon e achei ótimo. Até instalei no PC e ele continua rodando leve e estável. Pretendo usá-lo por um tempo para comparar sua performance com a do Linux Mint Cinnamon.

fethatutoriais
Автор

Rapaz, tô usando mas nem sabia que tava na moda. Ele ta maravilhoso, e usando a versão firmware non-free reconheceu tudo tudo, até o touchpad que o Ubuntu não reconheceu de jeito nenhum.

ubiratacarvalho
Автор

Eu curti muito, top o conteudo! comecei usando linux pela distro Debian e tenho um carinho muito grande pela distro. Hoje estou usando o Arch ja a um ano, mas sempre estou por dentro do que acontece com o Debian.

eduardorosa