QUANDO DEVO USAR DPS NO NEUTRO?

preview_player
Показать описание
Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

__________________________________________________
Quando devo usar DPS no neutro? Esta com certeza é uma dúvida que tira o sono de muitos eletricistas.

Será que você sabe quando e como utilizar o DPS no neutro?

Primeiro vamos entender de forma simples como funciona um DPS.

Quando acontece um surto elétrico o DPS desvia este surto para o aterramento. Fazendo uma analogia mais simples, um DPS funciona como uma chave liga desliga. No momento do surto a chave fecha e desvia este surto para o aterramento, voltando a abrir logo em seguida. Tudo isso acontece de forma tão rápida que não é detectado por um disjuntor.

Ter este conceito em mente, ainda que de forma simples, vai nos ajudar a entender quando devo usar DPS no neutro.

Outra coisa que precisamos entender é o BEP (barramento de equipotencialização principal. Falando também de forma simples, o BEP é o barramento onde eu interligo o neutro com o terra em esquemas TN e ele pode ou não estar dentro do QDC, ou seja, a barra de terra do seu QDC pode acumular a função de BEP.

Vamos ver o que nos diz a NBR-5410 em 6.3.5.2.2 Instalação dos DPS no ponto de entrada ou no quadro de distribuição principal.

b) A hipótese configura um esquema que entra TN-C e que prossegue instalação adentro TN-C, ou que entra TN-C e em seguida passa a TN-S (aliás, como requer a regra geral de 5.4.3.6). O neutro de entrada, necessariamente PEN, deve ser aterrado no BEP, direta ou indiretamente (ver figura G.2 da norma). (A passagem do esquema TN-C a TN-S, com a separação do condutor PEN de chegada em condutor neutro e condutor PE, seria feita no quadro de distribuição principal, globalmente o esquema é TN-C-S).

c) A hipótese configura três possibilidades de esquema de aterramento: TT (com neutro), IT com neutro e linha que entra na edificação já em esquema TN-S.

d) Há situações em que um dos dois esquemas se torna obrigatório, como a do caso relacionado na alínea b) de 6.3.5.2.6.

O que podemos resumir de tudo isso que disse a norma?

Se o DPS está no mesmo local onde eu estou conectando o neutro ao terra, ou seja, o BEP, no caso do TN-S, para quê eu vou usar um dispositivo para conectar o neutro ao terra novamente em caso de surto?

Agora se meu DPS não está no BEP e eu entro na edificação e depois no QDC com neutro e PE separados, evidentemente que preciso do DPS entre os dois condutores.

Se for TN-C, o condutor é PEN, ou seja, neutro aterrado. E aqui faço a mesma pergunta. Para que aterrar novamente em caso de surto com o DPS?

Já no caso do TT ou IT eu não tenho conexão do neutro com terra e nesse caso sempre vou precisar deste dispositivo entre estes dois condutores, caso exista neutro na instalação.

Lembrando ainda que eu posso ter situações em que seja necessário DPS no BEP, Classe I, por exemplo, e neste caso não precisaria de DPS no neutro, além de DPS Classe II no QDC onde eu precisaria caso neutro e terra entrem neste QDC separados.

Então é isso pessoal, agora eu garanto que ficou muito mais fácil saber quando devo e quando não devo usar DPS no neutro.

Até a próxima!

💡 Se liga na #eletricity 💡

Deixe seu comentário aqui em baixo. 👇 👇 👇
__________________________________________________
👇 Vídeos Mais Assistidos:

Desvendamos o Mito do Chuveiro Incompatível com IDR (DR).

O que NÃO te CONTARAM sobre a POLÊMICA da TOMADA DE 3 PINOS.

Terra e Neutro, Junto ou Separado? Porque Ninguém te Contou Isso Antes?
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*

Planilha de Cálculos Elétricos:

Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:

eletricityeletrica
Автор

Todos devemos agradecer a Eletricity. Os “eletricistas”estão aprendendo com vocês. Isso é bom, pois estão corrigindo seus próprios vídeos. Parabéns e obrigado

carloshespanha
Автор

O Adoniram faz uma serie de como ligar o dps conforme cada esquema de aterramento :tnc, tncs, tns, tt bai dar um otimo conteudo, abraços e rumo a 1 milhão sem duvida

edilsoncarlos
Автор

Dps em analogia com um sistema hidráulico seria uma válvula de alívio de pressão, o condutor de proteção seria a tubulação que vai conduzir essa excedente até a terra

Eletrotechnika
Автор

Sempre entre as melhores explicações de elétrica. Virei fã desse cara

ManuKsamasso
Автор

Pena que esses cursos profissionalizantes da nossa região não tem um professor como esse . Simplesmente muito esclarecedor sem enrolação.👋🏼👋🏼👋🏼

juans
Автор

Muito poucos views para um conteúdo desse patamar!

eletrotecnicacarvalho
Автор

Maravilha que perfeita explicação técnica professor

edisonedinho
Автор

Conteúdo de altíssima qualidade. Parabéns!

allanengel
Автор

Eu tiro muitas dúvidas com seus videos.

jozinaldopessoa
Автор

existe a possibilidade de na hora que o DPS atuar desviando a energia de um raio vindo pela rede eletrica a energia ñ fluir totalmente para o etretodo de aterramento principalmente se o mesmo for ineficiente e seguir para os condutores de terra dentro da residencia ja que os dps são conectado no barramento de terra junto as condutores de terra dos circuitos

daividpaula
Автор

Boa Noite ADONIRAN FREITAS muito top esta aulas

gilvandesouza
Автор

SR. Adoniram ótima explicação. Eu tenho uma dúvida, será que posso instalar os DPS's no sistema TNC distante do IDR, ou seja, meu padrão é 220 V, Fase + Fase + Neutro aterrado + TNC e logo após a saída da caixa padrão a uns 2 metros tenho uma CX de passagem e gostaria de instalar nesta caixa os DPS's e seus disjuntores, sendo que o IDR vai ser instalado no QDC a uns 10 metros a frente.
Grato e mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho de conscientização do uso correto da Eletricidade, é um verdadeiro serviço de utilidade

marcosraymundo
Автор

Olha eu aqui novamente professor, SBCAMPO SP

geraldogoncalves
Автор

Aqui na minha cidade o neutro é aterrado no padrão, mais mesmo assim eu sempre ponho o dps no neutro tbm

jrservicoseletricos
Автор

Putz vc sao demais mesmo nao adianta nao tem melhor canal rumo a 1 milhão de inscritos

edilsoncarlos
Автор

Esse cidadão é bom no que faz...sou robista (com curso de eletricista residencial) e muito estudo. Este é o melhor canal de elétrica que já vi no YouTube.

recantodopirineu
Автор

Sou de Angola, trabalho na area de instalação electrica residência
Você é melhor para min.

josepucusso
Автор

Podemos resumir se tem B.E.P. não precisa de DPS no neutro subtendendo que ele esteja conectado .

marcusviniciusmachadoribei
Автор

Eu nm assisto e ja vou metendo o dedo no like, pq o mestre Adoniran sabe muito, canal de eletricidade como o dele eu não conheço.

laelsantiago