O QUE ACONTECEU NO CARANDIRU? || VOGALIZANDO A HISTÓRIA

preview_player
Показать описание
O Massacre do Carandiru aconteceu no dia 2 de outubro de 1992 e terminou com a morte de 111 presos. Nenhum policial envolvido nas execuções foi preso e até hoje, 30 anos depois, o assunto gera polêmica. Pra saber o que aconteceu naquela unidade prisional naquele fatídico dia, é só conferir o Vogalizando a História de hoje.

Referências
AJUDE O VOGALIZANDO A CONTINUAR TRAZENDO CONTEÚDO DE QUALIDADE PARA VOCÊ:

Apresentação e roteiro: @vitorvogel

Direção e edição: @mviricimo

Segue a gente no @vogalizandoahistoria

História em 1 minuto no TikTok

Escuta nosso podcast no Spotify! Procura por Vogalizando a História
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O que eu fico mais impressionado no nosso país é como a gente consegue transformar algo que era modelo em algo bizarro. Tudo por falta de gestão, corrupção, fuleragem e por ai vai.... sinistro

gugamoraisfi
Автор

Gostaria de sugerir um quadro chamado " Quem foi esse lugar?!" Explicando quem foram as pessoas partindo do nome de ruas, avenidas, bairros e cidades...Ex: Meu município em Pernambuco é Abreu e Lima, derivado do Marechal Abreu e Lima e daí contar a história dele. O que acharam?

anadoidape
Автор

Parabéns pela narrativa da história, cara. Você nunca decepciona. Boa sorte pelos comentários que vocês terão que ler. Nada mais me assusta nesse país, nem quem defenda massacres.

otavioferraz
Автор

Outra curiosidade, um pouco depois da ação as armas dos policiais foram recolhidas. Então também não teve como fazer exames de balística pra associar as balas encontradas em cada morto com as armas de cada policial. Não tem como saber que policial matou qual preso por causa disso. É um dos argumentos que se usa pra dizer que não dá pra individualizar a conduta de cada policial nesse massacre. Provavelmente teve policial que matou dezenas e policial que não matou ninguém. Não tem como dar a mesma pena pra ambos.

soyunpinchehuevon
Автор

Meu falecido tio-avô estava preso no momento do atentado, ele trabalhava na cozinha da prisão e se escondeu atrás dos sacos de grãos (bem grandes). Segundo ele, mesmo escondido, os policiais chegaram a atirar no saco, mas ele não foi atingido.

andreortiz
Автор

Esse canal é muito enriquecedor, conteúdos muito bom . Parabéns à todos !!!

douglaslima
Автор

Poderia ter citado a ação dos agentes penitenciários de plantão, que controlaram o pavilhão 8 só na conversa, e impediram que a polícia entrasse lá por já estarem todos controlados na cela.

Drauzio Varela inicia seu livro narrando esse fato…

rodrigosamways
Автор

Baita ponta pé inicial para uma pesquisa a fundo sobre os fatos, um dos melhores canais de história e um ótimo podcast

Jorgewsg
Автор

Pqp vogue você matou demais, iniciando com diário de um detento, só quem curte rap sabe a ligação foda da música, mano vc é foda continue assim conteúdo de qualidade sempre

herleyhenrique
Автор

Estudei por 2 anos na ETEC Parque da Juventude e é realmente uma sensação muito estranha estar de pé no mesmo lugar onde aconteceu esse massacre. Durante uma exposição da turma de museologia, tivemos acesso a reconstruções das celas do Carandiru com alguns objetos reais dos presos como bolas de futebol e posteres de revistas masculinas. É como um soco no estômago.

fabiosiqueiradub
Автор

Há cada dia q passa fico super feliz por assitir um canal q nós traz conteúdos informativos e relevantes da nossa história....Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso, sou super fã de vcs. 👏👏👏👏👏👏👏👏

gilmaranieri
Автор

Existem alguns documentários do diretor Elias Júnior que contam as versões de presos, policiais, agentes carcerários, e tantas outras pessoas que estiveram presentes naqueles dias, conviveram, trabalharam e estavam presos na casa de dentenção.
E depois de assistir aos documentários tenho certeza mais do que absoluta de que oque foi dito ali sim era verdade.
Procurem: O outro lado do Carandiru - Elias Júnior

paulomunhoz
Автор

Melhor canal de história do you tube, sempre trazendo ótimos vídeos.

kassioney
Автор

Ótimo vídeo, o Drauzio Varella tem um excelente documentário disponível no Youtube, chamado: Deus e o Diabo em cima da muralha, falando exatamente sobre o massacre na visão dos carcereiros, recomendo dms.

amonguedesaraujo
Автор

Cara lendo os comentários é triste ver a maioria concordando com um massacre de pessoas que nem havia sido julgadas e mesmo que já tivesse julgadas quem da o direito de matar, exaltar isso faz com que a policia cometa crimes nas periferias pois tem apoio

mikaelgrande
Автор

Por outro lado vamos lembrar do massacre com mais de 200 mortos no presídio do Rio Grande do Norte alguns anos atrás, aonde a polícia ficou só na negociação enquanto os presos decapitavam um ao outro e jogavam as cabeças pela cerca do presídio pra os familiares pegarem, se procurarem ainda existem os vídeos feitos pelos próprios presos de corpos desmembrados e eles até mesmo urinando em cima dos cadáveres, aí fica a questão, se a polícia tivesse continuado não utilizando a força, eles teriam parado? Foi exatamente igual um Carandiru mas desta vez fizeram o que os direitos humanos pedem e olha no que deu, até hoje existem famílias de lá que tiveram que enterrar o corpo dos parentes sem a cabeça que nunca foi encontrada

guilhermev.dossantos
Автор

Que canal incrível... parabéns a todos!

filosofodeboteco
Автор

Sou da ZN de São Paulo, o Carandirú é uma imagem muito marcante pra quem é daqui e nasceu em 80.
Quem apoia o massacre não tem idéia do que diz, fora que apoia também Paulo Maluf, o maior criminoso que a cidade ja teve.

claudiodonizeti
Автор

Junto do "nerdologia DE HISTORIA" e do "Hoje na segunda guerra mundial" esse canal é o supra sumo da historia no Youtube! s2

AlexBachini
Автор

To viciado no teu canal, mano. Ótimo trabalho!

morthekai