DPS no padrão de entrada classe l ou classe ll?

preview_player
Показать описание
Instalação de dps no padrão de entrada .
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sobre a questão sugerida em 12:40 a resposta é a seguinte: primeiramente é preciso compreender que o DPS é um dispositivo de proteção contra sobretensão transitória e não sobretensão temporária. Transitória é aquela tensão que aparece na rede elétrica num pico que pode ser altíssimo, que pode atingir a faixa de alguns kiloamperes, porém é absurdamente rápido e se dissipa em microsegundos ao encontrar um caminho para isso. (um microsegundo é um segundo dividido por 1 milhão, tente imaginar esse tempo...). Essa tensão é proveniente de descargas atmosféricas ou outros fatores de uso, falhas e manutenções na rede. Já a tensão temporária dura um tempo maior, e esse tempo é o fator mais prejudicial aos dispositivos e equipamentos. Quando se diz que os equipamentos residenciais em geral suportam até 1, 5 kv, estamos falando de tensão transitória, não de tensão temporária. Todo equipamento eletrônico tem varistores internos que mitigam essas tensões transitórias para proteger o circuito, porém com limitações geralmente a 1, 5kv. Por isso que um aparelho projetado para trabalhar em 127V não pode ser ligado numa rede de 220V, pois aí a tensão é temporária, ou seja dura um tempo maior.
O valor Up na descrição do DPSs se refere à faixa de proteção que o dispositivo deve dar ao equipamento com relação à entrada de tensão transitória, ou seja, os resquícios que o DPS não consegue impedir de adentrar à instalação. Esse valor deve ser sempre menor que 1, 5kv.
Já o valor Uc é a tensão contínua que o DPS deve suportar sem ativar a proteção Up no momento em que a sobretensão está sendo desviada para a terra.

Luis-Luapago
Автор

Você como sempre...tem os melhores vídeos sem adiantamento de vídeos isso deixa mais real ...show parabéns novamente

marcosalmeida
Автор

Como sempre meu grande amigo, as suas aulas são excelentes, de conteúdo e didática explicados com muita facilidade e clareza...
Não fica dúvida nenhuma..
Parabéns 👏👏👏

hugoleonardo
Автор

Ótimo vídeo Valdenei... aqui em casa vc que ajudou a colocar... mesmo não sendo obrigatório eu decidi colocar... da Clamper tipo 1
Foi um ótimo investimento que fiz...

Edi_Pedroso_
Автор

Oi mestre miau só agora assisti a mais uma excelente aula , pois meus filhos estiveram aqui em casa passando a tarde com migo.
Acabei de acompanhar a dinâmica do sr e como de prache perfeito trabalho do sr, aqui em Santa Catarina as novas ligações de medidor de energia da concessionária já está exigindo na aprovação.
Dps e um equipamento muito eficaz e eficiente em uma residência pois protege os aparelhos e é bom também pra concessionária por causa de indenizações processuais dos consumidores.
Ótima aula muito obrigado ao senhor com teu trabalho e paciência com nos seguidores .
Boa semana pro sr e que Deus abençoe a família e o sr e a todos os seguidores.
Marcelo Augusto Floripa Sc

MarceloAugusto-iuey
Автор

Show de aula top 👍🏽⚡⚡⚡⚡🔌💡💡🏡🪛🔩🔧🧤🕺🏽💪🏽📝📚📈📉📊

rogeriodiasdossantos
Автор

Excelente vídeo!! Mais uma vez 1000 parabéns!!!

andrecavalcante
Автор

A NBR-5410 tem que criar uma nova norma obrigatória para todas as concessionárias exigirem o DPS no padrão de entrada, isso seria uma proteção a mais para as pessoas que não estão em condições de fazerem uma atualização em suas instalações. Conheço pessoas. que tiveram a queima de alguns aparelhos por surto no transformador da rede, e foi a maior luta e burocracia na justiça para a concessionária pagar o prejuízo.

JussimarRibeirodosSantos
Автор

Concordo com você professor sobre a obrigatoriedade do dps.
Em casa tem mais de 10 anos que eu uso!

humbertodias
Автор

Passando para conferir mais uma super aula amigo.

CanaldoElicarlos
Автор

Boa tarde, poderia também fazer um jamper no cabo de aterramento que está no barramento e levar até o qdc ou não.

romildo
Автор

Perfeita a explicação, mas a ideia de ser obrigatório é complicado pois as caixas não vêm com espaço, mal cabe os disjuntores

EduardoOliveira-kywz
Автор

Boa tarde ótimo vídeo, eu gostaria de saber mais sobre os disjuntores, pois você usou disjuntor de 20 A, você poderia explicar sobre os disjuntores aí nessa instalação?

alecwb
Автор

Gostaria de saber como posso passar os cabos dê dezesseis ml Subterrâneo até a Caixa dê entrada dá residência

adoniasdossantos
Автор

Onde não tem relógio ainda. Pode aterra o neutro?

esquemanaconstrucao
Автор

O meu poste e dá CPFL.gostaria de saber prá mim puxar os cabos dê dezesseis ml pela terra como posso fazer

adoniasdossantos
Автор

Para quem não entendeu, os 2 disjuntores monopolares e os 2 DPS monopolares tão apenas simulando no vídeo dispositivos bipolares.

JussimarRibeirodosSantos
Автор

Vou logo dando o like, sei que a aula vai ser boa.

Mestre, faz um video ensinando o sistema espinha de peixe, desde a montagem no quadro isolando as barras no quadro. Obrigado

Professor, aquela placa no quadro atrás laranjada, não conduz energia?

fagnerleal
Автор

Muito bom a explicação mas essa derivação pro DPS não teria que derivar antes de entrar no disjuntor....

altermircardoso
Автор

É por gentileza você não teria como fazer vídeos falando sobre a NBR 5410? Eu não particularmente não sei interpretar as normas e não sei como lê-la, não seria possível não seria algo legal.

atilasferreiradaconceicaoa