Como a esquizofrenia afeta a família de 2 milhões de brasileiros | SBT Brasil (04/01/20)

preview_player
Показать описание
A esquizofrenia é uma doença crônica que não tem cura, mas tem tratamento. O uso de medicação evita as crises e a psicoterapia ajuda o paciente a levar uma vida mais equilibrada. Por isso, é tão importante ter o diagnóstico o quanto antes.

Segundo pesquisa encomendada por uma empresa farmacêutica, quase quase 45% dos cuidadores param de trabalhar para ajudar uma pessoa próxima, mais de noventa por cento deixam de realizar atividades do dia a dia e pouco mais de sessenta por cento dizem que a doença afeta suas vidas tanto quanto à do paciente.

A esquizofrenia, que geralmente se manifesta no fim da adolescência, é a terceira doença que mais afeta a qualidade de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou esquizofrênico e posso afirmar que não há como conviver, não há paz em momento algum, apenas tristeza e solidão...

letal
Автор

Fui criada por uma mãe esquizofrênica, só quem vive esta situação sabe o tamanho do sofrimento dos filhos.

genemaria
Автор

Fui diagnosticada com esquizofrenia pela primeira vez aos 13 anos. Fui internada por dois meses e sou a prova viva de que iniciando o tratamento desde cedo e levando uma vida equilibrada, é possível vencer essa doença terrível. Sigo o tratamento certinho há mais de 10 anos e hoje levo uma vida completamente normal. Consigo fazer de tudo! Viajo, aprendo outras línguas, namoro, trabalho, estudo (muito)... Sou abençoada por ter tanta saúde hoje mas não foi fácil chegar até esse ponto. Só quem sabe o que é ser amarrado numa cama de hospital ouvindo 20 vozes diferentes dizendo coisas horríveis entende nossa dor, não é mesmo? Hoje acredito que a vida não precisa ser só feita de sofrimento e derrota. Deus ama nós esquizofrênicos da mesma forma. Se Ele nos deu tantos desafios, é porque temos força para vencer todas essas batalhas.

laricmoserr
Автор

Sou esquisofrénico e tenho Depressão severa, meus irmãos me chutaram da casa da minha mãe, ja morei nas ruas, e hoje ainda estou em situação de rua mas estou trabalhando❤ (NUNCA DESISTA DE VOCÊ)

andrealves
Автор

Sou esquizofrênico, tive vários surtos, estive internado... realmente, é muito difícil levar uma vida "normal". Foi muito importante me aceitar como sou. Graças a Deus, tive o apoio da família, mas até chegar nesse ponto, foi tenso... hoje tento tirar lições positivas de tudo isso. Não posso dar conselhos aqui, cada um é um universo diferente. Apenas digo que o amor, assim como em muitas situações da vida, é fundamental.

RodroReturns
Автор

Fui criado com meus avós maternos, três dos meus tios tinham esquizofrenia, ajudei a cuidar deles até no fim da vida deles, eram dois gêmeos, morreram com setenta anos de covid em 2021, e uma tia que morreu aos 66 anos em 2006, a cruz era pesada, mas com muita fé em Deus e muito amor zelamos deles até o último minuto de vida

guimaraes
Автор

Tenho um irmão esquizofrênico que não aceita que tem a doença. Às vezes, ele se recusa a tomar os remédios e tem surtos psicóticos com frequência. Para piorar, ele é diabético e quer comer o tempo todo. Se não damos comida, ele surta e tenta agredir as pessoas. A situação da minha família é triste; não temos mais paz morando com ele. Neste país, o governo faz de conta que essas pessoas não existem. Os tratamentos e auxílios para pessoas com esquizofrenia e outras doenças mentais graves são muito precários.

ianteles
Автор

Minha irmã é deficiente auditiva e tem esquezofrenia, já teve vários surtos ficava muito agressiva, hj ela está melhor graças a Deus, muita oração só Deus para ajudar.

noelimarquesdacunhadossant
Автор

Minha mãe tem essa doença e sinceramente acabou com a vida da nossa família 😓, ela manifestou em 2019 os sintomas e de lá pra cá nunca mais tivemos paz na vida. Ela colocou eu e meu irmão menor de idade pra fora de casa, hoje ela vive sozinha igual bicho, é extremamente agressiva, não quer tomar remédio e nem deixa ninguém medicar ela, vive dizendo que tem pessoas perseguindo ela e filmando, perdeu totalmete a noção com a realidade. Essa doença é mil vezes pior q câncer, as vezes peço a Deus se for pra ela passar por essa situação pra levar logo ela desse mundo, melhor q vê ela sofrendo e sendo desprezada pela sociedade q ñ entende a doença, pois ela já ñ está mais nesse mundo 😞, só tá o corpo mas a mente ñ está mais.

laisapires
Автор

Tenho esquizofrenia trabalho com meu pai, e tento levar minha vida da melhor forma possivel, minha familia me apoia muito.

fernandonintendo.
Автор

Parabéns a reportagem . Meu marido e meu filho, tem a doença . Ela é tão difícil de lidar qto a ignorância das pessoas em relação a mesma. Por isso o isolamento do paciente e muitas vezes da família TB. Falar mais disso para melhorar a interação social, é importante para que seja menos sofrido para todos nós .

Heleniceneves
Автор

Minha mãe se anulou totalmente pra cuidar do meu irmão!Por Amor

AdrianoGomes-cmqw
Автор

Meu nome é Angelica Melo, tenho filhos gêmeos com esquizofrenia. Deixei tudo pra cuidar deles. Foram internados várias vezes. Hoje vivem comigo.
Aos 64 anos, cuido sozinha dos dois, hoje com 26 anos. Não é nada fácil, mas é possível, por amor.

ramongabriel
Автор

Tenho um vizinho esquizofrênico. O conheço desde de criança e era completamente normal. Agora vive em surtos e internações. Não aceita tomar os remédios e fica muito agressivo. Hoje tenho medo dele.

maylaoliveira
Автор

Tenho um irmão esquizofrênico e é muito dificil mesmo pois mesmo medicado a realidade dele é totalmente diferente

cimary
Автор

Victor é um guerreiro, lutando contra algo dentro de si msm, pela reportagem parece muito bem

ovd
Автор

Muito triste
Desejo força a todos que tem e lidam com essa doença

felipeguandelini
Автор

Minha mãe manifestou essa maldita doença. Que não distroei apenas o paciente como todos familiares próximos. Eu todo dia acordo derrotado por ver ela assim é não conseguir fazer nada. Só por Deus mesmo.

jhonjhonsos
Автор

Minha cunhada foi diagnosticada com esquizofrenia. É muito sofrimento!
Às vezes quem está por fora acha que é facil lidar, mas é triste para o paciente e para os que estão em sua volta.
Cada surto psicotico é um sofrimento. Eu vejo como meu irmão fica.😢

valdiviadias
Автор

Parabéns Vitor por sua humildade e por enfrentar esse desafio com naturalidade

pedrocabral